Qual o posicionamento anatômico e função do músculo Braquial?

O músculo Braquial do ponto de vista anatômico é um músculo profundo, que está localizado na face anterior do seguimento Braço abaixo do Bíceps Braquial. A sua principal função é de flexionar o cotovelo. Já músculo Bíceps Braquial tem outras ações como realizar a supinação do antebraço e flexionar o Ombro, além é claro de flexionar o cotovelo, e já o Braquial por sua vez só apresenta uma função, e sua ação é de flexão do cotovelo.

Como identificar os componentes vetoriais, do vetor resultante do músculo Braquial?

Sempre seguindo passo a passo já descrito na primeira vídeo aula você terá que: identificar o músculo que no caso de hoje é o Braquial, identificar as extremidades, ou seja identificar a origem do Braquial que é no Úmero, e a sua inserção que é no osso Rádio, na sequencia você deverá identificar o sentido das fibras musculares, e por fim aplicar o vetor resultante, sempre lembrando que o vetor deverá ser posicionado da parte móvel para a parte fixa, ou seja, da inserção para a origem do músculo.

braquial_músculo_cinesiologia_vetores

 

Na sequência deverá traçar uma linha pontilhada que representará o eixo longitudinal, do seguimento que no caso de hoje é o antebraço, e aplicar o vetor resultante de tração do músculo Braquial. Você notará no vídeo que o vetor resultante traçado, não acompanhará o sentido das fibras do Braquial.

braquial_músculo_cinesiologia_vetor

Por que o vetor resultante de tração está em uma direção diferente, do sentido das fibras?

Como comentado anteriormente na vídeo aula da análise vetorial do Bíceps Braquial, poderemos perceber que no final do Braquial sobre a inserção dele no tecido ósseo, ele não continua com o sentido das fibras, ou seja, o Braquial produz uma certa curva de acomodação muscular e ai sim se insere sobre o tecido ósseo. Por isso o vetor resultante de tração, se encontra em uma direção obliqua, e não verticalizada como é o sentido das fibras do Braquial. Como você visualizará no vídeo.

braquial_músculo_cinesiologia_vetores

Quais os componentes vetoriais, do vetor resultante de tração do Braquial?

Temos um componente vetorial ou um vetor que está paralelo ao eixo longitudinal do tecido ósseo, e outro componente vetorial que fica perpendicular ao seguimento ósseo.

O componente vetorial que está paralelo ao eixo longitudinal, traciona o antebraço de encontro ao Úmero, isso gera uma força que impulsiona os ossos do antebraço, contra o Úmero produzindo uma força de coaptação e estabilização, isso somente ocorre quando Braquial está contraindo. Está força estabilizadora produzida pelo Braquial, é chamada de estabilização dinâmica, ela ocorre durante o ato de tensão muscular, produzindo a estabilização, em um momento de relaxamento muscular essa força deixa de existir.

O outro componente vetorial do vetor resultante do Braquial, que está localizado perpendicularmente ao seguimento longitudinal do tecido ósseo, se ela é perpendicular deverá formar um ângulo de 90°, e esse é o componente que efetivamente produzirá a flexão do cotovelo, tendo como eixo de movimento rotatório, o eixo laterolateral do cotovelo.

músculos_braquial_cinesiologia

Então seguidor não perca vídeo aula de hoje, e conheça os componentes vetoriais do músculos Braquial.