Durante a aplicação de sessões de treinamento resistido com pesos ou musculação, o personal trainer deverá a todo momento estar focado no seu cliente.

personal_vacilão_mexendo_celular

O que é possível visualizar na atuação de alguns personais trainers ou até mesmo profissionais de Educação Física que atuam como professores nas salas de treinamento resistido com pesos?

Quando se pensa em um profissional que atua na prescrição e no monitoramento de sessões de Treinamento Resistido com Pesos (TRP), espera-se que o mesmo venha a se preocupar com a segurança e eficiência do aluno durante toda a sessão. Para isso, é necessário que o personal trainer ou profissional de Educação física que atua como professor na sala de TRP ou musculação, esteja a todo momento atento com a execução dos exercícios selecionados para seu cliente/aluno, pois essa atenção é necessário que para que ele (personal trainer ou profissional de Educação Física) consiga avaliar se esse exercício é seguro e eficiente.

Entretanto, existem alguns profissionais (professor de sala de musculação ou personal trainer) que desviam a sua atenção no momento em que seu aluno ou cliente está executando um determinado exercício. Uma das formas mais comuns desses desvios de atenção, é o uso do aparelho celular. Ou seja, o professor de musculação ou personal trainer conduz o seu aluno até um determinado exercício, em seguida explica de forma bem superficial o mesmo e oriente ele (aluno ou cliente) a executar. Porém, ao invés de prestar atenção na técnica de execução do aluno/cliente esse profissional se distrai mexendo no celular.

Diante disso, o feedback que é tão importante para o aluno/cliente durante a execução, para que se aumente a eficiência no determinado exercício não é realizado. Pior ainda são os profissionais que além de mexer no celular chegam a ajustar um aparelho da sala de TRP/musculação para ficarem mais confortáveis para utilizar o aparelho celular. Esses cenários descritos acima, possivelmente poderão levá-lo (aluno ou cliente) a um erro da técnica de execução, o que aumenta em muito a possibilidade da produção de alguma indesejada lesão.

personal_vacilão_mexendo_celular

 

Qual a opinião do Treino em Foco em relação a esses profissionais (professores de musculação ou personais trainers) que tem essa conduta durante a prescrição e monitoramento de sessões de TRP?

Obviamente o Treino em Foco reprova esse tipo de conduta do professor de musculação ou personal trainer que está atuando na sala de TRP. É preciso entender, que esse profissional está recebendo para cuidar da forma maia adequada da saúde desse aluno ou cliente. Ou seja, ele (aluno/cliente) está comprando e depositando toda a confiança no serviço desse profissional de Educação Física, para que ele venha a prescrever a sessão treino mais adequada para ele. Esse cenário se agrava ainda mais, quando analisamos a situação de um personal trainer. Nesse situação o cliente compra o serviço desse profissional para que ele atue exclusivamente na prescrição e monitoramento do treino desse cliente. Diante disso, não justifica-se o personal trainer ficar olhando o whatsapp ou mostrando imagens da internet para outro praticante.

Qual a conduta que o profissional de Educação Física que atua como professor na sala de musculação/TRP ou como personal trainer deverá ter no momento da sessão treino de seu aluno ou cliente?

Como citado acima no texto, que esse aluno ou cliente está pagando para que esse profissional venha prescrever e monitorar de forma adequada a sua sessão treino, obviamente ele (profissional) deverá estar totalmente atento as questões da sessão. Analisando particularmente a conduta do personal trainer, esse profissional deverá estar totalmente focada na sessão do seu cliente. Assim, deverá estar a todo momento visualizando e avaliando a técnica de execução do mesmo, avaliando se seu cliente poderá ou não realizar repetições máximas nesse determinado exercício, avaliando qual a melhor amplitude de movimento a executar, a velocidade de execução, buscando motivá-lo a todo momento entre outros fatores.

Ou seja, o personal trainer deverá a todo momento estar monitorando minuciosamente as variáveis de intensidade (amplitude de movimento, velocidade de execução, intervalo entre as séries e exercícios) e de volume (número de repetições, de séries e exercícios) e motivando o seu cliente durante as sessões de treino. Pois como descrito acima ele está recebendo para realizar esse trabalho descrito acima. Dessa forma, durante a sessão de treino de um aluno ou cliente é inadmissível o professor de musculação ou personal trainer utilizar o aparelho celular para ficar visualizando instagram, Facebook entre outras redes sociais. Isto é, o foco deverá ser total sobre o aluno/cliente.

personal_vacilão_mexendo_celular

Seguidores, não percam a vídeo aula de hoje e visualizem o que o personal trainer ou professor de musculação não deve fazer no momento da sua atuação em salas de TRP/musculação.