O que são pares anatômicos antagônicos?

Dentro da cinesiologia o termo pares anatômicos antagônicos caracteriza-se quando dois ou mais músculos realizam movimentos antagonista, ou seja, contrários em uma determinada articulação quando eles se contraem.  Portanto, se pode entender que ocorre o esse cenário em várias articulações do corpo humano.

Quais os músculos que produzem na articulação glenoumeral ou do ombro um par anatômico antagônico?

Nesta articulação ocorre um par anatômico antagônico ente o deltoide e as fibras inferiores do peitoral maior. Para entender melhor esse comportamento é necessário lembrar que o deltoide tem sua origem no terço medial da clavícula, acrômio e espinha da escapula e sua inserção na tuberosidade par ao deltoide no úmero. Portanto, tem capacidade de realizar o movimento de abdução do ombro no plano coronal, que na verdade é o principal movimento que ele produz.

Por sua vez o peitoral fibras inferiores ou costais tem sua origem na aponeurose do oblíquo externo e já sua inserção é na crista do tubérculo maior do úmero na parte superior. Portanto, tem como principal capacidade produzir o movimento de adução do ombro no plano coronal. Obviamente, participa de outros movimentos como rotação medial do úmero.

Assim, se pode entender que esses músculos citados acima produzem movimentos contrários, mas no mesmo plano.

Treino_em_foco_par_anatomico_antagonico_peitoral_deltoide

Mas por que isso ocorre?

Para entender o porquê é necessário lembrar que para todo plano de movimento existe um eixo correspondente. Assim, para o plano coronal o eixo é o antero posterior ou póstero anterior.

Portanto, diante dos pontos de origem e inserção do deltoide as suas fibras passam acima do eixo, e assim tem a capacidade de realizar o movimento de abdução do ombro. Por outro lado, as fibras inferiores do peitoral maior passam abaixo do eixo, assim, tem a capacidade de produzir o movimento de adução do ombro. Desta forma, em virtude desta relação com o eixo, ocorre o par anatômico antagônico.

Treino_em_foco_par_anatomico_antagonico_peitoral_deltoide

Alunos, analisem a vídeo aula!!!