O ponto de menor tensão muscular para os músculos dinamicamente envolvidos durante a execução da remada curvada com barra, ocorrerá no final da fase excêntrica, em virtude da redução do braço de alavanca e com isso do torque resistivo.

Como executar de forma correta a remada curvada com barra?

Inicialmente o indivíduo deverá produzir um afastamento lateral dos pés igual a largura dos quadris ou dos ombros. Em seguida, deverá realizar uma semiflexão dos joelhos. Esse posicionamento dos pés e joelhos serão para produzir uma estabilização adequada dos corpo. Na sequência, o indivíduo deverá produzir uma flexão do quadril, assim projetando o tronco a frente em direção ao solo. Essa flexão do quadril e projeção do tronco a frente, deverá ser realizada até um ponto em que o tronco do indivíduo esteja quase paralelo ao solo. Em seguida, deverá “pegar” a barra que estará sobre um suporte ou solo. As mãos deverão supinadas (palma da mão para cima) e ser posicionados sobre a barra da largura dos ombros. Por fim, é necessário que o indivíduo mantenha as curvaturas naturais e fisiológicas da coluna vertebral preservadas. Realizado todos esses procedimentos de posicionamento descritos acima o indivíduo estará apto para iniciar a execução da remada curvada com barra.

Para isso, ele (indivíduo) durante a fase concêntrica do movimento ocorrerá os movimentos de flexão dos cotovelos, extensão dos ombros e adução das escápulas. Diante disso, acionara-se dinamicamente os músculos flexores do cotovelo (bíceps braquial, braquial e braquiorradial) para realizar a flexão dos cotovelos. Já o latíssimo do doso, redondo maior, deltoide posterior e tríceps cabeça longa, atuarão no movimento de extensão do ombro. Por fim, os romboides maior/menor, trapézio principalmente as fibras mediais atuarão para produzir o movimento de adução escapular. Todos esses músculos durante essa fase do movimento (concêntrica) atuarão em contração concêntrica. Obviamente a amplitude de movimento da fase concêntrica dependerá do objetivo que o indivíduo terá com o treinamento.

Já durante a fase excêntrica ocorrerá os movimentos de abdução escapular, flexão dos ombros e extensão dos cotovelos. Diante disso, como a resistência (pesos da barra+ anilhas + força gravitacional) é quem produzirá os movimentos articulares descritos acima, e a musculatura do indivíduo deverá realizar um freio dos mesmo. Para isso, novamente dos músculos romboides maior/menor e trapézio principalmente as fibras mediais serão acionados em contração excêntrica para frear o movimento de abdução. Já o deltoide posterior, tríceps cabeça longa, latíssimo do doso e redondo maior serão acionados em contração excêntrica para realizar o freio excêntrico do movimento de flexão dos ombro. E por fim, os flexores do cotovelo serão acionados também em contração excêntrica para realizar o freio do movimento produzido pela resistência.

A seguir será descrito no texto os pontos de maior e menor tensão muscular durante a execução da remada curvada com barra.

Em qual ponto da amplitude de movimento ocorrerá a maior tensão muscular na remada curvada com barra?

Durante a execução da remada curvada com barra, o ponto da Amplitude de Movimento (ADM) onde gerara-se maior tensão muscular será nos últimos graus da fase concêntrica. Esse comportamento ocorrerá devido aos braços de alavanca e torque resistivo. Ou seja, para entender esse comportamento é necessário relembrar os conceitos de braço de alavanca e torque resistivo.

De forma rápida, braço de alavanca é dado pela distância perpendicular (distancia que formará um angulo de 90°) entre o ponto de aplicação da resistência para o eixo de movimento. Assim, quanto mais longa a distância maior será o braço de alavanca, por outro lado, obviamente quanto menor a distância reduzira-se o braço de alavanca. Já o torque resistivo e derivado da multiplicação do tamanho em centímetros do braço de alavanca vezes o tamanho da massa, ou seja o peso da barra ou halter somado a força gravitacional que é de 9,81m/s².

Diante do descrito acima, pode-se entender que quanto maior o braço de alavanca (maior distancia em centímetros) maior será o torque resistivo e consequentemente o torque muscular a ser produzido. Todavia, quanto maior força da resistência (peso da barra, anilhas ou halter) também aumentará o torque resistivo e motor/muscular. Porém, como o indivíduo quando está executante a remada curvada com barra durante a fase concêntrica não aumentará a quilagem no meio da execução, o aumento da tensão muscular se dará pelo incremento na distância do braço de alavanca e com isso gerando um torque resistivo contra musculatura envolvida dinamicamente maior.

Quando o indivíduo está no início da execução da remada curvada com barra, ou seja com os cotovelos estendidos e ombros flexionados, a distância entre o ponto de projetação da resistência e o eixos articulares (articulações do cotovelo e ombro) são mínimos.  Diante disso, o torque resistivo contra as musculaturas envolvidas de forma dinâmica serão irrisórios, sendo assim nesse ponto da ADM um ponto de descanso. Entretanto, quando o indivíduo começa a executar o exercício, ocorrerá um aumento da distância entre a projeção da resistência e os eixos articulares. Dessa forma, como já descrito acima no texto, quando a distância perpendicular aumenta o braço de alavanca aumentará e consequentemente o torque resistivo e muscular. Portanto, quanto o indivíduo atingir o ponto da ADM em que o seguimento braço fique paralelo ao tronco, produzira-se o maior braço de alavanca, assim torque resistivo e consequentemente o torque muscular/motor.

Porém, quais ou qual o ponto de menor tensão muscular produzido durante execução da remada curvada com barra?

A resposta para essa questão já foi descrito acima no texto, porém vamos reforçar o entendimento. O menor torque motor ou muscular durante um exercício ocorrerá no momento da ADM onde o braço de alavanca reduz de maneira considerável e com isso ocorre redução do toque resistivo. Diante disso, durante a remada curvada com barra, o ponto de menor tensão ocorrerá nos ângulos iniciais da fase concêntrica ou finais da fase excêntrica. Ou seja, durante esse ponto da ADM ocorre uma diminuição significativa da distância perpendicular da projeção da resistência para os eixos articulares. Dessa forma, o torque resistivo reduzira-se consideravelmente, que por sua vez repercutirá em uma redução do torque muscular ou motor.

Diante do comentado acima no texto, qual estratégia de execução interessante para um indivíduo que busca produzir ajustes hipertróficos principalmente no músculo latíssimo do dorso?

Para um indivíduo que ingressou na pratica do TRP ou musculação para produzir ajustes hipertróficos o personal trainer ou professor de educação física que atua como professor na sala de musculação, deverá orientar esse indivíduo a produzir elevado grau de estresse metabólico e tensional durante a sessão. Esse estresses (metabólico e tensional) são de extrema importância para potencializar a produção de microlesões teciduais que são o ponto de partida para produção de uma cascata de eventos moleculares para os ajustes hipertróficos.

Diante disso, analisando particularmente a ADM, seria interessante que o personal ou professor orientasse o indivíduo a executar o exercício nos pontos onde se produzir os maiores braços de alavanca consequentemente torque resistivo e por fim o torque motor/muscular. Essa estratégia aumentará o estresse tensional e também poderá aumentar o estresse metabólico. Portanto, durante a execução da remada curvada com barra, seria interessante o indivíduo evitar entrar no pontos de ADM do final fase excêntrica. Ou seja, o personal ou professor deverá orientar ao indivíduo que execute a fase excêntrica até um ponto em que seus cotovelos fiquem semiflexionados, assim evitado a entrada em ponto de descanso, conseguindo manter uma forte tensão muscular;

E para indivíduos iniciantes na execução da remada curvada com barra?

Para indivíduos que estão iniciando na execução de um exercício novo em seu plano de treino, é interessante que o personal ou professor em um primeiro momento, ou seja, nas primeiras semanas de execução desse exercício venha focar sobre a correção técnica de execução. Diante disso, um alivio da tensão muscular durante a execução da remada curvada com barra, para que o indivíduo consiga focar sobre a técnica correta do execução. Assim, seria interessante que o professor ou personal deixe o indivíduo entrar em ponto de descanso durante a execução da série.

Seguidores, não percam a vídeo aula de hoje saibam qual o ponto de maior e menor tensão durante a execução da remada curvada com barra.