Periodização do Treinamento

Periodização para Treinamento Funcional

Please log in or register to do it.

O treinamento funcional é amplamente executado nas academias de ginastica de todo o Brasil.

Quais as características do treinamento funcional?

Para apresentar as principais características do treinamento funcional utilizamos a literatura cientifica. Para isso utilizamos o estudo de Grigoletto et al., (2020). Neste estudo os pesquisadores apresentam que treinamento funcional caracteriza-se pela aplicação de exercícios semelhantes aos movimentos realizados diariamente e que visavam a melhoria integrada das valências físicas objetivando garantir a autonomia durante o desempenho das funções diárias.

Além disso, para ser considerado funcional o treinamento deve ter como meta a melhoria de padrões de movimento que, que podem ser em combinações intencionais de segmentos estáveis e móveis trabalhando em harmonia coordenada para produzir sequências de movimentos eficientes. Diante disso, os exercícios de força devem incluir agachamento, puxar, empurrar e carregar, sempre com especificidade neuromuscular e metabólica semelhante às ações cotidianas do indivíduo. Portanto, está especificidade está relacionada à necessidade de utilizar a força nas mais diversas situações do dia-a-dia que na maioria das vezes são instáveis e assimétricas, reforçando a demanda multissistêmica.

Referência: SILVA-GRIGOLETTO, Marzo Edir Da; RESENDE-NETO, Antônio Gomes de; TEIXEIRA, Cauê Vazquez La Scala. Functional training: a conceptual update. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano, v. 22, 2020.

Como pensar periodização para treinamento funcional? Parte 2
Poder Transformador da Educação Física - Entrevista Natanael

O seu endereço de e-mail não será publicado.