É essencial que cada aluno/cliente venha a ter um treinamento especifico que deverá atender os seus objetivos e estar de acordo com a suas limitações. Assim copiar o treino de blogueiras não parece ser uma estratégia adequada.

treino_em_foco_treino_de_blogueira

O que a acontece nas salas de musculação quando o assunto é seleção de exercícios?

Hoje em dia estamos vivendo um bum das redes sociais. Assim, quase todas as pessoas, para não dizer todas, tem conta em alguma rede social, sendo no Instagram ou Facebook. Dessa forma, muitos famosos de diferentes áreas começaram a abrir contas principalmente no Instagram. Ou seja, músicos, atores, atrizes, jogadores de futebol entre outros esportes tem conta nessas redes sociais. Com isso, milhares de pessoas o seguem, com objetivo de visualizar como é o dia a dia desses famosos. Entre eles (famosos) existem atletas de fisiculturismo que também apresentarem diariamente vídeos ou fotos demonstrando o seu dia a dia de treinamento. E ainda, as famosas blogueiras, ou seja, mulheres que não são profissionais de Educação Física e ficam postando vídeos apresentando dicas de treinamento e dietas.

Falando especificamente dessa blogueiras, existem alunas/clientes da academia que encontram o perfil das mesmas e começam a acompanhar sistematicamente todos os vídeos que postam. Como na maioria das vezes, essas blogueiras apresentam um físico bonito, as clientes/alunas ficam ainda mais seduzidas pelas dicas dadas por elas (blogueiras). Existem, ainda clientes/alunas que começam a executar todos os exercícios que as blogueiras fazem durante o seu treino. Obviamente, a maioria das clientes/alunas que começam a seguir os treinos das blogueiras são iniciantes ou até estão em um período intermediário de treinamento, e por isso, não conhecem todas as técnicas de execução dos exercícios realizados pelas blogueiras. Diante disso, é comum essas clientes/alunas venham a dirigir-se até o profissional de Educação Física que está atuando na sala e mostre o exercício pelo celular, solicitando para que ele venha a ensina-lo.

Obviamente nesse momento o profissional de Educação Física deverá orientar a essa cliente/aluna que esse exercício pode ser um pouco avançado para as suas atuais condições físicas. Com isso, poderá estar correndo o risco de ocorrer algum tipo de lesão.

treino_em_foco_treino_de_blogueira

Diante dessa situação qual a atitude que o profissional de Educação Física deverá tomar?

Como descrito acima no texto, o profissional de Educação Física deverá inicialmente orientar de forma calma e educada essa cliente/aluna que alguns desse exercício executados pela blogueira não é interessante para ela (cliente/aluna) executar nesse momento do treino. Isto é, muitas vezes essa cliente/aluna ainda não apresenta a coordenação motora, equilíbrio e fortalecimento muscular de determinados grupos musculares para vir a executar um exercício mais complexo. Um outro ponto, que deve ser informado a essa cliente/aluna é que durante a execução de qualquer exercício poderá ocorrer algum grau de lesão muscular. Esse cenário, se potencializa caso venha realizar um exercício complexo e que não esteja compatível com o seu nível de condição física.

Um ponto importante a salientar, é que o profissional de Educação Física não deverá estar totalmente fechado para o contato com a cliente/aluna, caso esse cenário descrito acima venha ocorrer. É importante que ele (profissional) venha a ouvir o seu cliente, visualizar o exercício que ele está querendo realizar e assim avaliar se é um exercício que ela (cliente/aluna) tem condição de executar, ou se é um exercício que ela não tem naquele momento capacidade ainda para executar. Ou ainda se trata-se de um invencionismo ou bizarrice criado pela blogueira. Porém, um último ponto que o profissional deverá deixar claro para a aluna/cliente, é que o treino deverá respeitar a individualidade biológica dela, para que com isso atinja os seus objetivos de forma eficiência e segura.

 

Seguidores, não percam a vídeo aula de hoje e analisam as orientações dos professor João Moura sobre a reprodução de treinos executados pelas blogueiras.