Qual a variação do exercício abdominal na polia que alguns alunos/clientes executam?

O exercício de abdominal na polia é na maioria das vezes executado por alunos/clientes avançados no treinamento resistido com pesos. Pois esses já apresentam experiência e coordenação motora para realizar as movimentações do exercício. Pra realizar a variação que iremos analisar hoje no texto, o aluno/cliente inicialmente deverá se posicionar de costas para a polia. Em seguida, pegará o cabo e tracionará perto da região dos ouvidos. Na sequência, posicionará os membros inferiores em um afastamento anterior posterior e lateral, para estabilizar o corpo.

Realizado esse posicionamento inicial o aluno/cliente executará o movimento de flexão toracolombar na fase concêntrica, assim acionamento reto abdominal e oblíquos interno e externos para vencer a resistência. Já na fase excêntrico realizará o movimento de extensão toracolombar, onde os mesmos músculos descritos acima irão ser acionados, porém agora me contração excêntrica para frear esse movimento produzido pela resistência. No entanto, é possível identificar alguns alunos/clientes executando próximo e outro longe do aparelho.

treino_em_foco_abdominal_na_polia

Existe diferença no torque quando se executar o abdominal na polia estando próximo ou longo do aparelho?

No início do movimento, ou seja quando aluno/cliente estiver em extensão da região toracolombar da coluna vertebral, o braço de alavanca, que a distância perpendicular (que forma ângulo de 90°) entre a projeção da resistência que está no cabo, e o centro articulação que neste caso analisado foram as vértebras da região lombar (mais ou menos L3 e L4), será maior quando aluno;/cliente está afastado. Assim, o torque resistido e tensão muscular será maior quando o aluno/cliente estiver afastado do aparelho.

Já ao longo da amplitude de movimento, quando o aluno/cliente está próximo ao aparelho e começa a realizar a fase concêntrica do movimento (flexão toracolombar da coluna vertebral) o braço de alavanca começará aumentar e com isso o torque resistivo e muscular também. E no final do movimento ainda será grande. Já no longe da polia este comportamento será o mesmo.

treino_em_foco_abdominal_na_polia

E do ponto de vista prático o que isso poderá ajudar?

Caso o personal trainer esteja trabalhando com um aluno /cliente novo na prático exercícios e assim o objetivo nas primeiras sessões d aplicação do mesmo seja a técnica de execução a execução próxima ao aparelho parece ser mais interessante. Pois no final da fase excêntrica ou início da concêntrica ocorrerá um alivio na tensão muscular em virtude da redução do braço de alavanca.

Por outro lado, se o personal esteja trabalhando com um aluno/cliente avançado e que ao longo amplitude de movimento não se deseje produzir uma queda na tensão muscular, a execução longe do aparelho passa a ser interessante.

treino_em_foco_abdominal_na_polia

Seguidores, não percam essa vídeo aula.