calistenia

Calistenia – Começou a praticar porque não gostava de musculação

Please log in or register to do it.

Alguns praticantes de calistenia iniciam a prática em virtude de não gostar da monotonia que ocorre ao praticar a musculação.

Por que algumas pessoas procuram a prática da calistenia?

É muito comum nos parques, praças ou também academias de calistenia, ao perguntar para os praticantes eles mencionaram que buscaram essa modalidade em virtude de não gostarem da monotonia que é ocorrem com outras modalidades, como por exemplo a musculação.

Leia também: Mulher consegue bom desempenho na Calistenia?

É importante destacar neste momento que a apesar da literatura científica mostrar excessivamente que a prática de musculação que também é conhecida como treinamento resistido com pesos, parece ser a melhor forma de exercitação para combater inúmeras alterações fisiológicas que ocorrem com o processo de envelhecimento, a aderência das pessoas é relativamente baixa.

Muito provavelmente um dos fatores que parece levar a essa falta de aderência a musculação é a falta de sensibilidade e experiência do profissional que está atuando na sala para aplicar de forma correta a progressividade de carga de treino.

Calistenia_musculação_treino_em_foco

Assim, é muito comum que o praticante/cliente não consiga identificar alterações principalmente de desempenho físico e, com isso passa a apresentar algum grau de desmotivação com a prática. Desta forma, uma vez apresentado desmotivação com a prática a probabilidade do mesmo em deixar de praticar a musculação é muito grande, principalmente de esse cliente for iniciante ou até mesmo intermediário.

Leia também: Treinar Calistenia perde Massa Muscular?

Portanto, com isso, os praticantes passam a taxar a musculação como uma modalidade totalmente motona para se realizar. No entanto, quem pratica musculação e recebe boa orientação sabe muito bem que a prática não é monótona.

Então, e por que procuram a calistenia?

Acreditamos que o grande fator não seja a procura de uma modalidade em detrimento de outra. Ou seja, muitas vezes as pessoas procuram modalidades onde não se tenha uma grande monotonia, isto é, as sessões sejam mais dinâmicas e que também tenham um grande envolvimento de pessoas, fato este que não ocorre na musculação, que é uma prática mais “solitária”.  Portanto, principalmente em virtude dos dois fatores citados acima, acreditamos que o aumento no número de praticantes por exemplo de calistenia e também Crossfit tem aumentado de forma vertiginosa.

Leia também: Treino de calistenia para iniciante

Um outro fator que pode apresentar uma contribuição relativa, é a que na pratica dessas modalidades citadas (calistenia e Crossfit) é muito comum que os centros de treinamento apliquem competições internas ou até mesmo externas contra outros locais. Assim, este também poderia ser um fator a vir influenciar o aumento na prática atualmente.

Calistenia_musculação_treino_em_foco

Seguidores, assistam a vídeo aula e vejam o depoimento do praticante.

 

 

 

Elevação pélvica - Por que ativa bem o glúteo máximo?
Alinhamento dos membros inferiores - Joelho valgo e varo

O seu endereço de e-mail não será publicado.