Periodização

Como Raciocinar o Microciclo de Treino?

Please log in or register to like posts.

Microciclos são as menores unidades dentro de um planejamento de treino

Dentro da periodização o microciclo são as menores unidades temporais que o personal trainer irá manipular. Ou seja, o microciclo nada mais é do que o planejamento das sessões de treinamento que serão executadas dentro do mesociclo. Um ponto importante a salientar, é que o microciclo poderá ter tempos de durações diferentes, isto é, sete, cinco ou até mesmo quatro dias.

Treino_em_foco_microciclo_periodização

Mas, então, qual a lógica para manipular o microciclo de treinamento?

Obviamente, para conseguir definir como serão os microciclos de treinamento é importante que o personal trainer e o cliente tenham bem claro qual o objetivo a longo prazo. Uma vez, visualizado este objetivo, o personal trainer irá definir as estratégias menores, ou seja, os microciclos para conseguir alcançar o objetivo traçado.

Falando especificamente do microciclo de treinamento, é muito comum planejar cada um deles com um tempo de uma semana. Assim, o personal trainer irá organizar as sessões de treino com objetivos bem curtos, que estarão de acordo com o planejamento do mesociclo de treino, este é um ponto importante. Por exemplo, se o objetivo é aumentar o volume muscular é necessário que o personal trainer planeje mesociclo onde se produza aumento no volume de treino, e portanto, os microciclos deverão ter essa característica.

Treino_em_foco_microciclo_periodização

Posso alterar os microciclos pre planejados?

Sim, o personal trainer deverá a todo momento analisar se o que foi planejado poderá ser cumprido pelo seu cliente. Entendemos que é muito difícil que o microciclo não venha a ter que ser alterado em algum momento em virtude por exemplo de uma cansaço ou compromisso do cliente. Portanto, sempre é necessário que o personal trainer esteja avaliando o desempenho do cliente ao longo das sessões, para se necessário reprogramar os microciclos de treinamento.

Alunos, analisem a vídeo aula!!!

Como Pensar um Mesociclo de Treinamento?
Fenômeno da Supercompensação e Evolução de Treino - Qual a relação?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *