O período de descanso é extremamente importante para a evolução dos níveis físicos dos atletas ou de praticantes recreacionais de exercícios físicos.

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Por exemplo, durante a realização de sessões de treinamento aeróbio ou de força ocorrerá a produção de um determinado estresse fisiológico. Em conjunto com esse estresse fisiológico gerado irá ocorrer a quebra da homeostase, ou seja, do equilíbrio das funções do organismo. Essa quebra da homeostase é necessária para que desenvolva-se os processos fisiológicas para as adaptações crônicas e consequentemente a evolução física do indivíduo seja cardiorrespiratória, força ou hipertrofia muscular. Entretanto, para que essas evoluções tão desejadas com o treinamento ocorram é necessário que o atleta ou praticante recreacional realize um período de descanso adequado entre as sessões de treinamento. Ou seja, é necessário um período de descanso que proporcione ao organismo recuperar fatores bioenergéticos, musculares e mentais que foram exigidos durante a sessão de treino.

Diante disso, para que se atinja a evolução física é necessário que as doses de cargas de esforços estejam adequadas para quebrar de forma coerente a homeostase do indivíduo e, principalmente adequar o período de descanso para a plena recuperação.

Por que o descanso entre as sessões de exercícios é tão importante?

Como todos sabemos quando realizamos uma sessão de treinamento seja ela aeróbia ou de força produziremos um estresse fisiológico. Com a produção desse estresse fisiológico ocorrerá uma quebra da homeostase do organismo. Essa repercussão fisiológica é de extrema importante para que gere-se adaptações fisiológicas em com isso a melhora do desempenho físico do indivíduo.

Entretanto, para atingir a melhora do desempenho físico seja ela de cunho aeróbio ou de força muscular é necessário realizar uma equação. Ou seja, é necessário somarmos as cargas de treinamento aplicadas ao descanso. Dessa forma, ao unir-se essas duas variáveis (cargas de treinamento e descanso adequado) potencialmente ocorrerá uma melhora do desempenho dos indivíduo seja na valência biomotora de resistência cardiorrespiratória (treinamento aeróbio) e de força ou hipertrofia (treinamento resistido com pesos).

Um ponto importante a salientar é que quando estamos falando de descanso é num âmbito bem geral. A seguir no texto será apresentado a teoria da recuperação ou descanso e alguns fatores que podem influenciar na magnitude de intensidade da recuperação ou descanso.

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Qual a teoria da recuperação e do descanso e quais os fatores que podem influenciar a sua magnitude?

A recuperação ou descanso é um processo mutidirecional, ou seja esse processo dependerá de fatores intrínsecos e extrínsecos. A idade é um fator que deve ser levado em consideração para ampliar o tempo de descanso adequado e proporcionar ao atleta ou praticante recreacional de uma modalidade esportiva para atingir a sua recuperação adequada. De um modo geral, a literatura apresenta que atletas ou praticantes recreacionais de exercícios físicos acima de 25 anos potencialmente necessitaram de período de descanso mais longos após uma sessão de treinamento, comparado a atletas ou praticantes recreacionais mais jovens. Por outro lado, atletas ou praticantes recreacionais jovens segundo a literatura necessitam de longos períodos de descanso para proporcionar adequada recuperação e consequentemente a supercompensação fisiológica e com isso melhora do desempenho. Curiosamente atletas com maiores níveis de experiência potencialmente necessitam de um período menor de descanso, pois conseguem recuperar rapidamente, devido as suas adaptações fisiológicas.

Um outro fator influenciador na capacidade de recuperação é o gênero do indivíduo. Segundo a literatura as atletas apresentam uma recuperação mais lenta. Isso ocorre em virtudes das diferenças endócrinas, particularmente devido aos menores níveis séricos do hormônio testosterona. Diante disso, quando comparado aos homens necessitarão de maiores períodos de descanso.

Os fatores ambientais também potencialmente poderão afetar o tempo de recuperação e o período necessário de descanso. Por exemplo, se o treinamento ou a competição for realizada em um local com temperaturas baixas, essa característica do clima poderá afetar a produção de hormônios específicos que auxiliam na regeneração e no período de descanso. Ou seja, a produção dos hormônios testosterona e do crescimento serão afetadas. Dessa forma, um período maior de descanso será necessário para tingir a plena recuperação.

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Qual a importância do sono no descanso e consequentemente no nível de recuperação do atleta ou do praticante recreacional?

O sono pode ser definido como um período de repouso para o corpo e a mente. O período do sono é importante para recuperação da saúde em situações de doença. Entretanto, a privação do sono poderá afetar a regeneração celular, assim como a total recuperação da função imunitária. Um ciclo do sono dura em torno de noventa minutos. Durante o sono noturno normalmente ocorrerá quatro a cinco ciclos. O número dos ciclos do sono dependerá do tempo do sono.

Durante o sono ocorrerá a liberação do hormônio do crescimento. Dentre suas várias funções uma delas é ajudar no reparo das fibras musculares. Diante disso, pode-se entender que uma boa noite de sono auxiliar para um descanso adequado e consequentemente a recuperação das microlesões por exemplo produzidas durante um treinamento aeróbio ou de TRP.

Diante disso, no momento do sono para uma descanso pleno do corpo e mente é necessário que o indivíduo venha a procurar dormir em um lugar sem ruídos, pouca luz e calmo.

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Qual a importância da dieta do atleta ou do praticante recreacional no descanso visando a recuperação?

A dieta do atleta ou do praticantes recreacional também influenciará na nível de reposição dos macronutrientes e consequentemente no tempo necessário de descanso e na recuperação do atleta ou do praticante recreacional. Dessa forma, é necessário uma reposição adequada de micronutriente (vitaminas e minerais), de proteínas, carboidratos e gorduras. Ou seja, é necessário uma dieta adequada para que seja possível disponibilizar os níveis energéticos para a recuperação fisiológica, por exemplo dos níveis de glicogênio muscular e produção de energia (ATP) para regeneração das células musculares.

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Será que o período de trabalho de um praticante recreacional pode ser considerado um tempo de descanso?

Vamos imaginar que você é um personal trainer e tem um cliente que realize as sessões de treinamento por exemplo das seis a sete da manhã. Em seguida, ele já vai para o seu trabalho. Esse cliente trabalha como bancário e tem a função de caixa. Diante disso, podemos entender que potencialmente esse seu cliente bancário passará horas sentado. Dessa forma, podemos raciocinar que do ponto de vista muscular ele terá um descanso tanto para membros superiores como inferiores. Entretanto, do ponto de vista mental ele não terá um descanso adequado, pois a todo momento estará raciocinando e fazendo cálculos, pois como apresentado no exemplo ele trabalha de caixa no banco.

Diante disso, podemos concluir que do ponto de vista muscular o período de trabalho desse seu cliente bancário é um descanso. Porém, do ponto de vista mental não é um período de descanso.

Agora vamos imaginar que você seja personal trainer de um cliente que é um profissional de Educação Física que atua em escola. Diante desse cenário, pode-se imaginar que esse profissional passará praticamente o dia todo de pé, no pátio da escola e muitas vezes sob sol forte. Dessa forma, pensando no seu descanso podemos concluir que seu trabalho do ponto de vista muscular e principalmente de membros inferiores não será um descanso. Todavia, se esse profissional gosta e sente prazer em dar aulas em escolas o período de seu trabalho para será de descanso mental. Com isso, esse profissional de Educação física terá uma recuperação mental do treinamento que foi realizado com você (personal trainer) na academia.

Seguidores, não percam a vídeo aula de hoje e saibam qual a importância do período de descanso para a evolução física.