Quais os músculos que realizam a rotação interna e externa do úmero?

De uma forma geral os músculos que realizam a rotação interna ou medial devem ter seu ponto de fixação na região anterior ou interna do úmero. Assim, o peitoral maior, latíssimo do dorso, redondo maior, subescapular tem a capacidade de realizar a rotação interna.

Por outro lado, os músculos que tem seu o ponto de fixação na face externa do úmero tem a capacidade de realizar o movimento de rotação externa, sendo eles infraespinhal e redondo menor.

Treino_em_foco_rotadores_mediais_do_ombro

Mas, por que se tem mais força ao realizar a rotação interna ou medial do úmero?

A principal explicação está vinculada a dois pontos. Primeiro, para realizar a rotação interna se tem um maior número de músculos, como apresentado acima no texto. O outro fator, é que o peitoral maior e latíssimo do dorso, entre os músculos rotadores são os mais fortes, e em virtude do seu ponto de fixação próximos e na face anterior do úmero, apresentam a capacidade de realizar a rotação interna. Portanto, apresar de serem antagonistas em vários movimentos, para a rotação interna eles atuam em sinergismo, ou seja juntos.

Em resumo, particularmente a ativação desses pontos o indivíduo apresentar maior capacidade para realizar o movimento de rotação medial ou interna.

Alunos, analisem a vídeo aula!!!