TEF- Responde

Avaliação física na consultoria online

Please log in or register to do it.

Avaliação física é um passo muito importante para que seja realizado uma programação de treino segura e mais assertiva.

Avaliação física na consultoria online.

Podemos dizer que nos últimos 10 anos a oferta do serviço de consultoria online tem crescido de forma significativa. Assim, hoje em dia ao abrir o instagram e começar a navegar é possível encontrar milhares de profissionais que oferecem este tipo de serviço. Tem ainda aqueles que oferecem o serviço de forma hibrida, ou seja, online e também presencial.

Entretanto, uma das barreiras que pode ocorrer na prática da consultoria online é a estratégia para realizar a avaliação física. Como sempre mencionamos em nossos vídeos no youtube, postagens no site e instagram, a avaliação física é um processo fundamental para que se possa realizar uma prescrição segura e efetiva. Portanto, avaliação física é primordial. Todavia, neste ponto muitos profissionais que oferecem o serviço de consultoria online apresentam dificuldade. Ou seja, é muito comum não conseguirem saber qual e que tipo de avaliação física aplicar a um determinado cliente.

Para saber qual avaliação física aplicar, é necessário primeiro realizar uma anamnese criteriosa do seu cliente. Com isso, é totalmente possível observar quais as demandas específicas deste cliente, e quais avaliações físicas serão selecionadas para embasar a prescrição de treino.

Leia também: Por que é importante realizar uma anamnese e avaliação do cliente?

Avaliação física – como definir?

Como citada acima, uma boa anamnese é primordial para definir quais avaliações irão compor o planejamento. Vamos a uma exemplo: entendemos que a avaliação morfológica, com o objetivo de conhecer o percentual de massa magra, gorda entre outros fatores é primordial. Além disso, uma avaliação estática também é importante para que se tenha uma visão melhor do cliente. Portanto, essas duas avaliações são essenciais. No entanto, imaginando que este cliente tenha sofrido alguma lesão ortopédica, talvez uma avaliação postural dinâmica também passe a ser importante para identificar o comportamento postural.

Leia também: Avaliação postural subjetiva ou objetiva. Qual utilizar?

Para isso, passa a ser interessante que o personal trainer oriente o seu cliente a filmar a sua execução durante um determinado exercício, e envie o vídeo para que consiga observar o comportamento postural dinâmico. Obviamente, existem outras lógicas de aplicação, entretanto, esta é uma linha de raciocínio.

Analisem a vídeo aula!!!

Remada na polia alta - Como realizar essa variação?
Exercícios para panturrilhas e variações

O seu endereço de e-mail não será publicado.