Realizar uma prescrição de treino sem aplicar uma anamnese, avaliações e testes é prescrever às cegas.

treino_em_foco_personal_vacilão

Qual problema sério que ocorre nas salas de treinamento resistido com pesos ou musculação?

Hoje em dia, é muito comum visualizar os profissionais de Educação Física que atuam como professores na sala de musculação e até mesmo os personais trainers, realizar a prescrição de sessões, sem realizar nenhum tipo de avaliação os testes nos alunos/clientes. Ou seja, os alunos/clientes chegam na academia e o profissional não realizam uma anamnese e tão pouco avaliações e testes para identificar qual o nível físico que encontra-se aquele indivíduo.

Ao não realizar uma anamnese, avaliações e testes físicos o profissional (professor da sala de musculação e personal trainer) estará realizando uma prescrição de exercícios a cegas. Além disso, ao não realizar esses procedimentos o profissional estará muito perto de realizar uma prescrição de treino inadequada para o aluno/cliente iniciante. Por exemplo, caso o cliente/aluno iniciante tenha alguma patologia ou lesão, com essa prescrição a cegas o profissional poderá estar aumentando o grau dessa lesão. Portanto, prescrever sem realizar uma anamnese, avaliações e testes poderá acarretar em uma prescrição de treino insegura para o cliente/aluno iniciante.

treino_em_foco_personal_vacilão

Quais os primeiros procedimentos que o profissional de Educação Física que atua como professor na sala de musculação ou personal trainer deveria fazer quando chega um cliente/aluno iniciante?

Provavelmente, o professor ou personal trainer não deve conhecer o aluno/cliente, assim ele (professor ou personal trainer) não sabe qual a experiência no treinamento, lesões ou doenças que esses aluno/cliente iniciante possui. Diante disso, em um primeiro momento é necessário que o profissional de Educação Física (professor ou personal trainer) realize uma anamnese, ou seja, uma sequência de perguntas para identificar qual experiência, lesões, doenças, medicamentos que esse aluno/cliente iniciante possui.

Além disso, é necessário que o personal trainer ou professor da sala de musculação, realize algumas avaliações. Neste ponto o Treino em Foco entende que é interessante a realização de uma avaliação antropométrica, postural e se necessário alguns testes físicos. Ao realizar essas avaliações e testes físicos o profissional (professor da sala de musculação ou personal trainer), conseguirá ter informações minuciosas para realizar a prescrição da sessão treino. Ou seja, com os dados dessas avaliações e testes o personal conseguirá selecionar de forma mais adequada os exercícios e principalmente a dose de carga de esforço que esse aluno/cliente iniciante conseguirá suportar. Portanto, com essas informações a sessão de treino ficará mais assertiva para condição física atual do aluno/cliente.

treino_em_foco_personal_vacilão

Seguidores, não percam a vídeo aula de hoje e analisem a opinião do Treino em Foco sobre esse problema que ocorre nas sala de treinamento resistido com pesos ou musculação.