Você tem, ou CONHECE alguma pessoa que tem luxações no Ombro recorrentes?

Você quer SABER o que fazer para resolver essas luxações nos Ombros?

Será que é interessante fazer exercício de FORTALECIMENTO ? Quais EXERCÍCIOS fazer?

No programa de hoje RESPONDEREMOS ao Seguidor Bruno Forte, sobre luxações nos ombros, e quais EXERCÍCIOS ele deve fazer par a tentar RESOLVER esse problema.

Bom pessoal, o caso do seguidor Bruno é bem pitoresco e interessante, e por isso gravamos o programa de hoje, ele comentou que apresenta FROUXIDÃO LIGAMENTAR diagnosticado por três médicos traumatologistas, ou seja, os três médicos foram CONCORDANTES que ele apresenta frouxidão ligamentar no dois Ombros, também comentou que já ocorreram várias luxações nos Ombros.
Como OCORREM essas luxações nos Ombros?
A luxação é o DESLOCAMENTO da cabeça do
Úmero fora da Cavidade Glenoide.

O que FAZER? Treinar os músculos do MANGUITO ROTADOR? Treinar outros grupos musculares? Qual a CARGA utilizar?

Treinar o MANGUITO ROTADOR se torna fundamental para indivíduos que apresentem luxações nos Ombros, lembrando que temos na ESCAPULA a Cavidade Glenoide, aonde a cabeça do osso ÚMERO que é o osso do braço se ARTICULA. A cavidade Glenoide tem um desenho CONCAVO, enquanto a cabeça do ÚMERO tem um desenho CONVEXO, eles se ARTICULAM quando produzimos movimentos Glenoumerais, ou seja, movimentos dos Ombros. Porém um detalhe anatômico que precisamos saber é que, essa concavidade da cavidade Glenoide onde a cabeça do ÚMERO SE ARTICULA é EXTREMAMENTE RASA, , então é fácil a cabeça do Úmero se deslocar do ponto ideal da articulação.
Ai vem um grupo muscular muito importante chamado Manguito Rotador, que na sua tração desses QUATRO grupos musculares que formam o Manguito Rotador, produzem uma força de COAPTAÇÃO, ou seja, uma força que impulsiona a cabeça do Úmero contra a cavidade Glenoide, e isso produz ESTABILIDADE para o Ombro, então o trabalho do MANGUITO ROTADOR é fundamental.
Um exemplo de exercício, é UTILIZAR a polia do Crossover, baixa-lá até aproximadamente a altura do COTOVELO, identificar uma quilagem adequada, mantendo o corpo lateralmente a polia, e realizar um movimento de ROTAÇÃO INTERNA E EXTERNA da Articulação Glenoumeral, dos músculos do Manguito rotador nesse exercício estaremos trabalhando o músculo SUBESCAPULAR. Poderíamos também utilizando um HALTER, apoiando o cotovelo no Crossover, e realizando o movimento de ROTAÇÃO EXTERNA GLENOUMERAL, trabalharemos o músculos SUPRAESPINHAL, INFRAESPINHAL e o REDONDO MAIOR, que são os outros três músculos do manguito Rotador , esse é outro exercício para indivíduos que apresentam luxações nos Ombros. Então temos VARIAS OPÇÕES de exercício para quem apresenta luxações nos ombros, a grande noção que devemos ter do ponto de vista CINESIOLÓGICO que devemos gerar resistência contra o movimento de ROTAÇÃO INTERNA da Articulação Glenoumeral no primeiro exercício citado, e resistência no contra o movimento de ROTAÇÃO EXTERNA Glenoumeral, nos segundo exercício citado.

Outro aspecto que o Bruno pergunta, é se haveriam OUTROS GRUPOS musculares que ajudariam na estabilização EVITANDO as luxações nos Ombros. Os grupos musculares que TRANSITAM e são adjacentes a articulação Glenoumeral, todos eles terão algum poder de COAPTAÇÃO, ou seja, terão algum poder de ESTABILIZAÇÃO da articulação Glenoumeral ou do Ombro. Por exemplo TRABALHAR o grupo muscular de Deltoides passa a ser importantes, pois também CONTRIBUIRÃO para estabilidade articular, que juntamente com o Manguito Rotador, contribuirão para COAPTAÇÃO da cabeça hemisférica do Úmero na cavidade Glenoide.
Fortalecer PEITORAL MAIOR também, já que ele transita próximo ao Úmero e próximo a ARTICULAÇÃO GLENOUMERAL, músculo CORACOBRAQUIAL que também transita anteriormente em relação a Articulação Glenoumeral, também passa ser interessante ser treinado, pois AUXILIARÁ na coaptação e estabilidade da Articulação Glenoumeral evitando as luxações nos Ombros.
A melhor OPÇÃO é realizar exercício para fortalecer os músculos que ESTABILIZAM a Articulação Glenoumeral, exercícios que trabalham os músculos citados acima, são alguns que você deve incorporar em seu programa de treinamento, para MINIMIZAR ou EVITAR as luxações nos Ombros.

Que carga devo utilizar nesses exercícios?
Se você não tem o Manguito Rotador forte, interessante começar com QUILAGENS BAIXAS, com um numero de repetições mais elevados do que o normal 15, 20 ou ate 25 repetições, caracterizando portanto um trabalho de RESISTÊNCIA MUSCULAR LOCALIZADA, exatamente sobre os pontos dos músculos do Manguito Rotador e Deltoide, esse é outro ponto importante para se trabalhar com exercícios para evitar  as luxações nos ombros.

Então SEGUIDOR, não perca a vídeo aula de hoje, e tire todas suas DÚVIDAS sobre luxações no Ombros e de que forma RESOLVER esse problema.