calistenia

Back Lever – Como realizar a progressão?

Please log in or register to do it.

O Back Lever é um exercício estático muito desejado pelos praticantes de calistenia. Para realização do Back lever é necessária uma forte ativação de diversos músculos.

Leia também: Como fazer a progressão no Push-Up/flexão de braço?

Como iniciar na execução do Back Lever?

Como foi salienta no vídeo pelo professor Benhur, é necessário para a execução correta, segura e eficiente do Back Lever, que o praticante apresente um bom nível de força de peitoral, latíssimo do dorso ou grande dorsal, entre outros músculos.

Pois bem, uma vez que o praticante tenha esse bom nível de força muscular, já é possível a introdução deste exercício. Inicialmente, pensando em uma execução mais segura, é importante que se posiciona as argolas em um ponto em que permite com que o praticante consiga sair de força fácil e segura. Portanto, para isso as argolas deverão estar mais próximas ao solo.

Uma vez realizado este posicionada as argolas, o praticante deverá “entrar” na posição realizando uma rotação interno do úmero, e também com os antebraços em pronação. É importante frisar, que a posição do antebraço em pronação, aumenta a segurança do exercícios, tendo em vista que a probabilidade de rompimento do tendão do bíceps ao realizar com rotação externa do ombro e supinação do antebraço é grande. Assim, esses dois cuidados devem ser mantidos além da posição baixa da argola.

Leia também: Exercícios de Mobilidade para Cintura Escapular e Punho

Como realizar a progressão de carga no Back Lever?

Uma vez com que o praticante consiga já “entrar” e permanecer na posição, é o momento de aumentar a carga de esforço no exercício. Para isso, o praticante deverá realizar a extensão dos joelhos. Todavia, como a coluna estará em flexão toracolombar, ao estender os joelhos naturalmente os membros inferiores serão projetados em direção ao solo. Porém, este não é posicionamento adequado.

Diante disso, para evitar este posicionamento, o praticante deverá inicialmente, realizar uma extensão toracolombar, para que a coluna vertebral permanece ereta e estendida. Assim, ao realizar a extensão dos joelhos, os membros inferiores serão projetado na horizontal e não em direção ao solo. Um outro ponto importante é que, no momento em que realize a extensão da coluna vertebral e joelhos, venha  a projetar o corpo como um todo para frente, para que gere estabilização de todo o corpo.

Analisem mais detalhes no vídeo!!!

Agachamento afundo - Hipertrofia mais glúteo?
Exercícios multiarticulares e monoarticulares - Qual melhor ?

O seu endereço de e-mail não será publicado.