Fita métrica deve ser maleável e flexível para facilitar a mensuração dos perímetros corporais.

A fita métrica é os instrumentos mais simples e baratos necessários para realização da avaliação antropométrica. Nesta avaliação é utilizada para mensurar perímetros corporais, alturas e comprimentos. Um ponto importante, a salientar é que existem equações preditivas do percentual de gordura que utilizam apenas os valores de perímetros corporais como variáveis preditivas, sendo assim de fácil realização.

Qual a equação preditiva que somente utiliza os perímetros corporais como variável para estimar o percentual de gordura?

A equação de Katch e McArdle de 1973 utiliza apenas valores de perímetros corporais de braços, abdômen e antebraço como variáveis preditivas. Assim, além de utilizar um equipamento de baixo custo, traz par ao profissional a possibilidade de mensuração um grande numero de pessoas de forma rápida, o que pode ser muito interessante para profissionais que atuam em academias e também escolas.

Porém, quando buscou-se validar essa equação para população do sul do brasil não se obteve todos os critérios de validação. Assim, esta deverá ser utilizada apenas quando o profissional não tem nenhuma condição de utilizar o adipômetro para mensuração da espessura das dobras cutâneas. Portanto, quando possível deve-se buscar utilizar todos os instrumentos da avaliação antropométricas para gerar resultados mais assertivos.

Quais as características que a fita métrica deverá apresentar para facilitar a mensuração dos perímetros corporais?

O Treino em Foco entende que para facilitar a mensuração dos perímetros corporais seria interessante o antropometrista utilizar uma fita métrica maleável. Uma vez selecionado esse tipo de fita métrica, o antropometrista deverá certificar-se que está com uma boa inextensibilidade, ou seja, quando colocada pressão em suas extremidades ela não deve-se alterar o seu tamanho.

Um outro ponto, é que a fita métrica selecionada deverá ter uma capacidade de ser flexível para conseguir acomodar-se os perímetros. Isto é, deverá permitir ao antropometrista que ele consiga manipular de forma fácil para acomodar aos perímetros.

As fibras métricas metálicas são boas para utilizar?

O Treino em Foco entende que sim. No entanto o antropometrista deverá ter um grande cuidado para identificar que ela (fita métrica) está acomodando-se de forma adequada ao perímetro corporal. Pois em virtude da característica metálica, pode-se em alguns perímetros não se acomodar tão fácil.

Um ponto importante a frisar, é que essas fitas métricas metálicas são na maioria das vezes na avaliação antropométrica utilizadas para realizar a mensuração dos comprimentos ou alturas dos seguimentos corporais e não tanto para mensuração dos perímetros. Portanto, para perímetros utilizar fitas métricas não metálicas poderá facilitar a tomada da medida.

Alunos analisem a vídeo aula !!!