Qual sua opinião

Exercícios multiarticulares e monoarticulares – Qual melhor ?

Please log in or register to do it.

Exercícios multiarticulares e monoarticulares para um determinado grupo muscular poderão proporcionar ganhos adicionais em hipertrofia muscular.

Leia também: Remada na polia alta – Esse exercício é Bizarro?

Exercícios multiarticulares e monoarticulares, o que a ciência mostra?

Inicialmente, é necessário observar a literatura científica sobre este tema. Em abril de 2022 foi publicado um estudo de revisão sistemática com metanálise, Rosa et al., (2022) apresentou que é possível obter resultados positivos para hipertrofia muscular de membros inferiores ao aplicar exercícios multiarticulares e monoarticulares, sem diferença significativa entre ambos. Todavia, ao adicionar nas sessões de treinos as duas formas de exercícios, se pode proporcionar ganhos hipertróficos adicionais.

Diante disso, parece ser interessante, quando possível e quando coerente aplicar tanto exercícios multiarticulares e monoarticulares visando potencializar os ganhos de hipertrofia muscular.

Exercícios_multiarticulares_monoarticulares_treino_em_foco

Mas por que realizar exercícios multiarticulares e monoarticulares parece proporcionar efeitos adicionais na hipertrofia muscular?

Estímulos ótimos para hipertrofia muscular estão vinculados ao volume total de treino, o tempo sob tensão muscular e também o estresse gerado dentro de toda a sessão. Diante disso, é extremamente óbvio e claro que ao aplicar tanto exercícios multiarticulares e monoarticulares que proporcionem grande envolvimento de um determinado grupo muscular o volume total de treino, tempo sob tensão e o estresse total sobre aquele grupo muscula será maior. Assim, os estímulos gerados naquela sessão de treino poderão ser melhores do que se tivesse aplicado um volume total de treino menor.  Assim, esta parece ser a principalmente justificativa para em um determinado momento do treinamento, aplicar tanto exercícios multiarticulares e monoarticulares.

Leia também: Prancha abdominal convencional e ativação dos eretores da espinha

Um outro ponto a analisar é em relação a capacidade técnica de execução dos exercícios. Por exemplo, sempre se utiliza a justificativa que o agachamento completo, ou afundo tem capacidade de gerar ótimos ganhos de hipertrofia muscular. Está afirmação é verdadeira, pois no estudo de Kubo et al., (2019), os pesquisadores observaram que ao agachar afundo, ou seja, com 140° de flexão de joelhos, os ganhos de hipertrofia para glúteo máximo foram significativamente maiores do que ao fazer o agachamento somente até 90°.

Exercícios_multiarticulares_monoarticulares_treino_em_foco

No entanto, é muito difícil encontrar clientes que consigam realizar de forma segura um agachamento com esta profundida, sem alterar as curvaturas naturais e fisiológicas da coluna vertebral. Portanto, a inclusão de exercícios monoarticulares para glúteo máximo passa a ser importante.

Portanto, analisem as informações do vídeo e texto e tire as suas conclusões sobre este tema.

 

 

Back Lever - Como realizar a progressão?
Treinos de empurrar - Como fazer na calistenia?

O seu endereço de e-mail não será publicado.