Avaliação Postural

Alinhamento dos membros inferiores – Joelho valgo e varo

Please log in or register to do it.

Alinhamento dos membros inferiores é um ponto importante na avaliação postural, pois através da avaliação deste ponto é possível observar se o individuo apresenta joelho valgo ou varo.

Como avaliar o alinhamento de membros inferiores?

Nos últimos dois anos com  a pandemia, a comercialização do serviço de consultoria online tem crescido de forma vertiginosa. Com isso, o profissional de educação física conseguiu identificar mais uma forma de rentabilizar o seu serviço, e com isso, não sofrer nenhum tipo de “susto” como ocorreu na pandemia. Como todo mundo já tem conhecimento, para realizar uma prescrição mais assertiva a realização de avaliações é primordial. Dentre elas, uma das mais importantes é a avaliação postural, obviamente buscando identificar possíveis desvios posturais.

Leia também: Joelho valgo – Como identificar através da biofotogrametria?

No entanto, é necessário que o personal trainer tenha uma plataforma para realizar a avaliação postural do cliente. Para isso, o professor João Moura em conjunto com Diego e Bruno desenvolveram um sistema de avaliação denominado de ESKY. Nele é possível realizar a avaliação postural virtual do cliente.

Analisando especificamente o alinhamento de membros inferiores para buscar observar se o cliente apresenta joelho valgo ou varo. Para isso, após obter as imagem em visão frontal ou posterior, ou seja, no plano coronal, será necessário realizar a marcação do centro articular do quadril, joelho e tornozelo. Um ponto importante a salientar, é que a demarcação deste pontos será aproximado, não tendo uma exatidão. Todavia, é muito importante que o profissional tenha um bom conhecimento de anatomia para conseguir estimar o dentro articular.

Leia também: Joelho Varo – Como identificar na avaliação postural com biofotogrametria?

Uma vez realizado esse processo, será necessário, traçar seguimentos de reta “ligando” o centro articular do quadril com o joelho, e do joelho com o tornozelo. Assim, serão formados dois seguimentos de reta.

Diante disso, quanto mais inclinado em direção ao centro dos membros inferiores forem os seguimentos de reta, maior a probabilidade do individuo apresentar o desvio postural de joelho valgo. Por outro lado, quanto mais angulado para fora em relação ao centro dos membros inferiores, maior a probabilidade do cliente apresentar joelho varo.

Características importantes do joelho valgo ou varo

No valgo patológico o ângulo externo entre eixo longitudinal do fêmur com tíbia será menor que 170º (165º ou abaixo deste). Por sua vez, no varo patológico o ângulo será maior que 175º (180º ou acima deste). No valgo patológico as chanfraduras inter-espinhosas do fêmur e tíbia fica posicionadas internamente a linha de alinhamento de membro inferior. No joelho varo mesmo que os pés fiquem unidos haverá um afastamento do joelhos como pode ser visto na. Portanto, este desvio é exatamente o oposto ao joelho valgo visto anteriormente.

No valgo e varo, aplicações de cargas elevadas nestas estruturas em desequilíbrio postural podem induzir ao desenvolvimento ou até mesmo no agravamento desta patologias posturais. Assim, sobrecarga corpóreas como obesidade em um aparelho locomotor em desenvolvimento o que torna o quadro mais grave do que em adultos.

Analisem a vídeo aula!!

 

Calistenia - Começou a praticar porque não gostava de musculação
Remada alta - Como fazer de forma segura?

O seu endereço de e-mail não será publicado.