Anatomia

Peitoral maior – qual principal movimento que esse músculo produz?

Please log in or register to do it.

Peitoral maior é o principal musculo que produz o movimento de adução transversal ou horizontal do ombro.

Peitoral_maior_articulação_do_ombro_treino_em_foco

Peitoral maior – quais os pontos de origem e inserção?

A porção/feixe clavicular do peitoral tem sua origem localizada na metade medial da clavícula. Já sua inserção está localizada na crista do tubérculo maior do úmero. Assim, as fibras da porção/feixe clavicular apresentam uma direção horizontal com um sentido obliquo.

Leia também: Músculos Peitoral Maior e Peitoral Menor

A porção/feixe esternal tem sua origem localizada no osso esterno e nas cartilagens da primeira a quinta costelas. A sua inserção está localizada também na crista do tubérculo maior do úmero, porém em uma região mais medial em relação a inserção da porção/feixe clavicular que encontra-se mais inferior.  Dessa forma, as fibras que constituem essa porção/feixe estão em uma direção horizontal e com um sentido mais oblíquos para cima. Já as fibras mais superior estão em um sentido oblíquo e para baixo nas fibras mais inferior dessa porção/feixe do peitoral.

Por fim, a porção/feixe costal tem sua origem localizada na aponeurose do músculos obliquo externo e na cartilagem da sexta costela. Já sua inserção está localizada como as outras porções/feixes na crista do tubérculo maior do úmero porém, em uma posição superior em relação a inserção da porção /feixe costal e clavicular. Já sua fibras encontra-se em um sentido oblíquo de cima para baixo.

Por que o principal movimento que todo o peitoral maior produz é adução transversal ou horizontal do ombro?

Leia também: Análise Cinesiológica do Peitoral Maior

Ao realizar a análise vetorial de todas as fibras do peitoral maior, quando o peitoral maior contrai como um todo o principal movimento produzido é a adução transversal ou horizontal do ombro. Assim, com este movimento ocorrerá uma abdução escapular, o que é classificado na cinesiologia como o ritmo escapuloumeral.

Peitoral_maior_articulação_do_ombro_treino_em_foco

Então, como trabalhar o peitoral maior?

Leia também: Crucifixo produz maior ativação do bíceps

Diante do conhecimento de qual movimento peitoral maior produz para treina-lo é necessário produzir resistência contra o movimento de adução transversal. Portanto, pensando em treinamento resistido com pesos ou musculação, a realização do exercício de supino reto, crucifixo reto, voador, peck deck entre vários outros.

Todavia, a região superior e inferior do peitoral podem ser trabalhadas com maior ênfase em movimento específicos. Porém, este aspecto iremos analisar em outro vídeo.

Analisem a vídeo aula!!!

Bi-Set - Como fazer esse sistema?
Rest Pause - Como fazer esse sistema de treino?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *