Para que área evolua é necessário que os profissionais e os acadêmicos de Educação Física consigam realizar um bate-papo ou debate, e não um bate-boca sobre um determinado tema polêmico.

Treino_em_foco_treinos_de_blogueiras

Qual o formado que será adotado para a retomada da série Treino em Foco responde (TEF responde)?

A série TEF responde tem como principal objetivo apresentar a opinião ou posicionamento do Treino em Foco sobre um determinado assunto ou tema. Antigamente, a dinâmica era a seguinte: o seguidor realizava uma pergunta sobre um determinado assunto/tema e o professor João Moura gravava um vídeo apresentando argumentos para defender o seu ponto de vista.

Porém, na retomada dessa série (TEF responde) o Treino em Foco fará diferente. Ou seja, buscando desenvolver e enfatizar a importância de realizar-se um bate papo ou debate sobre um determinado assunto para a evolução da Educação Física, a série trará a opinião de diferentes pessoas, sendo elas, profissionais da aérea e acadêmicos. Diante disso, para um determinado assunto/tema o Treino em Foco convidará diferentes profissionais e acadêmicos para realiza um bate papo ou debate. Com isso, você seguidor, conseguirá identificar diferentes pontos de vista sobre o mesmo assunto, o que poderá facilitar o seu entendimento sobre um determinado tema.

Um outro objetivo com esse novo formato da série, é desenvolver nos profissionais e acadêmicos de Educação Física o costume de realizar debates ou bate-papos/ discussões e não brigas sobre um determinado assunto/tema. Hoje em dia, visualiza-se nas mídias sociais, muitos acadêmicos e profissionais da área realizando um verdadeira “fecha pau” sobre um determinado assunto. Ou seja, é possível identificar agressões verbais, profissionais e acadêmicos falando mal do trabalho e assim denigrindo a imagem do outro profissional, tudo em prol para demonstrar que sabe mais do que o outro. Ao realizar esses verdadeiros barracos ou fecha pau, será difícil a área da Educação Física evoluir. Assim, para constante evolução da área, o Treino em Foco traz como proposta a geração de debates sobre um determinado tema para que s gere reflexões.

Neste primeiro vídeo desse novo formato do TEF responde, o Treino me Foco trará diferentes opiniões dos seguidores (profissionais de Educação Física e não profissionais) a respeito do último vídeo da série Aluno Vacilão. Para relembrar, nesse último vídeo o foco principal foi o aluno que não segue a orientação do profissionais de Educação Física dentro das salas de Treinamento Resistivo com Pesos (TRP) e seguem os treinos realizados pro blogueiras.

Quais foram os comentários e qual a opinião do Treino em Foco sobre a atuação do profissional nas salas de TRP/musculação?

Neste último vídeo do aluno Vacilão, houve grande interação no youtube e muitos foram os comentários. Em um desses comentários uma seguidora escreveu que em academias grandes os personais não explicam direto o exercício, e tampouco esperam o cliente executar para visualizar se o mesmo está realizando corretamente. Diante disso, o Treino em Foco entende que o personal trainer ou o professor de Educação Física que está atuando na orientação na sala de TRP, deverá estar atento a todo momento na execução do treino do cliente. Muitas vezes, a academia poderá estar cheia o que dificultará o profissional conseguir realizar a correção dos clientes. Caso esteja ocorrendo essa situação o profissional deverá chamar o gestor da academia e informar que esta sobrecarregando e assim não conseguindo atender todos os cliente. Entretanto, independente da situação o profissional deverá buscar se esforçar ao máximo para atender os clientes.

Treino_em_foco_treinos_de_blogueiras

Outro seguidor, apresentou que muitos profissionais de Educação Física quando estão atuando na academia tem que fazer várias funções como: atende na recepção, cobrar mensalidade, limpar a acadêmica, algumas vezes tem que arrumar os aparelhos e ainda estão com o salário atrasado. Diante disso tudo citado acima, o seguidor descreveu que o profissional ficará desmotivado. Ai está um grande problema das academias. É comum em acadêmicas pequenas ou até mesmo de médio porte, o profissional de Educação Física tem que realizar essas várias funções. O Treino em Foco entendi que o profissional deverá no momento em que está atuando na sala de TRP, estar totalmente focado na prescrição e monitoramento dos clientes dentro da sala. Obviamente, quando o fluxo de clientes baixar, nada impede o profissional realizar um ajuste na sala de TRP como por exemplo arrumar algo simples de algum aparelho.

Treino_em_foco_treinos_de_blogueiras

Já a outro questão que o seguidor levantou (sobre atraso do salário) é bem delicada. Obviamente que ninguém quer trabalhar de graça. Entretanto, o Treino me Foco entende que o profissional que encontra-se com o salário atrasado, deverá continuar tentando realiza o melhor trabalho possível, pois os clientes estão pagando por um serviço e não tem nenhuma culpa dos atrasos do salário.

Outro comentário realizado, é que muitos profissionais dentro das salas de TRP/musculação não são abertos para opinião dos alunos/clientes. Ou seja, alguns profissionais quando seu cliente chega com uma informação, ou um exercício que ele (cliente) visualizou na internet, o profissional não aceita nem visualizar ou escutar qual essa informação e já vai logo falando a frase “TUDO QUE TEM NA INTERNET É UMA PORCARIA”. O Treino em Foco entende que o profissional deverá escutar ou visualizar as informações que o seu cliente/aluno está trazendo até ele. Em seguida, ele (profissional) deverá avaliar essa informação e justificar para o seu cliente/aluno se essa é válida ou não. Com essa estratégia, o profissional estará ensinando ao seu cliente onde buscar informação confiáveis na internet, e não sendo um profissional arrogante.

Treino_em_foco_treinos_de_blogueiras

Porém, alguns seguidores realizaram comentários apresentando as atitudes equivocadas dos próprios alunos dentro das sala de TRP/musculação.

Quais foram os comentários e qual a opinião do Treino me Foco sobre a atitude dos alunos dentro das salas de TRP/musculação?

Um seguidor descreveu que muitos alunos chegam passando os exercícios para os seus colegas que são iniciantes no treinamento de TRP/musculação. O Treino em Foco entende que esse é uma ocorrência totalmente errada dentro das salas de TRP/musculação. Diante de uma situação dessas, o profissional deverá chegar ao aluno/cliente que está prescrevendo os exercícios ao amigo e informar que essa é uma atitude totalmente errada. Ou seja, o profissional deverá deixa claro tanto ao “aluno professor” quanto ao seu amigo iniciante é que ele (profissional) está capacitado para avaliar e prescrever o treinamento, em acordo com as necessidades e limitações do cliente.

Treino_em_foco_treinos_de_blogueiras

Seguidores, não percam a vídeo de hoje e analisem a opinião do Treino me Foco sobre os comentários do vídeo da série do aluno vacilão, que segue os treinos de blogueiras.