Análise de Exercício

Rotação com barra nas costas é bom para oblíquos?

Please log in or register to do it.

É um pouco difícil mas ainda é possível observar alguns clientes executando o exercício de rotação toracolombar com uma barra sob os ombros visando treinar os oblíquos.

Mas por que ainda se prescreve esse exercício?

Como já se sabe os oblíquos produzem os movimentos de rotação, inclinação e de forma bilateral a flexão da coluna vertebral. Diante disso, ao aplicar resistência contra esses movimentos se estará treinando esse músculo.

Entretanto, uma variação que é ainda prescrita é a rotação toracolombar com uma barra sob os ombros. Obviamente o objetivo é trabalhar os oblíquos. Entretanto, ao utilizar a barra, como é peso livre, a mesma estará proporcionando resistência na direção vertical e no sentido de cima para baixo. Portanto, não estará proporcionando resistência contra o movimento de rotação toracolombar. Assim, se pode entender que aplicar uma barra sob os ombros e orientar o cliente a executar uma rotação toracolombar não proporcionar acréscimo na ação muscular. Assim, esse cenário citado acima, ficou claramente evidenciado no experimento realizado no vídeo.

Treino_em_foco_rotação_com_barra

Essa variação de exercício pode produzir algum tipo de lesão na coluna vertebral?

Afirmar ou não que irá lesionar é muito complexo, pois uma lesão depende de vários fatores. Entretanto, o movimento de rotação é o que a coluna vertebral tem a menor capacidade de sustentar. Diante disso, imagina aumentar a carga axial sobre a coluna vertebral e solicitar para que o cliente execute movimentos de rotação. Assim, isso seria no mínimo arriscado. Desta forma, correr esse risco não faz sentido.

Treino_em_foco_rotação_com_barra

Mas então como realizar esse exercício?

Se caso o personal trainer avalie e identifique que a execução de exercícios de rotação é necessário, é necessário aplicar resistência contra de forma adequada. Assim, utilizar elásticos para proporcionar resistência contra o movimento de rotação é importante. Além disso, outra lógica seria realizar o exercício na polia do crossover, onde o cliente posicionaria a mesma a uma altura por exemplo dos cotovelos e realizar o movimento de rotação para o lado oposto.

Seguidores, analisem a vídeo aula!

Como gerar resistência para aumentar o trabalho dos Oblíquos?
Como Ativar a Musculatura no Abdominal Clássico?

O seu endereço de e-mail não será publicado.