Você REALIZA exercícios com pesos livres ou em maquinários na musculação?

É MELHOR realizar exercícios com pesos livres ou com maquinas?

Como teremos MELHORES RESULTADOS, com exercícios com pesos livres ou em máquinas na musculação?

Hoje no TEF Responde , responderemos o seguidor Rafael Pinheiro, ele quer saber qual o MELHOR EXERCÍCIO na musculação, com pesos livres ou com máquinas.
Professor João Moura traçará algumas linhas de RACIOCÍNIO para ajudar você seguidor do Treino em foco que também tem essa dúvida.
Hoje TRABALHAREMOS algumas linhas de pensamento para entender se é MELHOR, trabalhar com pesos livres ou em máquinas. Existem algumas CARACTERÍSTICAS que precisamos observar, para aprofundando a análise, e ai sim, chegar a uma tomada de DECISÃO para se é melhor trabalhar com pesos lives ou com máquinas nos exercícios de TREINAMENTO RESISTIDOS COM PESOS ou musculação. Porém a OPINIÃO do Treino em Foco, NÃO SERÁ a única e nem a verdade absoluta, pois não iremos concluir hoje aqui com o raciocínio que teremos a frente, se o melhor é trabalhar na musculação com pesos livre ou com máquinas, NA VERDADE isso DEPENDERÁ muito das características desse praticante ou do nosso cliente na academia.

Os exercícios com pesos livres normalmente EXIGIRÃO mais grupos musculares no trabalho, do que o mesmo exercício EXECUTADO em máquina, porque o exercício com peso livre exige do praticante ESTABILIZAÇÃO CORPORAL maior do que no exercício em maquinário. Na verdade o OBJETIVO do maquinário, por exemplo pensando no exercício supino na maquina é ISOLAR mais o grupo muscular, e justamente RETIRAR essa exigência de EQUILÍBRIO CORPORAL, que é necessário quando se executa como o SUPINO COM PESOS LIVRES seja ele reto, ou inclinado.
Devemos entender que NO EXERCÍCIO com pesos livres a EXIGÊNCIA MUSCULAR AUMENTA, contrações isométricas serão necessárias em OUTROS grupos musculares que não são motores do movimento, pois é NECESSÁRIO maior estabilização corporal e equilíbrio corporal durante o exercício, então é preciso EQUILIBRAR o corpo, e ter uma maior estabilização durante o exercício com PESOS LIVRES, já nos exercícios com maquinários isso não é necessário.
Esse é um aspecto IMPORTANTE que devemos sempre refletir quando vamos analisar a prescrição de exercícios na musculação, se devemos colocar exercícios com pesos livres ou com maquinas.
Outro aspecto é o nível de EXIGÊNCIA COORDENATIVA para a execução do exercício, por exemplo se observarmos um Leg Press e um Agachamento, o nível coordenativo exigido no Leg Press será MENOR, do que o nível coordenativo exigido no exercício de Agachamento com peso livre, isso OCORRE obviamente porque no Leg Press o individuo está acomodado e sentado adequadamente e estabilizado, isso evitará que o individuo necessite do trabalha de outros grupos musculares para COORDENAR e estabilizar seu corpo. Então esses aspectos descritos até o momento SÃO PECULIARIDADES dos exercício com pesos livres e com máquinas.
Agora, qual o MELHOR?
Isso DEPENDERÁ muito do praticante. Imaginamos a seguinte situação, que temos ADENTRANDO a academia um individuo de 40 anos que está a quinze anos SEDENTÁRIO. Esse individuo tem com certeza, BAIXO NÍVEL de força muscular, consciência corporal, coordenação motora e postura corporal, pois está a quinze anos sedentário. Para esse indivíduo no inicio do programa de treinamento, seria interessante EVITARMOS trabalho com grupos musculares maiores, para evitarmos uma grande exigência de ESTABILIZAÇÃO, COORDENAÇÃO, e grande exigência de sinergismo muscular pois esse individuo não apresenta isso. Seria INTERESSANTE para esse individuo, inciarmos o treinamento com exercícios em maquinário, NÃO ESTAMOS defendendo para se trabalhar só com maquinário, porém para esse individuo que imaginamos SERIA INTERESSANTE trabalhar na musculação com exercícios com máquinas.
Agora IMAGINANDO esse individuo depois de duas ou quatro semanas de treinamento, com certeza ele EVOLUIRÁ, e ai sim, passará ser interessante a colocação de exercícios com PESOS LIVRES , por exemplo, trocando o supino na maquina por supino com peso livre, retirando desse praticante um exercício de Rosca Scott e aplicando uma rosca direta, LEMBRANDO que isso não é uma obrigatoriedade, porém é uma lógica que estamos tentando desenvolver com você seguidor.
Já com indivíduos que estão a MUITO TEMPO treinando na musculação, e que queremos gerar um GASTO CALÓRICO significativo durante o treinamento, o trabalho com pesos livres passa a ser EXTREMAMENTE INTERESSANTE, ou até mesmo com individuo que objetivamos desenvolver CAPACIDADE COORDENATIVA também é interessante trabalhar com pesos livres.

Quando tralhamos dentro da sala d TRP ou musculação com ATLETAS OBJETIVANDO  a melhora da performance no seu esporte, é interessante dar PRIORIDADE ao trabalho com pesos livres.
Então esses são aspectos que devemos pensar, e entender que para algum indivíduos ou praticantes exercícios com pesos livres naquele momento do treinamento pode ser interessante ou MELHOR ESTRATÉGIA, e para outros indivíduos circunstancialmente passa ser melhor estratégia trabalhar com maquinas. Cabe ao profissional de EDUCAÇÃO FÍSICA fazer essa leitura, e ai sim, tomar a decisão e escolher se é melhor trabalhar com pesos livres ou com maquinas na musculação.

Então SEGUIDOR, assista o vídeo e tire todas as suas DÚVIDAS , e se é melhor trabalhar na musculação com pesos livres ou com máquinas.