Com a utilização de um elástico é possível aumentar a tensão muscular no final da fase concêntrica do tríceps testa.

Treino_em_foco_trícpes_testa_com_elástico

Por que aplicar o elástico aumentará a intensidade no exercício de tríceps testa?

Caso o aluno/cliente execute o exercício de tríceps testa o os braços verticalizados no final da fase concêntrica do movimento ocorrerá o ponto de descanso. Ou seja, em virtude da redução do braço de alavanca da resistência (distancia perpendicular entre o ponto de aplicação da resistência e o eixo de movimento) ocorrerá uma redução do torque resistivo e consequentemente do torque muscular, o que caracteriza um ponto de descanso.

Entretanto, caso o aluno/cliente venha a realizar o tríceps testa com os ombros em uma pequena flexão, no final da fase concêntrica do movimento ainda será mantido um significativo braço de alavanca da resistência. Assim, ao contrário do citado anteriormente no final da fase concêntrica com esse posicionamento será ainda gerado um torque resistivo e muscular. Porém, mesmo executando com esse posicionamento dos ombros o torque resistivo e muscular será reduzido com a ascensão da fase concêntrica.

Treino_em_foco_trícpes_testa_com_elástico

Diante disso, para tentar manter um torque resistido e muscular significativo ao longo de toda amplitude de movimento do exercício tríceps testa, o personal trainer poderá utilizar um elástico, ou faixa elástica, isto é irá acoplar o treinamento resistido elástico ao treinamento resistido com pesos. Assim, quando o aluno/cliente começar a executar a fase concêntrica do movimento (extensão dos cotovelos) como citado anteriormente o braço de alavanca da resistência, torque resistido e muscular irão sendo reduzidos. Entretanto, como o elástico será cada vez mais estendido, ocorrerá um aumento da tensão produzida pelo mesmo (elástico) que buscará flexionar os cotovelos, ou seja, quando maior for a extensão maior será a tensão produzida pelo elástico para flexionar os cotovelos.  Com isso, quando a torque resistido e muscular iriam reduzir, com a aplicação do elástico essa redução será reduzida ou ainda podemos entender que será mantida a tensão muscular em virtude da extensão do elástico.

Para qual público seria interessante realizar o exercício tríceps testa aplicando o treinamento resistido elástico acoplado ao treinamento resistido com pesos?

O Treino em Foco entende que para alunos/cliente que buscam produzir ajustes hipertróficos seria interessante aplicar em algum momento da periodização o treinamento resistido elástico acoplado ao resistido com pesos. Essa estratégia (aplicar o treinamento resistido elástico) passa a ser interessante em virtude da manutenção da tensão muscular ao longo de toda amplitude de movimento, o que certamente irá gerar um estresse mecânico e metabólico mais significativo para o músculo alvo em trabalho. Tendo em vista que esses estresses acoplado ao uma alimentação adequada são os pilares para produção do processo hipertrófico.

Por outro lado, para alunos/clientes iniciantes ou intermediários na prática do treinamento resistido com pesos, ou Treino em Foco entende que a aplicação do treinamento resistido elástico não seja adequado. Um dos fatores é a baixa técnica e coordenação motora, assim será necessário que o profissional de Educação Física inicialmente busque desenvolver uma ótima técnica de execução no aluno /cliente. Outro ponto, seria a incapacidade de sustentar estímulos de treino muito forte, tendo em vista que a aplicação do treinamento resistido elástico acoplado ao resistido com pesos produzirá um aumento da carga de esforço. Diante disso, muitas vezes o aluno/cliente inicialmente e até mesmo intermediário não apresenta uma capacidade recuperativa adequada.

Treino_em_foco_trícpes_testa_com_elástico

Seguidores, não percam a vídeo aula de hoje e analisem a aplicação do treinamento resistido elástico no exercício de tríceps testa.