Uma das formas de aumentar a intensidade durante o exercício de Stiff é utilizando um elástico acoplado a barra.

Por que utilizar o elástico no exercício de Stiff aumentará a tensão muscular?

Durante a execução do exercício de Stiff a tensão muscular irá se alterar ao longo de toda a amplitude de movimento, ou seja, e determinados pontos ocorrerá uma tensão muscular alta e em outros pontos baixa. Esse cenário ocorrerá em virtude da alteração dos braço de alavanca da resistência e consequentemente torque resistivo e muscular.

Quando o indivíduo começa a executar a fase excêntrica do exercício, onde ocorrerá o movimento de flexão do quadril gerado pela resistência mais a força gravitacional, o braço de alavanca da resistência irá aumentando. Assim, o maior braço de alavanca da resistência (distancia perpendicular entre a projeção do ponto de aplicação da resistência e eixo articular) será produzido quando o aluno/cliente atingir em torno de 90° de flexão do quadril. Consequentemente, neste ponto será produzido também o maior torque resistivo e muscular, ou seja, é o ponto onde ocorrerá a maior produção de força pelo isquiotibiais, glúteo máximo e eretores da espinha.

Por outro lado, quando o aluno/cliente começa a executar a fase concêntrica, onde será realizado o movimento de extensão do quadril (produzido pelos músculos alvos citados acima), o braço de alavanca da resistência começará a reduzir-se. Com isso, o torque resistido e muscular também terão uma redução. Já quando aluno/cliente atingir a extensão completa do quadril, e ficar com o corpo alinhado ocorrerá um ponto de descanso.

Com a aplicação do elástico, durante a fase concêntrica do movimento, a cada grau que o aluno/cliente estende o quadril o elástico também será estendido. Com isso, quando mais estendido maior será a tensão produzida pelo elástico para flexionar o quadril. Portanto, no ponto da amplitude de movimento onde o torque resistivo e muscular iriam ter uma redução em virtude da queda do braço de alavanca da resistência, o elástico proporcionará um aumento da tensão resistiva e com isso muscular. Isto é, o elástico irá compensar a redução do braço de alavanca da resistência e com isso manter a tensão muscular durante o ponto da amplitude onde ela (tensão muscular) iriam diminuir.

Para quais alunos/clientes seria interessante a realização do exercício de Stiff utilizando o elástico?

Para a execução do exercício de Stiff com elástico, será necessário que o aluno/cliente já apresenta uma coordenação motora, técnica e força muscular boa. Principalmente a força muscular passa a ser interessante pois ocorrerá um aumento significativo na intensidade do esforço dos músculos envolvidos. Diante dessas necessidades, o Treino em foco entende que a aplicação do exercício de Stiff com elástico passa a ser interessante com alunos/clientes intermediários a avançados no treinamento resistido com pesos.

A aplicação do elástico ao exercício de Stiff passa a ser interessante também para alunos/clientes avançados que buscam maximização do processo de hipertrofia muscular. Tendo em vista, para gerar processos hipertróficos significativos há a necessidade de produzir um estresse mecânica e metabólico significativo ao longo da série. Como durante a execução do stiff com elástico ocorrerá um aumento do estresse mecânico e metabólico essa estratégia poderá passar a ser interessante. Esse maximização desse estresses poderá gerar um aumento na produção de microlesões teciduais, que podem ser o ponto de partida para a produção de ajustes hipertróficos. Portanto, talvez seja interessante em algum momento da periodização utilizar o elástico em alguns exercícios.

Seguidores, não percam a vídeo aula de hoje e verifiquem análise sobre a utilização do elástico durante o exercício de Stiff.