Como realizar de forma correta o Push-up ou flexão de braço?
Incialmente, para executar a técnica do Push-up/flexão de braço que é preconizada na calistenia, o indivíduo irá posicionar as mãos no solo com um afastamento igual à largura dos ombros. A coluna vertebral deverá ser mantida com as curvaturas anatômicas e fisiológicas preservadas.
Portanto, mantendo este posicionamento o indivíduo irá executar o exercício, produzindo uma abdução e flexão do ombro e cotovelo, respectivamente na fase excêntrica, ou seja descida. Já na fase concêntrica ou subida, realizará o movimento de adução e extensão do ombro e cotovelo, respectivamente.
No entanto, é muito comum que iniciantes não apresentem um nível adequado de força e assim, não consigam executar corretamente o Push-up/flexão de braço. Assim, é necessário que o profissional venha a realizar uma progressividade adequada de carga.
Como realizar a progressividade?
Obviamente, existem diferentes formas de realizar uma progressividade de carga. Imaginando um indivíduo que apresente baixo nível de força muscular, uma estratégia seria iniciar a execução em uma estrutura que permita a execução com o corpo mais inclinado. Com essa estratégia a carga gerada será menor.
Com a progressão da condição física, uma estratégia seria aplicar a execução com o corpo menos inclinado, e com isso com o corpo todo um pouco maia na horizontal. E com o aumento ainda maior na condição física, a execução com o corpo mais na horizontal. Como no caso anterior, ao aplicar essa estratégia ocorrerá um aumento na carga de esforço.
Já quando o indivíduo consegue executar de forma mais intensa, uma estratégia seria orientar a execução no solo e com o corpo totalmente horizontalizado. Por fim, para aumentar ainda mais o esforço a execução é possível aplicar um peso na região da cintura escapular, para aumentar a resistência gerada.
Analisem a vídeo aula!!