Análise de Exercício

Exercícios para panturrilhas e variações

Please log in or register to do it.

Nas salas de musculação é possível observar uma variedade de exercícios para panturrilhas. No entanto, principalmente o que varie entre as variações é posição do corpo e também da articulação do joelho.

Exercícios para panturrilhas e suas variações.

Como mencionado no começo no texto, na musculação é possível observar praticantes executando diferentes variações para panturrilhas. Assim, é possível observar a execução com modificação da posição da articulação do joelho (flexionado ou estendido), e também com a posição corporal, estando o praticante em pé, sentado ou até mesmo deitado.

Leia também: Trícpes Surral – Quais os movimentos que esse grupo muscular realiza?

Obviamente, particularmente a posição corporal para a execução influencia questões de conforto, estabilidade corporal e também resposta cardíaca. Entretanto, a discussão principal desta vídeo aula e texto é em relação a posição da articulação do joelho. Essa discussão parece ser mais importante em virtude que os gastrocnêmios (medial e lateral) são biarticulares, e portanto, a posição da articulação do joelho influencia a capacidade de realizar a flexão plantar.

Exercícios para panturrilhas e posição do joelho

Primeiramente é necessário relembrar questões anatômicas. O grupo tríceps surral é composto pelo músculos gastrocnêmios (lateral e medial) e sóleo. Deste dois músculos o gastrocnêmio é biarticular (origem: Fêmur: Epicôndilos Laterais e Mediais; e inserção: Superfície posterior do calcâneo via tendão de Aquiles) e portanto “cruza” posteriormente a articulação do joelho e tornozelo. Assim, me virtude deste posicionamento anatômico tem a capacidade de realizar a flexão plantar (principal movimento produzido por esses músculos) e também flexão do joelho, em sinergia com os isquiotibiais que é o principal flexor do joelho.

Por sua, vez o sóleo que tem origem: Tíbia: Linha Solear- fíbula: cabeça e superfície dorsal (terço superior); e inserção: Superfície posterior do calcâneo via tendão de Aquiles          , “cruza” posteriormente somente a articulação do tornozelo. Portanto, somente tem a capacidade de realizar a flexão plantar.

Leia também: Tríceps Surral – Gastrocnêmios e Sóleo.

Diante deste conhecimento de anatomia e cinesiologica básica, agora já será mais fácil entender a influência do posicionamento da articulação do joelho e exigência muscular. Desta forma ao realizar os exercícios de panturrilha com o joelho estendido, ocorre uma maior capacidade dos gastrocnêmios contribuírem para realizar a flexão plantar. Isto é, nesta posição se consegue proporcionar um maior trabalho para este músculo. Por outro lado, ao realizar com o joelho flexionado, como ocorre, por exemplo na cadeira solear, o gastrocnêmio terão menor capacidade para contribuir com a flexão plantar, e assim, maior exigência do sóleo.

Por que mudar a posição do joelho, altera a ação muscular nos exercícios para panturrilhas?

A principal explicação para este comportamento mencionado acima, é explicado pela relação comprimento tensão. Como o gastrocnêmio são biarticulares, ao manter o joelho estendido, eles estarão alongados nesta articulação e portanto, com uma boa relação comprimento para proporcionar contato da cabeça da miosina com o sitio ativos de actina e portanto, formação de pontes cruzadas e capacidade para contribuir com a flexão plantar.

Por outro lado, ao realizar com o joelho flexionado, como acontece na cadeira solear, os gastrocnêmio estarão encurtados nesta articulação. Levando em consideração a relação comprimento tensão, quando um músculo esta encurtado menor a capacidade de produzir força. Portanto, como ao realizar a flexão plantar com o joelho flexionado os gastrocnêmio terão menor capacidade de contribuir para este movimento. Diante disso, o sóleo tende a ser mais exigido.

Aplicação prática para os exercícios para panturrilhas

Diante disso, se o objetivo seja proporciona um trabalho mais intenso sobre os gastrocnêmios executar os exercícios de panturrilha com o joelho estendido parece ser mais interessante. Portanto, para aquele praticante que busca hipertrofiar as panturrilhas realizar os exercícios com o joelho estendido é melhor, tendo em vista que esse músculo (gastrocnêmio) é mais superficial, assim aumentar o volume do mesmo irá melhorar o volume da perna.

Leia também: Panturrilhas – Vale a pena mudar a posição dos pés

Por outro lado, se o praticante já tem um bom desenho das panturrilhas executar e o objetivo seja treinar o sóleo, executar com o joelho flexionado pode ser interessante.

 

Avaliação física na consultoria online
Avaliação física - Quais realizar?

O seu endereço de e-mail não será publicado.