Russian Dip é um excelente educativo para realizar o Ring Muscle Up
Mas o que é preciso para realizar o Russian Dip?
Para conseguir realizar de forma efetiva o educativo Russian Dip, é necessário que o praticante já tenha um bom domínio técnico do Dip. Assim, caso ainda não tenha não é interessante que venha a realizar esse educativo.
Leia também: Como melhorar a técnica no pull up, Pusch up, Handstand e Dip?
É importante recapitular que o Dip é somente o movimento de subida e descida do corpo nas barras paralelas. Por sua vez no movimento do Russian Dip, além de ocorrer os movimentos para baixa e para cima do corpo, em conjunto ocorrem movimentos de rotação do corpo. Ou seja, ao elevar o corpo, o quadril vai para frente e o tronco para traz, e o inverso durante a descida. Portanto, é possível observar que ocorre movimento de rotação do corpo.
O que é necessário realizar durante o Russian Dip?
Iniciar com a utilização de dois caixotes parece ser uma estratégia interessante. Assim, ao entrar na posição, é importante manter os ombros em depressão (distantes da orelha), manter uma rotação externa do ombro e também musculatura do peitoral e parede abdominal em contrçaõ isométrica. Portanto, essas ativações ou posições descritas acima deverão ser mantidas durante toda a execução do Russian Dip.
Em seguida, poderá realizar a fase da descida, onde os cotovelos irão flexionar. Na sequência é realizado o movimento de subida, realizando o movimento de extensão dos cotovelos, projetando o quadril para frente e tronco para trás. Importante a salientar, que neste ponto da execução, quando os cotovelos e antebraços entram em contato com os caixotes, é muito comum que o indivíduo relaxe a musculatura. Diante disso, é de suma importância que busque manter as ativações descritas anteriormente para que se consiga manter um bom alinhamento da execução.
Como realizar a progressão de carga no Russian Dip?
Dentro do treinamento esportivo ou para melhorar a condição física do cliente, é necessário que se realize adequada progressão de carga. Para isso, uma forma de manipular a carga de esforço do Russian Dip, é alterar a posição dos pés.
Assim, para um praticante que esta iniciando no Russian Dip, orientar a execução com os pés mais para trás pode ser uma estratégia interessante. Já, para elevar a carga de esforço ao longo do tempo, uma estratégia pode ser orientar a execução com os pés mais para frente.
Analisem a vídeo aula!!!