perguntas

Deixe sua pergunta nos comentários para que possamos responde-la na série Treino em FOCO responde.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Olá. Eu quero tirar uma dúvida mas será que pode ser por e-mail ou algum local privado?

    • Você pode enviar sua dúvida para [email protected]mfoco.com.br

      • Olá boa tarde, enviei um e-mail pra esse endereço e não obtive reposta?.

  2. Boa tarde.
    Treino foco, gostaria de saber se vocês autorizavam a reprodução dos vídeos de vocês para completar nossas postagens sobre diversos assuntos do mundo da musculação, pois acabamos de lançar um blog sobre musculação, onde nós iremos relatar diversas experiências vivenciadas e que ainda vivemos na musculação, falar de temas que vão de treinos até motivação, não somos nenhum profissional em determinas áreas e como em determinados assuntos exige uma explicação cinesiologica e biomecânica , um vídeo de caráter profissional, conseguem transmitir confiança e seguranças para quem ler as matérias, se a gente fizer a reprodução dos vídeos, iremos colocar todos os créditos e direitos autorais. Só queremos somar, sem prepotência, sem arrogância e sem hipocrisia.

    Att Maromba Sonhador.

    Link: http://marombasonhador.blogspot.com/

    • A equipe Treino em Foco, fica satisfeita em saber, que nossos videos educacionais estão se tornando referencia na área. Nós da equipe TEF, temos como politica liberar nossos videos,para blogs comprometidos com informações de qualidade. Em função disso liberamos nossos videos educacionais para uso em seu blog.
      Grande abraço e sucesso.

  3. Olá prof. Dr. João Moura,
    Meu nome é Paulo, sou de São Paulo, capital. Sou professor de Educação Física e trabalho atualmente em uma academia, na área da musculação. Considero o Treino em Foco o melhor site para nossa área, já que quatro anos de faculdade não são suficientes para passar tanto conhecimento que engloba a Educação Física. Continuo aprendendo muito com o Treino em Foco. Assim, gostaria que fizessem uma série dedicada à lesões de joelho, e retratassem, por exemplo de: condromalácia patelar, lesão no LCA, lesão no LCP , no LCM, tendinite patelar, lesões de meniscos, as quais muito aparecem na sala de musculação e, infelizmente, quase nada é passado para o estudante de Educação Física.
    Agradeço antecipadamente,
    Forte abraço

    • No futuro estarei elaborando material a respeito Paulo. Mas esse material deve ser bem elaborado, por isso levará algum tempo. Abraço.

  4. Caro professor João Moura, gostaria de ver em vídeo uma explicação em relação a posição correta dos pés no exercício de supino. Meu professor da universidade nos ensinou que a posição correta é com os pés sobre o banco (para evitar uma hiperextensão da coluna), mas no livro GUIA DOS MOVIMENTOS DE MUSCULAÇÃO, de Frédéric Delavier, nos informa que essa posição é para pessoas que tem problemas de coluna, ou seja, pra quem não tem esse tipo de problema, os pés no solo estão permitidos. E qual sua opinião? Pés no chão ou sobre o banco? Agradeço desde já a resposta.

    • Boa tarde Fábio,

      Excelente pergunta, temos esta resposta em vídeo e você pode conferir neste link. Primeiro exercício analisado na série Análise de Exercícios.

      https://www.treinoemfoco.com.br/analise-de-exercicio/como-executar-supino-reto-e-suas-variacoes/

      Forte abraço, qualquer dúvida que restar basta entrar em contato.

      • Muito obrigado pela resposta, Jefferson. Qualquer dúvida, não hesitarei em questionar. Um grande abraço pra vc.

  5. Quais os exercícios para membros inferiores devem ser evitados para uma pessoa com hérnia de disco?

    • No inicio, antecedendo o trabalho de fortalecimento geral, seria interessante evitar, MAIS UMA VEZ NO INÍCIO DO PROGRAMA DE TREINO, exercícios com carga axial na coluna, como agachamento e desenvolvimento.

      abraço.

  6. Cada vez mais somos procurados por clientes que tiveram lesões nos joelhos, por isso professor gostaria se possível, que vocês gravassem um programa falando sobre o fortalecimento de membros inferiores voltado para pós cirurgico e/ou entorse de joelho de lca e lcp. Como começar, que exercicios fazer, angulos de trabalho, tempo de retorno as atividades. Desde já agradeço

    • Ótimo tema Marcus, mas esse tema é complexo terei que estudar e enriquecer meu conhecimento para fazer bons vídeos. Segundo semestre procurarei fazer vídeos informativos sobre o assunto.

      abraço.

  7. Boa Noite! Parabéns pelo site e pelo canal no youtube.

    Gostaria de saber os cursos que vocês oferecem (dos mais antigos, até aos mais atuais) e se possível uma breve abordagem especificando cada um. Pois as informações do grupo “cursos do treino em foco” são separadas e um pouco confusas (não querendo desmerecer o grupo) poderia compactar tudo em uma lista por exemplo. Se tiver algum lugar que informe isso, prfv informar/direcionar, Agradeço!

    Obs: Quando é feita a compra de um curso, no espaço reservado para identificar o curso que esta sendo comprado, poderia aparecer em forma de opções e assim o individuo seleciona o que lhe agrada. (Não por preguiça de digitar, e sim, para melhor visibilidade de opções de cursos e tbm p não ocorrer problemas por digitação errada ou por outros motivos.)

    Agradeço pelo espaço e atenção! Abraço!

    • Bom dia Raphael, ao selecionar o item desejado em nossa loja online aparecerá a descrição dele, por exemplo, quando você abre o link de um curso que esteja disponível na loja aparece a descrição de tudo que foi abordado no mesmo. Quanto aos aspectos relacionados a compra dos cursos, sugiro que publique este seu comentário no grupo do facebook. Toda parte de gerenciamento da loja fica sob responsabilidade do Prof. Jefferson e ele com certeza lhe dará uma resposta.Abraço.

      • Ahhh entendi! Muito obrigado, sua orientação me ajudou!

  8. Olá, eu tenho a cintura muito fina, de forma que o meu corpo se parece com um X, tem como eu trabalhar para alargar a cintura?

    • Jonathan, talvez seja o caso de otimizar uma hipertrofia na sua musculatura abdominal.

  9. Olá, gostaria que você pudesse explicar um pouco a respeito do treino tensional e metabólico, percebi que é algo que algumas pessoas vem comentando e não compreendi muito bem as questões das repetições e volumes.
    Agradecida, parabéns por seu trabalho.

    • Bom dia Cassia. No meu entendimento o treino tensional nada mais é que um treino de força pura, devido as suas características de um baixo volume e uma grande intensidade. E o treino metabólico nada mais é que um treinamento em forma de circuito.

      Sobre as questões de volume e intensidade, o Treino em FOCO já abordou sobre esses aspectos em um ou mais episódios:

      https://www.treinoemfoco.com.br/treino-em-foco-responde/carga-de-treino-volume-x-intensidade/

      https://www.treinoemfoco.com.br/principios-do-treinamento/interrelacao-volume-x-intensidade/

      • Juliana
        20/11/2014 em 13:13
        Seu comentário está aguardando moderação.
        Ola Boa Tarde!
        Adoro seus vídeos, esclarecem bem !!!
        Minha dúvida é, já faz 1 ano e 2 meses que voltei a fazer musculação, perdi 10 quilos ( precisava pois tenho 1.60 de altura kk agora 58.00 kilos) e de 3 em 3 meses mudo minha ficha e faço as avaliações até perdi medidas onde eu queria como costas, mas aonde quero ganhar como coxa, glúteos até 6 meses atrás eu tinha perdido medidas também, não consigo aumentar o volume, estabilizou, ja vejo um pouco minhas coxas torneadas mais as mediadas continuam as mesmas, o que estou fazendo de errado ? Obrigada a todos Deus abençoe

        • Juliana, podem ser diversos fatores, como sua alimentação, seu descanso, seu próprio treinamento. Algumas pessoas tem mais dificuldade de ganhar volume muscular devido a sua genética. Mas no caso se for o treino, talvez haja necessidade de fazer alguns ajustes. Converse com o Profissional de Educação Física que orienta o seu treinamento, ele poderá averiguar melhor suas condições atuais.

          • Obrigada pelas orientações vou averiguar
            Valeu !!!

      • Ola

        Em relação a correção de trazepio,
        quantas sessões eu faço, bilateral e unilateral?

        poderiam ser 2 x bilateral e 3 unilateral, para correção?

        • https://www.youtube.com/watch?v=uHxP0o1u5Qg

          EM RELAÇÃO COM ESSE TEMA, CORREÇÃO

          VALEW AMIGOS

        • Pode ser sim como colocastes Edson. Se esta execução tu percebes um volume com carga suportável mas forte poderá ser.

          abraço.

  10. Vc poderia sugerir exercicios que não prejudiquem individuo com peritendinite calcarea de ombro? Assisti o video https://www.youtube.com/watch?v=VkuZcuFOpEo Aula #23 manguito rotador e achei interessante. Desde já obrigado pela atenção dispensada.

    • Ok Thiago, veremos essa possibilidade.

  11. Olá. Sou praticante de jiu-jitsu há dois anos e comecei a fazer musculação há algumas semanas. Iniciei na musculação pois me me lesiono bastante na prática do jiu-jitsu. Tenho 1,83 e peso mais ou menos 69kg e, levando em consideração o meu peso, me considero bastante forte (não costumo ter complicações por falta de força nas lutas de minha categoria de peso). Ou seja, não tenho como objetivo aumento de força, mas sim a prevenção de lesões (geralmente me lesiono quando treino com parceiros mais pesados). Contudo, sou extremamente flexível e tenho medo de diminuir a minha flexibilidade, já que isso prejudicaria o meu jiu-jitsu. Que tipo de precauções devo tomar? É a hipertrofia que pode me ajudar na prevenção de lesões? Desde já, agradeço!

    • Bom dia limo. De acordo com que pude visualizar seus objetivos, um treinamento de fortalecimento muscular é o mais indicado à você e não hipertrofia, pois ela sim pode interferir na sua flexibilidade. Porém se você realizar exercícios de flexibilidade nos dias dos quais você não treinará no treinamento resistido (musculação), não terá problemas.

  12. Boa tarde,
    Me chamo Carlos e efetuando algumas pesquisas na internet referente a treinos de alta intensidade encontrei um artigo sobre Mike Mentzer e o sistema de treino Heavy Duty. Há muita coisa na internet sobre, porém todas muito resumidas e outras até deturpando o sistema. Confesso que fiquei com diversas dúvidas sobre este sistema de treino bem como sobre a viabilidade do volume e frequência de treino com relação à busca de Hipertrofia. Seria de grande valia se pudessem fazer um vídeo sobre este sistema tendo em vista que não há praticamente quase nada sobre o assunto em português. ACredito que seria de grande valor e utilidade de muitos caso este tipo de treino seja realmente viável aos praticantes de musculação.
    Grato pela atenção e no aguardo.

    • Boa tarde Carlos. O Prof. Dr. João Moura abordou sobre o sistema heavy duty em um dos cursos do Treino em FOCO sobre sistemas e métodos de treino (especificamente o módulo 3) onde há uma abordagem sobre a metodologia, aspectos neurais e adaptações crônicas envolvidas do heavy duty. Caso tiver interesse, acesse nossa loja.

  13. bom,Eu me chamo Dayvison sou de pernambuco,em nome dos alunos da faculdade Ibgm que prestigia o canal treino em foco.gostaria de pedir uma semana temática de biomecânica aplicada a musculação.agradeço a vocês pelo belo trabalho do treino em foco agradeço a vcs.

    • ótima sugestão Dayvison, iremos produzir. Obrigado por acompanhar o TEF. abraço.

      • nada o prazer meu.

  14. Olá! Seria possível realizar um vídeo falando sobre periodização para hipertrofia (macro, meso e microciclo), explicando como montar. Obrigado e parabéns pelo ótimo trabalho!!!

    • Olá Daniel, em breve teremos novidades no que se refere a periodização. Aguarde!

  15. cadê minha pergunta???

    • Não encontramos sua pergunta, poderia nos enviar novamente?

  16. Boa Noite!!

    Primeiramente Parabéns pelo trabalho!! Sites de qualidade tratando de exercício físico estão raros!!!

    Gostaria da analise das diferentes bases no exercício supino reto (pés no solo, no aparelho e em suspensão) mostrando a sobrecarga de cada um deles na região lombar!! Tenho muito receio das imagens e videos que vejo na net hoje! E gostaria de contar com a colaboração do treino em foco!

    Obrigada!

  17. Boa noite professores do treino em foco! Sou estudante de educação física, estou no segundo ano e ministro aulas de jump devido a um treinamento específico que fiz para dar esse tipo de aula! As vezes sinto dores nos joelhos, mas sempre as tive desde quando eu era mais nova, talvez pelo fato de ter crescido muito rapidamente (1.83 de altura). Gostaria que vocês comentassem sobre os efeitos negativos, ”consequências” que aulas de ginástica coletiva, como jump, step, zumba, podem trazer a longo prazo para as articulações/corpo de maneira geral. Também gostaria de saber se, caso eu me submeter a práticas de fortalecimento da musculatura, se mesmo assim terei problemas mais tarde. Abraços e parabéns pelo canal! Ótimos vídeos!!

    • Geysa Ribeiro. Irei levar suas considerações ao Prof. Dr. João Moura. Abraço.

  18. ola só felipe queria saber com faço pra tricar o abdome dentro de 2meses

    • Alimentação adequada, descanso adequado e um treinamento adequado. Fator genético ajuda muito também, pois você pode “trincar” dentro de 2 meses, ou não. Isso varia de indivíduo para indivíduo.

  19. Olá gostaria de saber qual seria as características de um indivíduo com o biotipo ectoendomorfo, mistura de ectomorfo com endomorfo, como seria esse biotipo?

  20. Quero saber se o suplemento Somatodrol e o Turbo Force é seguro e confiável?

    • Não sabemos informar Alexandro, procure um profissional da área da nutrição, da nutrição esportiva para ser mais específico.

  21. Olá pessoal do TREINO EM FOCO! Vocês são muito importantes tanto para quem busca informações sobre exercícios físicos, quanto para a ciência, pois sempre nos mostram a aplicação prática da teoria! Obrigado!

    Professor, é o seguinte: Tenho 20 anos e tenho 4 anos de experiência de treino de musculação para hipertrofia. Há algum tempo, resolvi mudar meu treino para elevar mais a intensidade dele, então eu o dividi da seguinte maneira: Seg-Sáb
    A – PERNAS (ANTERIOR); TRÍCEPS; ABDOME SUP; LOMBAR.
    B – DORSAIS; ANTEBRAÇO; ABD OBLÍQUIO; PANTURRILHAS.
    C – PEITORAIS; DELTOIDES E TRAPÉZIO; ABD INFERIOR.
    D – PERNAS (POSTERIOR); BÍCEPS; ABD SUP; LOMBAR.
    E – REPETIR ‘A’ OU ‘B’ OU ‘C’; PANTURRILHAS. (Muitas vezes não tenho necessidade de ir sábados)

    Ao menos 3 vezes por semana executo um tiro na esteira durante 15 minutos pré-treinamento com o objetivo de aquecer e melhorar a capacidade cardíaca. Sou ectomorfo, mas como treino há algum tempo, não tenho a aparência de magricelo

    NÃO SIGO ESSA ORDEM COMO UM DOGMA. HÁ SEMANAS QUE É NECESSÁRIO ALTERAR A ORDEM, MAS A ESSÊNCIA É A MESMA. Minha dúvida é se é vantajoso dividir os treinos abdominais como eu divido, de modo que eu treino abdominais todos os dias, mas em suas diferentes porções . Me sinto bem com essa divisão e consigo fazer um treino bastante intenso. Pode me ajudar? Obrigado de novo! Abraços a todos vocês!

    • Boa tarde Wallace. Talvez esse episódio em questão possa sanar suas dúvidas: https://www.treinoemfoco.com.br/treino-em-foco-responde/treinar-exercicios-abdominais-todos-os-dias/

      • Tenho escoliose significativa na torácica alta.quais exercícios seria recomendado para fazer.

  22. Bom dia!
    Adoro seus vídeos, são muito esclarecedores!
    Descobri o treino em foco pesquisando sobre musculação para portadores de escoliose, pois depois de malhar por 3 anos sem muita orientação comecei a sentir muita dor nas costas e no glúteo direito (dor que se estende para aperna) inclusive o glúteo direito está mais desenvolvido que o esquerdo!
    Descobri que tenho escoliose em S, aumento da lordose e da cifose. Fiquei parada por 4 meses e há 1 mês voltei a malhar mas com medo de estar fazendo algum exercício prejudicial. Quero saber quais quais os exercícios mais indicados no meu caso.

  23. Boa noite professor João e os demais colegas do TEF!

    Tenho o biotipo ECTOMORFO e, devido a isso, tenho muita dificuldade no treino de AVM, pois não ocorre um aumento considerável. Sou corredor(Esporádico), e isso já acelera meu metabolismo.
    1- De que maneira posso juntar um treino de hipertrofia com um aeróbio sem que o mesmo catabolize os meus ganhos de massa?
    2- Unir os 2 treinos é possível ou terei que deixar de lado um? Faço qual treino primeiro?
    3- O que ocorre, fisiologicamente, numa pessoa ECTOMORFA durante este treino? Qual sua fonte energética predominante?

    Desculpe se alonguei demais a questão, mas, como acompanho o trabalho do TEF sempre, acredito que podem me embasar para isso.

  24. Bom dia.

    Treino no estilo ABC, de segunda a Sábado, ou seja, treino cada grupo muscular 2x/semana. Já tentei outros estilos, ABCD, mas percebo que não obtive o mesmo desempenho e resultados quando não há estímulo do músculo 2x/semana.

    O problema é: O grupo muscular que mais possuo desempenho para treinar são as pernas. Fico realmente acabado nesse treino, dessa forma não consigo treinar ombros com boa eficiência. Já tentei inverter a ordem, treinando ombro antes de perna, mas mesmo assim fica cansativo e extenso. Descanso no intervalos de 30-45 segundos entre as séries.

    Teria alguma forma de distribuir o treino mantendo o estilo ABC, sendo que um dos dias de treino seja exclusivo de pernas?

    Parcelar o treino no mesmo dia, Ombros pela manhã e Pernas a noite?

    Obrigado e parabéns pelo site!

    • Boa tarde Ramon. É possível que você possa diminuir o volume do seu treino ou então aumentar o tempo de intervalo entra os exercícios. Outro fator é que você está desgastado do ombro ou das pernas? Se for seu cansaço devido ao treino de pernas, tente utilizar as estratégias que citei anteriormente. Caso seja cansaço nos ombros pode ser oriundo do seu treino de membros superiores e você talvez não possa estar descansando o suficiente entre um treino e outro.

  25. ola gostaria de saber algo:

    fazendo um trabalho para definição muscular, de isometria ou calistenia poderia haver diminuição do volume muscular?

    se sim, deveria fazer um trabalho de manutenção?

    qual seria se precisar? 1 vez por semana fazer um forte treino de hipertrofia para manter o volume?

    obrigado pela atenção
    pietro fuga

  26. Olá professor João Moura e equipe. Há pouco tempo encontrei este site, muito bom, parabéns! Minha pergunta é a seguinte: qual a sugestão de vocês para um completo sedentário de 29 anos sem experiência em exercícios físicos que não consegue completar sequer 5 flexões? Eu pretendo fazer um concurso público que exige “TAF” ( 3 repetições “pronadas” na barra fixa e 30 abdominais em 1 minuto). Tenho 6 meses para me preparar. Vocês sugerem um treino específico? Por favor me ajudem.

    • Olá Rodrigo,

      tu tens 6 meses para te preparar para o TAF, com este tempo pode ser feito um bom trabalho. Vou te responder em vídeo, gravo hoje (sábado) e daqui uma semana deverá ir ao ar, ok?

      Abraço.

      • Valeu professor

  27. Boa noite, gostaria de uma ajuda, treino a um bom tempo e vejo que meu peitoral é diferente do outro, não no sentido de volume mais sim de formato um é quadrado e o outro é redondo, teria como melhorar isso ou tenho que aceitar essa diferença pra sempre?

    https://imagizer.imageshack.us/v2/772x732q90/913/WcGcC2.jpg

    • Áquilas

      A diferença é pequena entre um peitoral e outro (pelo menos o que deu para ver na foto que tu enviaste). Isso é a constituição do ponto de origem do músculo, não há o que fazer pois um lado o direito a origem dele é mais próximo ao ponto medial do esterno (osso do meio do peito) ou outro mais longo do esterno… não há treino que resolva isso. Chamamos de variação individual anatômica. Ok?

      Abraço.

  28. Primeiramente mil parabéns pela equipe do TEF !

    Shooooooooooow de bola qualidade dos vídeos, tanto de conteúdo (informação séria) quanto da didática de apresentação. Muito bom mesmo pra quem não é profissional de EF.

    Mas blz, a pergunta é a seguinte : já pratiquei muita musculação e tenho alguma hipertrofia já. Tive uma pequena lesão no joelho (nada grave) e parei um pouco a musculação pra fazer Fisio. Daí após recuperação me sugeriram um pouco de Pilates.

    Comcei a fazer o Pilates e gostei muito. Estou inclusive lendo o livro original do Pilates em Inglês. Achei fantástico a idéia do kra já nos anos 1920, de integrar Mente & Corpo. A filosofia do Pilates me fascinou.

    Só que gostaria de voltar a fazer musculação também !

    Então fico pensando qual a melhor forma de combinar os treinos, para poder encaixar a musculação e também popiciar o descanso necessário entre os treinos, isto é, não entrar num esquema de OverTraining…

    Gosto bastante do treino de musculação estilo A,B,C de grupos musculares. Faço Pilates de Terça e Quinta.
    Então uma primeira idéia seria Musculação A,B,C de Segunda, Quarta e Sexta e Pilates de Terça e Quinta.
    Possivelmente algum aeróbico APÓS o Pilates na Terça e Quinta.

    Seria essa uma boa idéia ? Como distribuir o A,B,C ? Por exemplo Segunda = Pernas & Ombros, Quarta Peito & Triceps e Sexta Costas & Biceps ?

    Outra enorme duvida ? Onde encaixar abdominais já que Pilates requer bastante desse grupo ? Treino abdominal já num nível intermediário, com Ab Wheel inclusive… Na minha intuição eu faria um treino PUXADO de abdominais (completo) após o Pilates, de Terça e Quinta…

    Já os treinos A,B e C de musculação realmente não sei como fazer…

    :S

    • Bom dia José Adriano. De acordo com o que você colocou, você não está mais na prática do TRP (musculação) certo? Tendo em vista que você provavelmente deve estar muito tempo sem praticar este tipo de modalidade seria necessário você fazer uma readaptação. Ao meu entender você querendo parcelar seu treino em A,B,C da ideia de que você já quer começar o treinamento dividindo os grupos musculares. Comece com seu treinamento não parcelado, com exercício multiarticulares e cargas leve/moderadas e depois de algum tempo é possível se pensar me um parcelamento.

  29. e ai galera! beleza. bom eu tenho 21 anos peso 104 kilos 1,87 de altura. nao sou gordo do tipo obeso estou acima do meu peso. meu treino e dieta sao controlados. eu quero ficar grande ganhar mais massa muscular magra. porem nao sei se devo secar primeiro e depois hipertrofiar ou vice – versa. o que voces me sugerem?

    • Daniel,

      primeiro procure um boa academia e profissionais competentes para te orientar, isso é o fundamental. Após sugiro que tu inicie com trabalho de força (musculação) em um primeiro momento para fortalecer teus tendões, ligamentos e músculos. Após podes acrescentar o trabalho aeróbio em conjunto. E a carga de treino? essa o profissional de EF que te acompanhar deverá determinar.

      Abraço

  30. Olá Professor João e Jefferson, gostava de saber quais são os exercicios mais indicados para pós parto com cesariana?O médico ja liberou a prática de exercicio.
    Obrigado

    • Felipe,

      O clássico neste momento é importante. Iniciar independente do exercício de forma leve, portanto, quilagens baixas e podes trabalhar mais repetições um pouco que o normalmente executado. Exercícios abdominais que faça inicialmente em ângulos restritos e depois vá evoluindo com a angulação de trabalho. prefira neste primeiro momento exercícios em máquinas que envolvem menos grupos sinergistas. ok?

      abraço.

  31. Olá João, Jefferson e toda a equipe. parabéns pelo canal!!Minha pergunta é sobre CALISTENIA/STREET WORKOUT.

    Complicado separar um plano de treino sobretudo na calistenia, pois envolvem sempre muitos grupos musculares.
    Estava tentando fazer uma divisão de treino ABC, porém notei que no fim da semana minhas séries e repetições já não saiam tão produtivas, por causa do desgaste.

    Então hoje em dia treino, na Segunda-feira, as diversas flexões de braço (push ups), e na Terça-feira treino nas barras paralelas e na barra fixa, os demais dias separo para descanso dos membros superiores.

    PERGUNTA: Nos treinos calistênicos, os músculos também necessitam de descanso assim como na musculação tradicional? Qual a diferença, entre estas práticas, no que diz respeito ao plano de treino?

    Pergunto isto por ter lido num site, uma “atleta” dizendo, que os exercícios calistênicos não necessitam de descanso.

    • Boa tarde Ramon, interessante sua colocação. Levarei ela até o Prof. Jefferson pois trata-se de um pegunta bem curiosa e iremos ver a possibilidade de entrar nos vídeos sobre calistenia, então sanaremos sua dúvida. Caso não entrar logo responderei aqui. Fique no aguardo, abraço!

  32. Olá equipe do Treino em Foco! Tenho uma dúvida muito importante. Tenho uma Assimetria Toracica(Pectus Exvacatum)gostaria de saber se posso realizar qualquer atividade na academia ou a restrições? Ah exercícios para corrigir o tórax?

  33. Olá! Obrigada pela iniciativa, vocês tem me ajudado muito! Gostaria de sugerir uma reflexão sobre treino de força para mulheres não-atletas em sentido prático, ou seja, questões sobre aquecimento, número de repetições, tempo de intervalo e parcelamento para treinos de 60 minutos, tres ou quatro vezes por semana. Há muita informação sobre hipertrofia e alguma sobre treino de força para homens, mas não encontrei nada referente a treino de força para mulheres que não desejam grande aumento de massa.

    • Olá Régia, levarei suas colocações aos João e o Jefferson.

  34. Gostaria de saber se posso fazer, depois de muito tempo parado sem treinar musculação, um treinamento utilizando apenas uma série de cada grupo:

    1 – Supino Reto
    2 – Remada Sentada
    3 – Remada Alta
    4 – Rosca Direta
    5 – Tríceps Francês
    6 – Agachamento
    7 – Panturrilha

    É viável?
    Se tiver alguém habilitado para me responder, agradeceria.

    • Existe alguns pontos a serem avaliados Marcos. Apenas uma série me leva a crer que você está usando quilagens muito elevadas. Para alguém muito tempo parado começar com quilagens altas podem acarretar alguma possível chance de você se machucar. Procuro um profissional de Educação Física para que ele possa lhe orientar da melhor forma possível e ajustar seu treinamento.

  35. Gostaria de saber se posso fazer, depois de muito tempo parado sem treinar musculação, sum treinhamento de com uma série de cada grupo:
    1 – Supino Reto
    2 – Remada Sentada
    3 – Remada Alta
    4 – Rosca Direta
    5 – Tríceps Francês
    6 – Agachamento
    7 – Panturrilha

    Todos apenas uma série de 10. É viável?
    Se tiver alguém habilitado para me responder, agradeceria.

    • Existe alguns pontos a serem avaliados Marcos. Apenas uma série me leva a crer que você está usando quilagens muito elevadas. Para alguém muito tempo parado começar com quilagens altas podem acarretar alguma possível chance de você se machucar. Procuro um profissional de Educação Física para que ele possa lhe orientar da melhor forma possível e ajustar seu treinamento.

  36. Ola professor. Venho acompanhando seu trabalho desde que iniciei meu treinamento para TAF e tem me ajudado muito. Gostaria de saber qual a média (mais ou menos) do abdominal feminino (60 segundos), salto, corrida leger e força manual feminino.As informações que tenho são bem variadas e não tenho um dado que seja mais coerente. Obrigada. 🙂

    • Clau, mais importante que saber a média é saber qual o critério mínimo para passar no teste. ook? verifique qual a execução/performance mínima exigida.

      Abraço.

  37. Olá professor, boa tarde. Acabei de assistir o seu video do teste de 1RM, nele você disse que o mesmo não pode ser usado como prescrição de treino. Meu interesse nos treinos é única e exclusivamente para ganho de força. Pratico musculação há um pouco menos de um mês, gostaria de saber como eu devo proceder, agradeço desde já, obrigado!

    • Se teu interesse é ganho de força, treino intenso e não precisa testar o 1RM, não é necessário.

  38. Olá Equipe Treino em Foco, a quase 1 ano eu fui diagnosticado com uma protusão de disco na vértebra L5-S1, passado o tempo de recuperação e a fisioterapia eu fui capaz de voltar aos treinos quase como antigamente, com algumas exceções de exercícios, mas desde então eu não fui capaz de encontrar um treino de abdominal satisfatório que não me cause dor, o único exercício que faço atualmente para o abdômen é a prancha isométrica mas eu não estou satisfeito utilizando apenas esse exercício, atualmente não consigo fazer levantamento terra e agachamento apenas com um peso leve, então gostaria de sugestões de exercícios para hipertrofia abdominal que não cause pressão na região lombar. Obrigado desde já.

    • Olá Rogério. O Treino em FOCO já gravou uma série completa sobre exercícios abdominais. Recomendamos que você assista esses episódios já gravados. Você pode acessar os episódios através do link: https://www.treinoemfoco.com.br/dicas-de-abdominais/

  39. Ola amigos, estou precisando de ajuda para fazer a execução correta dos exercícios livres com a barra (agachamento livre, stiff e levantamento terra). Gostaria de saber os posicionamentos corretos e como evitar as dores na coluna.
    Desde já agradeço!
    Parabéns pelo trabalho de qualidade que vocês realizam!

    • vamos gravar informações a respeito no treino em foco análise de exercício. Esse semestre será abordado exercícios de membros inferiores.

      Abraço.

  40. Boa tarde!

    Algum vídeo sobre intervalo/descanso entre entre treinos do mesmo grupo muscular? Sei que há o vídeo sobre número de exercícios por treino, mas queria saber se há algum sobre descanso necessário para o novo estímulo.

    Obrigado.

  41. Pô não me responderam e ainda apagaram minha pergunta.

    • Qual a sua pergunta Pedro?

  42. Olá, gostaria de saber o que devo fazer para não sentir dor na parte posterior do ombro ao fazer exercícios para peito? Será que preciso fortalecer os músculos do manguito rotador?

    • Boa tarde Flavio. Essas dores podem ser causadas por diversos fatores. Você sente dor nessa região somente durante o exercício? Caso for uma tensão muscular, um trabalho de alongamento possivelmente irá resolver. Aconselhamos a você procurar um médico para fazer uma melhor avaliação sobre o seu caso. Se a região do ombro estiver fraca, o trabalho de fortalecimento dos músculos do manguito rotador seja interessante.

  43. Olá professores. Primeiramente parabéns pelo belo serviço que vocês fazem.

    Eu gostaria de saber mais sobre o exercício ”pulley nuca”, pois fiz uma pequena pesquisa, li em alguns fóruns sobre musculação, e vi várias pessoas dizendo que este exercício é SUPER perigoso, pois ao logo do tempo pode aumentar e muito o risco de lesões, podendo lesionar o manguito rotador e etc.

    Se puder responder ou fazer um vídeo falando sobre este exercício ficaria muito grato, pois é um exercício muito polêmico.

    Grande abraço e parabéns!

    • Bom dia Emerson Rocha, o Treino em FOCO já gravou um vídeo sobre este exercício. Você pode conferir através desse link: https://www.treinoemfoco.com.br/treino-em-foco-responde/puxada-por-tras-redondo-maior-e-redondo-menor/

  44. Boa tarde!

    Por gentileza, poderiam falar a respeito de ‘Levantamento Terra’. Execução e musculatura envolvida no exercício.

    Grato.

    Juliano

    • Juliano esse semestre no Treino em foco Análise de exercício será abordado. Abraço.

  45. Olá professor.Queria saber se tem algum video seu falando sobre o efeito ”platô”, estagnação.Sobre como impor mudanças que levem o corpo ao estresse novamente !!! Desde já grato.

    • Boa tarde Tarcísio.

      Estou linkando um espisódio sobre o princípio da sobrecarga e adaptação que está relacionado com sua dúvida:

      https://www.treinoemfoco.com.br/principios-do-treinamento/principio-da-sobrecarga-e-da-adaptacao/

  46. Olá professor!
    É o seguinte, estou me graduando em EF, e estou ajudando um amigo que passou em um concurso e agora precisa passar no teste físico, ele esta bem, já faz academia à algum tempo, mas não consegue realizar os abdominais, faltam 2 semana, fiz um treino puxado pra abdômen e flexores do quadril, o que posso fazer pra que ele tenha um aumento de força desses grupos musculares sem que haja alguma lesão pelo excesso de treino?

  47. Olá equipe do Treino em Foco, faz um bom tempo que conheço o canal de vocês no youtube e sempre que tenho disponibilidade de tempo eu me atualizo sobre as postagens que são sempre bem interessantes não só para os praticantes de musculação mas também para os acadêmicos.
    Sou somente um praticante de musculação e sempre procurei corrigir minhas posturas ou adequá-las ao tipo de músculo que eu gostaria de desenvolver mais, porém minha dúvida não se trata sobre a musculação praticada nas academias convencionais do Brasil, e sim das ‘modalidades’ que já existem há um bom tempo fora do país como Crossfit, Street Workout, Freeletics e até uma metodologia que encontrei esses dias de uma pessoa chamada ‘Neila Rey’. Há a possibilidade de vocês fazerem um vídeo informativo sobre essas novas ‘modalidades’ e se possível compará-las com a musculação convencional na questão de atingir os objetivos tanto de hipertrofia quanto definição muscular? Obrigado e continuem com o excelente trabalho!

    • Boa tarde Leandro Sanchez.

      Em breve o Prof. Jefferson irá realizar uma nova série no Treino em FOCO sobre exercícios calistênicos (street workout). Aguarde!

  48. Boa tarde Pessoal do Treino em Foco,

    Minha dúvida é quanto a divisão de treino, onde os grupos musculares Ombros/Pernas estão no mesmo dia.
    Apesar de ser uma divisão unânime e padrão em todas as academias em que já treinei…. Recentemente, li um artigo que sugeria que essa divisão não era ideal pois os Ombros ja são consideravelmente exigidos nos treinos de Peito e também nos treinos de Costas, ativamente ou como estabilizadores. Assim, o músculo não teria o descanso apropriado, sofreria com overtraining e perderia potência ao ser treinado após o treino de Pernas que é um grupamento muscular muito grande.
    Portanto, ter um dia só para Pernas (C) e dividir o treino de ombros em Peito (A) e Costas (B) é mesmo uma divisão mais eficaz? Visando a hipertrofia

    Obrigado!

    • Olá Igor Souza!

      Veja bem, o parcelamento deve estar de acordo com as necessidades do praticante. O Professor Jefferson já gravou um vídeo sobre parcelamento onde ele faz uma abordagem relacionada à sua dúvida.

      Link: https://www.treinoemfoco.com.br/parcelamento-do-treino/parcelamento-de-treino-a-b-c-d-e/

  49. Boa noite, gostaria de saber se é verdade que treinamento aerobio todos os dias nao ajuda a emagrecer mesmo tendo uma boa dieta, pois vi esse video (https://www.youtube.com/watch?v=jS8fND5Ww98) e fiquei com essa duvida por favor me ajudem nessa duvida. obrigado

    • Emerson Silva.

      Em um trabalho aeróbio visando emagrecimento, se faz necessário atingir a zona alvo aeróbia de treinamento de 40 a 60% da frequência cardíaca máxima do praticante. De acordo com as colocações do rapaz do vídeo, ele diz que para emagrecer deve-se somente treinar em alta intensidade. Será que qualquer pessoa consegue treinar em alta intensidade? Ele menciona a tal queima de 48 hora que nada mais é que o EPOC: Consumo excessivo de oxigênio pós esforço físico.

  50. Professor, trabalho como personal trainer e rotineiramente vejo mulheres objetivando simultaneamente a hipertrofia (principalmente de membros inferiores) e o emagrecimento, com isso elas acabam treinando forte membros inferiores em um dia e logo no dia seguinte praticando alguma atividade aeróbia oferecida na academia, como o jump, o step, ou spinning. Sei que a pratica dessas atividades aeróbias podem atrapalhar o processo de hipertrofia, mas qual a melhor estrategia para conciliar o treinamento de hipertrofia para membros inferiores e a pratica do step, por exemplo? Seria mais aconselhável focar primeiro o emagrecimento e só depois a hipertrofia?

    • Olá Tiago Pereira.

      O Treino em FOCO já gravou um episódio que está linkando sua dúvida. Confira aqui: https://www.treinoemfoco.com.br/treino-em-foco-responde/recuperacao-muscular/

  51. Tem como ganhar resistência em uma corrida, e aumentar a massa muscular dos Membros inferiores e superiores, como um tipo só de treino? ou devem ser treinos específicos?

    Grato!

    José

    • Olá José.

      Veja, você irá estar trabalhando qualidades físicas diferentes (aeróbio e neuromuscular). Se você realizar um mesmo treino, em uma mesma sessão poderá ocorrer déficits de rendimento. Por exemplo treinar para aumento de massa muscular intercalando um exercício de corrida você poderá estar usando a massa muscular como substrato energético para corrida e consequentemente perdas de massa muscular.

      Uma sugestão é que você procure um profissional de Educação Física, um treinador, personal trainer para que com ele vocês possam elaborar uma periodização de treino de acordo com os seus objetivos.

  52. Olá Prof João!

    Por gentileza, existem alguns exercícios específicos que podem melhorar ou amenizar uma cifose ??

    Já treino musculação há 7 meses

    Grato

    Sandro

    • Olá Sandro, Temos uma postagem específica para Hipercifose torácica. Confira

      https://www.treinoemfoco.com.br/treino-em-foco-responde/exercicios-para-corrigir-hipercifose-toracica/

      • Obrigado Jefferson!

        Parabéns pelo ótimo trabalho!!

        Sandro

      • Olá Jefferson tudo bem? Espero que sim! Gostaria de saber sobre o software de avaliação que está disponível na loja de vcs, tenho dúvida se o produto conta com a parte de avaliação postural? Obrigado.

        • Sim Amauri Ferraz, o SAAMH 3.0 já está disponível na loja Treino em FOCO. O SAAMH 3.0 não conta com a parte de avaliação postural.

  53. Olá Yago. O Treino em FOCO não faz indicação de uso de suplementos como forma de prescrição. Isto um papel que cabe ao nutricionista, ele poderá lhe orientar corretamente se você deve ou não suplementar. E também tem que se levar em consideração sua idade, se você já atingiu o estado de maturação biológica. Caso não, é recomendável não entrar um treino que visa hipertrofia pois poderá “barrar” seu crescimento.

  54. Olá Alexandre, tem de ser levar em consideração as variáveis de treinamento. Neste caso a variável de especificidade. Em Muay Thai, é provável que em determinados movimentos possam exigir força. Então cabe fazer um treinamento visando força, e não hipertrofia. Procure um profissional de Educação Física, um Personal Trainer. Ele poderá olhe orientar devidamente de acordo com os seus objetivos.

  55. Assim, eu treinei uns 3 meses e nesse meio tempo percebi que meu peito esquerdo estava crescendo bem mais que o direito fazendo os exercicios corretamente fiquei um pouco preocupado,dai tive que parar por motivos pessoais fiquei 8 meses sem treinar e o peito ainda da mesma diferença so que menor,voltei ta com um mes e esta da mesma forma o peito esquerdo ta crescendo e definido enquanto o direito menos e n mt definido a diferença é notavel por isso me preocupa o que vc me recomenda ?

    • Bom dia Wollace. O Treino em FOCO gravou um episódio sobre como corrigir assimetria de peitoral. Acompanhe o vídeo, talvez possa sanar suas dúvidas. Caso as dúvida ainda permaneçam, entre em contato conosco novamente. Abraço!

      https://www.treinoemfoco.com.br/assimetria-muscular/como-corrigir-assimetria-de-peitoral/

  56. Olá Bruno Miranda. Quanto a alimentação, isso vai depender muito de que tipo de exercício físico, que tipo de treinamento físico você está realizando. Nós do Treino em FOCO, no momento, não prescrevemos dietas e quaisquer aspectos nutricionais. Procure por um nutricionista, se possível, que tenha especialização ou esteja envolvido com o âmbito esportivo. Abraço!

    • Estou em dúvida sobre o Treino Full Body, ele funciona??

      Abraço

      • Olá Anderson. Isso depende de indivíduo para indivíduo. O Treino Full Body não é nenhuma novidade. Normalmente é utilizado em indivíduos inciantes no treinamento resistido com pesos (musculação). Este treino caracteriza-se por utilizar de exercícios compostos, ou seja, trabalhando mais de uma articulação (multi-articulares), consequentemente mais grupos musculares. É possível obter um volume de massa muscular com este tipo de treino, entretanto é necessário observar os resultados que o indivíduo praticante desde treino tem obtido e se ele está conseguindo se recuperar durante os intervalos das sessões. Abraço.

  57. olá professor tudo bem ? treino há 1 ano e alguns meses, e há algum tempo que eu reparei que meu ante-braço direito é mais ou menos 1 cm maior/mais grosso que o esquerdo, e desde que percebi tenho optado por exercicios unilaterais, mas nao diminuiu a diferença, ai agora estou recorrendo a treinar apenas o lado esquerdo que é o menor, e deixando de treinar um pouco o lado direito, porque fazendo isso, eu creio que ajuda, pois eu creio que não trabalhando o outro lado, previne que o outro lado fique mais desproporcional ainda que o esquerdo. estou treinando o antebraço dia sim e outro dia não (apenas o esquerdo)
    eu vejo os seus videos e vejo que voce tem um grande conhecimento sobre musculação e talvez possa me dar umas dicas.
    agora a pergunta. estou fazendo certo a coisa certa atualmente adotando este plano que eu adotei ou não ? que dicas você pode me dar ?

    • Olá Daniel. Você pode atribuir exercícios para antebraço no seu treinamento. Uma boa opção é (caso seu treino for parcelado) é encaixar esses exercícios no dia em que você treina membros inferiores (pernas), mas colocá-los de forma complementar. Neste seu caso, teria necessidade de ver a situação para passarmos alguma solução mais eficiente.

  58. Eu tenho 16 anos faço musculação a 1 ano porém apenas treino de resistencia.
    João Moura você poderia me dar um treino de hipertrofia prescrito pra minha idade sem que afete com meu crescimento em altura ?
    tenho 1,80 espero chegar a 1,85

    • Olá Mateus! Para que você possa entrar em um treino de aumento do volume muscular (hipertrofia), seria necessário ver se você, que no caso, é um adolescente, já chegou ao fim de sua maturação biológica. Se sim, você pode entrar em um treino de hipertrofia. Caso não tenha conluído esta etapa biológica, recomendamos que você matenha este treino de resistência muscular com cargas leves/moderadas leves.

      Abraço!

  59. João..bom dia ! Pode fazer uma vídeo falando sobre o treino FST-7 e se possível mostrar como ficaria cada sessão de treino ?

    Abraços

    • Olá Marcelo! Eu irei conversar com o João sobre essa proposta. Abraço!

  60. Boa noite!! joão queria agradecer pelo vídeo esclareceu 100%, muito obrigado mesmo, n tenho como agradecer todas essas informaçoes verdadeiras e de qualidade, nenhum canal do youtube da a atenção que voces dao aos Telespectadores. Obrigado e continuem com os videos!!! São bons de mais!

    • Boa tarde bruno lima lins! Nós do Treino em FOCO agradecemos você por acompanhar o nosso trabalho. Obrigado!

  61. boa noite, ouvi falar que tomar whey com agua gelada demora mais para absorver pois o corpo primeiro tem q deixar na temperatura certa isso é vdd?

    • Não sei responder essa pergunta rodrigaoo, desculpe.

  62. Boa tarde, Professor. Gostaria de saber, se é possivel fazer o uso do termogênico Oxyelite, e se pode ocorrer de fazer efeito contrário, caso eu passe duas semanas, um mês, sem a prática do exercicio físico. E se realmente é eficaz. Grata!

    • Olá Tyciana Carneiro. Nós do Treino em FOCO não prescrevemos suplementos. Procure um nutricionista, ele poderá lhe orientar melhor nestes aspectos.

  63. Olá João.. Sei que já falou bastante sobre alongamento e flexibilidade. Mas gostaria que falasse um pouco sobre o alongamento aliado ao treino de hipertrofia. Em como ele pode ajudar o ganho de massa muscular?

  64. ola João gostaria de saber como que eu faço para malhar o oblíquo externo, porque meu professor da academia falou que para malhar esse músculo eu deitaria no chão e na hora que eu executar o exercício eu elevo o meu cotovelo ate o meu joelho, só que tem um detalhe acho esse exercício muito difícil e não consigo realiza-lo e acabo nem trabalhando esse músculo abdominal, gostaria de saber qual outro exercício eu posso fazer para trabalhar esse mesmo músculo.

    grato desde já Ricardo !!!

    • Olá Ricardo,

      vou responder a tua pergunta em vídeo. Gravarei hoje e deverá ir ao site nesta semana ou na próxima, ok?

      abraço.

    • Ola Prof. Doutor Joao Moura, gostaria de saber se ha algum esporte/exercicio fisico capaz de aumentar o tamanho da caixa toracica. Obs:19 anos, 1,70 de altura e 60 kg.

      • Boa tarde Asafe! Não é possível aumentar o tamanho da caixa torácica. O que é possível é desenvolver sua musculatura, isso gera uma ilusão que sua caixa torácica aumentou. Exercícios para costas, peito, ombros, o tronco como um todo são alternativas para que você consiga desenvolver essa musculatura.

  65. boa noite joao!!
    queria saber qual melhor horario para faze series de flexibilidade, eu faco apos o treino mais n sei se eh um bom horario, e quantas series e repeticoes e o tempo que deve manter flexionado e qunatas vezes por semana, devo aquecer antes? assisti todos os videos da serie de flexibilidade mais n achei essa informação.
    muito obrigado joao, parabens pelo canal !!

    • olá Bruno, tudo certo?

      vou responder a tua dúvida em vídeo e postar esta semana ou na próxima aqui mesmo no TEF, ok?

      abração.

  66. Olá, vocês estão fazendo um belo trabalho, e como toda pessoa tem sua pergunta, eu também tenho a minha . Bom então eu tenho várias dúvidas que tenho certeza que vocês vão me ajudar.

    Devo comer quanto tempo antes e depois dos exercícios físicos?

    Na questão sobre o abdomen, seria o certo perde a gordura da barriga primeiro, para depois fazer abdominais ou posso fazer os dois, pois ambos perdem caloria?

    Vocês fizeram um video no Youtube explicando uma pergunta feita aqui, que era sobre assimetria no peitoral. Mas já no meu caso é o seguinte: tenho o meu peito direito maior do que o esquerdo, maior no caso embaixo que nem foi postado no seu video, então, se teria algo além daquelas dicas? Porque fazia academia e parei, tem algo que posso fazer em casa pra corrigir isso?

    é normal o abdomen ser desalinhado, sendo um pouco mais pra cima do que o outro?

    • Olá Ruan, como são vários pontos vou responder em vídeo. Deverá entrar aqui no TEF esta semana ou na próxima, ok?

      • Beleza vou estar aqui.

  67. Boa tarde prof. João Moura, sou professor de Educação Física especializado em Treinamento Desportivo pelo Instituto ENAF e tenho acompanhado seus videos há algum tempo, no entanto, se for possível, gostaria que fizesse algum vídeo sobre respostas hormonais ao treinamento de força. Desde já agradeço.

    • Boa sugestão Weuller, vamos preparar para o segundo semestre essa temática. Obrigado pela sugestão.

  68. Bom dia, a respeito do vídeo sobre o HIIT, o João disse que provavelmente ele não seria adequado ao treino de força de um fisiculturista. Ontem comecei o método de treinamento Stronglifts 5×5. Como consiste em um treinamento com foco na força, porém apenas três vezes por semana, gostaria de saber se seria adequado usá-lo em conjunto com o HIIT, seja nos dias de descanso do SL 5×5, ou mesmo ao final de cada treino, de 2 a 3 vezes na semana. Obrigado!

    • A resposta é complexa Paulinho pois temos vários aspectos a pensar. De forma geral, entendo que é possível sim, entretanto, deves analisar se não estas perdendo desempenho em um dos treinos em função do outro, ok?

      abraço

  69. Professor muito bom o seu canal, tenho uma pergunta. Estou iniciando jiu-jitsu e sinto dores nos joelhos, qual exercício ou exercícios indicados para fortalecer as articulações dos joelhos e evitar dores e lesões? Atenciosamente
    Gian Carlos Damaceno

    • Gian, tudo bem?

      Vou te responder em vídeo, ok? Entrará esta semana ou semana que vem aqui mesmo no TEF.

      abração.

  70. Gostaria de uma resposta para minha pergunta feita em 30/04/14, me ajude ai parceiros, um forte abraço.

    • Já foi respondida wilker, abraço!

  71. Olá equipe do Treino em Foco! Estou gostando muito das aulas e materiais disponibilizado por vocês. E gostaria de abusar um pouco mais do conhecimento da equipe e pedir que, se possível, seja disponibilizada uma aula falando sobre os processos de absorção dos nutrientes como minerais, proteínas, carboidratos e etc. Gostaria muito de entender melhor como funciona a questão de quanto o nosso organismos aproveita do que ingerimos e como e feita a distribuição e armazenamento desses nutrientes, também quais são os nutrientes mais usados durante os treinos tanto de hipertrofia como de resistência.

    Vlw ae! Sucesso para vocês!

    • Cleiton, estamos ajustando com a área de nutrição e um profissional para nos acompanhar no TEF… assim perguntas sobre nutrição serão abordadas quando da chegada deste profissional.

      abraço.

  72. Professor.. sou profissional de educação fisica e tenho pretensão na carreira de personal trainer. Minha pergunta é a seguinte:
    Sempre tive dificuldade em ganhar peitoral. Em compensação, minhas costas crescem com muita facilidade. A grande dorsal, a “asa” é enorme em relação ao peitoral. E mesmo dando foco na musculatura de peitoral, eu não consigo desenvolvê-la muito bem. Sempre treinei com grande amplitude de movimento. É genético? A questão pode ser o treinamento? Fáscia encurtada?

    • Olá Michael Dubiela. Sim, pode ser genético. Experimentar alterar alguma variável do seu treinamento para ver se haverá alguma modificação. Abraço!

  73. Olá a todos. Primeiro, gostaria de agradecer ao professor Doutor João Moura e ao Jefferson Sousa por nos fornecer informações valiosas e de qualidade como todo parecer técnico a respeito da musculação e exercícios afins.

    Confesso que eu nunca gostei de treinar em academia, e ultimamente estou treinando em praças. É treinando na rua que estou sentindo prazer em fazer exercícios. Sendo assim, gostaria de dar uma sugestão: poderia criar uma série a respeito de treino em rua. Vi alguns vídeos a respeito, mas seria interessante agrupar esses vídeos em uma série.

    Não abusando da boa vontade de vocês, que já é muita, queria pedir informações sobre exercícios que fortalecem os músculos ao redor da escápula, mas que não seja em academia.

    Desde já agradeço e desejo muito sucesso pra vocês. Obrigado 🙂

    • Olá Gustavo Gomes. O Professor Jefferson Sousa está com projetos que logo estarão entrando como mais uma série do Treino em FOCO. E justamente essa série aborda o treinamento na rua. Por enquanto fica um suspense, mas novidades em breve. Abraço!

  74. Boa noite Dr. João, gostaria muito de contar com sua ajuda, estou me preparando para o TAF da PM, porém tenho uma grande (imensa) dificuldade de executar o exercício na barra fixa, não consigo nem executar 1 repetição pronada, “parece que não tenho força nos braços para tracionar o meu corpo”, já tento faze-las a algum tempo inclusive de forma negativa , pendurando e controlando a descida (isometrico) sem exito, estou querendo agregar exercícios específicos para fortalecimento muscular na academia. Seria interessantes eu malhar 3x na semana os exercícios abaixo para fortalecimento muscular para auxiliar na execução da barra fixa? Se não estiver correto me oriente quais exercícios paralelos posso fazer na academia para ganhar força muscular nos músculos exigidos na barra fixa.

    BARRA FIXA
    PULLEY COSTAS
    PULLEY FRENTE
    PULLEY TRIANGULO

    BÍCEPS

    ROSCA CONCENTARDA
    SCOTT

    ANTEBRAÇO

    BÍCEPS INVERTIDO
    ROSCA MARTELO
    ROSCA PUNHO
    ROSCA PUNHO INVERT.

    Conto com sua ajuda e conhecimento.

  75. Bom dia.
    Eu gostaria muito de ter participado do curso de Sistemas e Métodos de Treino Módulo 1, mas, como estaria viajando, eu nem cheguei a me inscrever.
    Minha pergunta é se ele vai ser disponibilizado para venda e, caso positivo, quando isso se dará? É que pretendo fazer os outros módulos e gostaria de já ter assistido o primeiro anteriormente.
    Desde já agradeço a atenção costumeira.

    • Boa tarde Raphael! O curso já está disponível para venda em nossa loja integrada. Link para acesso à loja do Treino em FOCO http://treinoemfoco.lojaintegrada.com.br/

      Abraço.

  76. Olá, primeiramente quero parabenizar vc pelo excelente trabalho..Nunca vi nada igual..Hoje assistindo um vídeo seu sobre hiperlordose fiquei surpresa com muita coisa que não sabia..Amei..Parabéns..Então sofro muito com essa hiperlordose, não ando suportando a dor..E anda doendo da cervical a lombar..O que vc me recomendaria além dos exercícios físicos..Pliates, Rpg, Hidroginática….Enfim, nem sei mais o que é melhor…Detalhe eu não faço e não gosto de exercício físico, mas diante da dor que não suporto preciso fazer algo. O que vc me recomenda? Ah!! e fazendo td certinho conseguido acabar com a minha barriga que depois da dor é o mais me incomoda? Obrigada…Aguardo..

    • Olá Ítala Alves! Você já procurou algum médico ou outro profissional para averiguar seu problemas de desvios posturais? É importante que isso seja feito. Tem que se levar em consideraçãos os níveis dos seus desvios posturais. Partindo desse ponto, pode-se encontrar soluções mais eficazes para amenizar, aliviar seus problemas com dores. Outra vez recomendamos que você procure um bom profissional para que possa lhe orientar.

  77. Teria como conciliar Treino para ganho de Força com Treino para Hipertrofia Muscular? Como fazê-lo?

    • Roberto, se você estiver adaptado no trabalho hipertrófico, sim, é possível conciliar um treino de força. Funcionaria como um novo estímulo para o treinamento. Através desse treino de força você irá priorizar um trabalho neural do desenvolvimento de força, mas não irá ter perda dos efeitos hipertróficos. Cabe à você, junto com o profissional de Educação Física que treina você ver a melhor forma de adaptar esse tipo de treino no seu programa de treinamento.

      Abraço!

  78. professor um adolescente com onze anos pode fazer musculação?

    • Olá José Ailton! Sim é possível. Mas para que um adolescente possa aderir a prática do treinamento resistido com pesos (musculação) há determinados pontos que devemos observar.

      O primeiro ponto é ver se este adolescente já atingiu sua maturação biológica, que é o estágio (pós-pubere) onde ele sofrerá modificações corporais, fisiológicas, estruturais e hormonais. Antecedendo a maturação biológica o adolescente se encontra em uma fase denominada pré-pubere onde este indivíduo ainda se encontra em fase de crescimento; sua estrutura óssea ainda não está completa e seu nível de testosterona é baixo. Se o objetivo da musculação para este adolescente é visar o aumento do volume muscular (hipertrofia) não é recomendável pois além dele se encontrar em um estágio de maturação não favorável ao seu objetivo, a prática da musculação (nesse caso) poderia “barrar” seu crescimento devido as cargas elevadas aplicadas no treinamento.

      Mas caso o objetivo seja gerar uma adptação neuromuscular, gerar resistência muscular localizada. Nesse ponto a musculação passa ser interessante para o adolescente ainda em sua fase pré-pubere pois o treino será executado com cargas leves/moderadas.

      Espero ter esclarecido sua dúvida, um abraço!

      • Mas o crescimento não é uma “seleção natural”?

        Obrigado!

        Abraços!

  79. Olá, queria saber em que dia devo fazer exercício Voador Invertido, dia de costas ou ombro ?
    Abraços
    Desculpa acho que perguntei duas vezes a mesma coisa…

    • Olá Breno! O exercício do voador invertido irá solicitar tanto a musculatura de costas como a musculatura de ombro, até o músculo tríceps braquial (apenas a porção longa) na musculatura dos braços.

  80. Quando ficam disponiveis as inscrições para o curso Sistemas e Métodos de Treino Módulo 1 ? quero fazer minha inscrição, mais uma pergunta, no dia do curso vou estar em uma localidade em que não devo ter acesso a internet, qual deve ser meu procedimento?

    • Boa noite Francisco,

      As inscrições já estão abertas e podem ser feitas em http://www.treinoemfoco.com.br/inscricao

      O curso será gravado e posteriormente disponibilizado por e-mail o link para download da gravação, então você poderá assistir sempre que desejar o curso, mesmo não podendo assistí-lo em tempo real. Forte Abraço

  81. Boa noite, Dr. João. Gostaria de saber se vocês pretendem fazer a análise do exercício Desenvolvimento e suas variações. Obrigado!

    • Boa noite Paulinho,

      Nós já gravamos este vídeo no ultimo domingo, a análise do desenvolvimento com halteres variação em pé e sentado entra no ar na próxima sexta-feira, dia 11/04.

      • Obrigado Jefferson, estarei aguardando.

    • boa noite jõao vc pode fazer uma materia sobre treino de definição para perda massa gorda usando musculação para mulheres, que querem perda calorica atraves da musculação. lembrando que ja esta havendo dieta mas ha dificuldade de perda peso apos 30 anos e indicar treinos intervalados abcde como fez para os homens obgd nos mulheres agradecemos…

      • Olá Elenice! Em breve o Treino em FOCO terá novidades na área do treinamento resistido com pesos (musculação) para o público feminino. Aguarde!

  82. Boa noite, Dr. João. Conheci seu trabalho há pouco tempo pelo Youtube e desde então venho acompanhando por aqui também. Gostaria de parabenizá-lo pelo excelente e único trabalho, tem sido de muita ajuda pra mim visto que moro no interior do RJ e por aqui não contamos com academias com aparelhos de última geração e avaliações físicas e posturais nem profissionais como fisioterapeutas ou mesmo professores competentes. Minha pergunta talvez já tenha sido respondida, mas também deve ser a dúvida de muitos outros. Gostaria de saber qual a quantidade de proteína e carboidratos por kg de peso que devemos ingerir após o treino, e se a quantidade de carboidratos muda devido ao biotipo da pessoa. Obrigado!

    • Bom dia Paulinho, o Treino em FOCO no momento não responde questões relacionadas a dieta e alimentação pois cabe a um profissional da nutrição responder esses tipos de questões.

  83. ola, eu gostaria de saber se vocês vão fazer o vídeo da anatomia do biceps braquial e braquioradial

    • Boa tarde Rodrigo,

      Já o fizemos, aqui está o link

      https://www.youtube.com/watch?v=vMN_52bNJ-Y

      Abraço

  84. boa tarde joao!!
    tem algum exercicio de biceps q da enfoque no biceps branquial na cabeça curta, na longa e no braquial??
    obrigado, abraços

    • Olá Bruno Lima Lins!

      Quais quer exercícios de Rosca Bíceps darão enfâse nos músculos bíceps braquial (cabeça longa e curta) e no braquial. Abraços!

  85. Olá João. Sou um grande fã do seu trabalho aqui no site. Este sempre foi para mim grande fonte de consulta mitigando várias dúvidas que eu tinha. O que eu quero perguntar é em relação a execução correta do agachamento no smith. Sei que é um exercícios complicado e que se executado incorretamente pode acarretar sérios problemas. Gostaria de sugerir uma Análise do Exercício com este tema. Seria de grande ajuda. Muito obrigado!!

    • Olá Edric. Nesse segundo semestre do 2014 o Treino em FOCO está preparando várias análises de exercício e o agachamento está entre elas. Aguarde!

  86. faltam na serie fisiologia do treino os capitulos 35 40 e 42

    • Obrigado pela informação Eduardo, iremos verificar.

  87. Bom dia, Dr. João. Gostaria de saber se vocês pretendem fazer a análise do exercício Desenvolvimento e suas variações. Obrigado!

    • Boa tarde Paulinho, nós já gravamos um vídeo sobre desenvolvimento sentado e em pé. Confira o vídeo no link abaixo:

      http://www.youtube.com/watch?v=HnQiHNz23oE

  88. Olá, gostaria que você falasse algo sobre o treinamento de fartlek. Obrigado..

    • Obrigado pela sugestão Gustavo, irei levar sua ideia até o Professor João e o Professor Jefferson

  89. Boa noite, João!
    Então, venho acompanhando um canal, só que devido a uma impossibilidade de me dedicar, durante os últimos 6 meses, estava meio desligado, só estudando. Agora que dá para focar um pouquinho mais, verifiquei algumas assimetrias, não só muscular (que sempre percebi), estrutural mesmo, por exemplo, o pé direito é 2-3 cm menor que o esquerdo. Agora quanto a muscular não é bem apenas de um lado, um panorama geral: braço esquerdo maior, dorsal direita maior, quadriceps e posterior direito menor, e panturrilha esquerda menor, resumindo sou todo torto. E a maior ironia de todas: eu treino muito certinho, cadenciado, tanto que não uso uma grande sobrecarga.

    Gostaria de saber se há alguma coisa que possa ser feita. Pois, não tenho um profissional de ótima qualidade – como você – aqui pelo RJ.

    Abraço!

    • Fábio, você já fez uma avaliação postural? Pergunto para avaliar se estes desequilíbrios e assimetrias musculares não seriam em função de desvios posturais? Já que relataste que tem um ótimo profissional acompanhando e treina correto, uma hipótese seria desvios posturais estarem gerando esses desequilíbrios. Também tens que levar em consideração que assimetrias de estrutura óssea (como comentaste) geram desquilíbrios de carga, o que pode ser o fator causa.

      Coloquei algumas suposições para que converse com o profissional que te acompanha, com certeza não há ninguém melhor do que ele para avaliar teu caso.

      abraço.

  90. Gostaria de saber como faço para obter informações sobre o Curso que vocês irão dar sobre Métodos de Treino

    • Olá Gabriel,

      Maiores informações e inscrições são gerenciadas através desta página do face. Entre lá que haverão informações.

      Abraço

      https://www.facebook.com/groups/cursostreinoemfoco/

  91. 9.10.3. DO TESTE DE FORÇA LOMBAR
    9.10.3.1. O teste de força lombar consiste em o candidato ficar em pé sobre a plataforma do dinamômetro, deixando os joelhos completamente
    estendidos, o tronco levemente flexionado à frente formando um ângulo de aproximadamente 120º e a cabeça acompanhando o
    prolongamento do tronco com o olhar fixo à frente.
    algum video referente a esse teste

    • Rafhael, referente o teste de dinamometria lombar não temos nenhuma postagem. Abraço.

  92. boa noite joao
    Queria saber quanto tempo preciso esperar depois de comer para fazer um treino de hipertrofia sem suplementos, obrigado, forte abraço.

    • Depende do que você comeu Bruno.

      Um lanche leve como uma fruta ou suco já podes treinar em menos de 30 minutos. Agora uma alimentação mais “pesada”, dependendo da alimentação, deverás aguardar de 1 a 2 horas.

      abraço

  93. Olá, Boa tarde!

    Sou Profissional de Ed. Física e Personal e, realizando pesquisas rápidas que venham a complementar meus estudos e trabalhos com meus clientes, deparei-me com o site. Gostei muito do que vi e li… Parabéns a vocês!
    Tenho usado o método do Centro de Pesquisa de Saúde Naval Americano às vezes para cálculo de percentual de gordura, poderiam responder-me se ele é confiável? Qual a nota de vocês para ele?
    Obrigado pela atenção e colaboração!

    Att.

    Ademilson.

    • Olá Edemilson,

      O método do Centro de Pesquisas de Saúde Naval Americano que comentastes eu (João) sinceramente não conheço. Se me enviares o artigo apresentando o desenvolvimento deste método/equação talvez eu consiga te passar uma opinião mais concreta a respeito.

      Obrigado pelo elogio e grande abraço.

  94. Boa noite.
    Eu gostaria de saber qual a melhor forma de treinamento
    que trabalha com mais intensidade ou com melhor definição para o
    grupamento do Peitoral Inferior?

    • Exercícios no plano declinado (supino e crucifixo) tendem a solicitar mais a porção inferior do peitoral maior (esternocostal) e a intensidade deve ser com cargas para Aumento do Volume Muscular. Veja o Link Victor. Abraços.

      https://www.treinoemfoco.com.br/treino-em-foco-responde/zona-de-repeticoes-para-maximizar-hipertrofia-muscular/

  95. boa tarde!! queria saber se quando uma pessoa tem uma noite de sono péssima, tipo umas 3 ou 4 horas de sono, pode ir treinar pesado, ou melhor ficar em casa, treinar sem dormir eh catabólico ou eh pior ficar e casa.. obrigado!

    • Se o treino no dia anterior a noite de sono horrível foi pesado, a noite não recuperou a capacidade de treino e se for treinar no outro dia sem qualidade e com muito sono. Sugiro ficar me casa e descansar para no outro dia ir treinar com qualidade e até menos risco de lesão.

      Abraço Bruno.

  96. Boa noite,

    Parabéns pelo ótimo trabalho, eu estou procurando os últimos videos do 365 dias em foco, a série terminou em janeiro de 2014 mesmo ? Gostaria muito de ver o resultado depois da avaliação fisica, se já tem este vídeo por favor onde encontro exatamente aqui no site, muito obrigado, fico aguardo a resposta.

    • A série já acabou sim Marcelo, o Jefferson irá gravar a finalização do seu projeto e os resultados finais. Abraço.

      • Muito obrigado pela resposta, e obrigado por nos ajudar, vocês fazem um excelente trabalho, um abraço.

  97. João, imaginemos dois exemplos: uma pessoa tem 30cm de braço, sua meta é alcançar os 38cm e um percentual de gordura proximo dos 10% e passa 2 anos em um dieta equilibrada, fazendo cardio e trabalhando todo o corpo enquanto outra, com as mesmas caracteristicas iniciais, malha corretamente tambem, só que faz um bulking intenso, daqueles de ganhar 10 kilos em 3 meses e depois passa por um cutting e termina com os mesmos 38 de braço e 10% de gordura corporal que a outra pessoa alcançou. Esses dois individous são iguais? Caso eles parem, um pode perder massa muscular de forma mais rapida que o outro mesmo os dois matendo uma dieta boa? O fato de um passar 2 anos cultivando e o corpo ir se adaptando a sua nova forma tem alguma diferença? Obrigado desde já, espero que responda! Valeu!

    • Excelente pergunta Guilherme, mas não conheço estudo que pudesse me fornecer com segurança resposta a essa pergunta. Vejo que o fator genético pode ter peso na resposta, mas realmente não conheço evidência a esse respeito. Pensando em saúde o melhor seria ir “cultivando” o corpo como o teu primeiro exemplo sem explorar modificações mais radicais como ocorrem no bulking e no cutting. Todavia, sabemos que culturistas baseiam todo o treino neste dois grande momentos de treino, mas atleta nem sempre é sinônimo de saúde.

      Fica uma ótima ideia para pesquisas na área.

      abraço

  98. Queria saber sobre o kaatsu trainig. será que pelo fato da oclusão total da musculatura impedindo assim o retorno de plasma poderia de alguma forma que as células e fibras hipertróficas se abrem para que o plasma entre possibilitando a famosa homeostase? E esse principio de treinamento poderia de alguma forma promover a hiperplasia?
    Desde já agradeço.

    • Olá Johne Diogenes. Sua questão é interessante levarei ela até o Prof. João.

  99. OLÁ …

    GOSTARIA DE SABER SOBRE MUSCULAÇÃO AOS 40 ANOS ???
    INTENSIDADE, DESCANSO, ETC …

    ABRAÇOSSS

    • Renato, se você pensa em inciar um programa de treinamento recomendamos iniciar um programa não parcelado entre 8 a 10 exercícios multiarticulares com quilagens em torno de 40 a 50% de 1RM, com 10 a 12 repetições. Procure um profissional de Educação Física para que ele possa monitorar seu programa bem como elaborar as prescrição de acordo com seu nível de condicionamento.

  100. Olá, João
    Gostaria que você falasse sobre treinamento para um praticante de jiu-jitsu.
    Abraços.

    • Bom dia João Moura,

      Gostaria de tirar uma duvida, para qual situação de treinamento é mais adequado usar bi series, tri series e super series? e se é adequado usar esses métodos de treinamento?
      Muita gente diz que é eficaz e muita gente não concorda. Você poderia tirar esta duvida?

      Grato,

      • Os métodos citados são adequados para treinamentos específicos na busca de resultados particulares.. tens que saber aplicar para as necessidades corretas.

        abraço

  101. Olá, sou estudante de Ed. Física e gostaria de saber a forma correta de executar o stiff. Treinando em academia, antes de estudar, todos os instrutores me ensinaram que devemos realizar o exercício com a coluna reta, e agora estou fazendo estágio, me ensinaram que é melhor flexionar a coluna, pois além de trabalhar mais a extensão da perna, acabamos trabalhando músculos da coluna ou lombar, não lembro direito… Gostaria que tirassem essa minha dúvida! Obrigado e parabéns pelo site, estou aprendendo muito…

    • Boa tarde Renato,

      Em breve, na série análise de exercícios nós abordaremos os exercícios de membros inferiores, entre eles o Stiff. Como forma de segurança no exercício o indicado é manter a coluna ereta, buscando manter suas curvaturas fisiológicas normais. Algumas pessoas que não tem a lombar bem treinada acabam fadigando anteriormente esta musculatura do que a musculatura alvo (posterior de coxa), isso demonstra a necessidade da periodização e do fortalecimento prévio desta musculatura (eretores da espinha e quadrado lombar) para então iniciar a execução do Stiff. Abraço

  102. João, tudo bem? Ainda não vi vídeos seus falando de suplementação. Queria que você fizesse um abordando as fontes de suplementação com proteína. Albumina, whey, bife proteina, proteinas time-release, etc
    Abraço

    • Iremos encaixar informações desta temática com a prof. Msc Ana Hopf, que em breve irá começar a postar informações a esse respeito. Abraço Luiz e obrigado pela sugestão

  103. Olá! passei em um concurso publico e o taf exige barra fixa pronada por 8 segundos. Deixei para treinar depois da prova, faz duas semanas que treino, coloquei uma barra na parede da minha casa, coloco a cadeira e tento ficar com a barra abaixo do queixo e da largura dos ombros tirando os pés da cadeira, mas, não consigo caio no chão. Começei a fazer musculação p aumentar a resistencia, mas daqui a 3 semanas é o teste e estou desesperada por não estar conseguindo. o que faço para conseguir o mais rapido possivel? A corrida de 1.900m em 12min., e os 28 abdominais em 1min. ,ja estou conseguindo. OBRIGADA!Aguardo resposta PROFº JOÃO

  104. Bom dia!!
    Gostaria de saber, e pedir uma dica, estive em um médico e ocorreu que estou com um desgaste na patela do joelho direito. Quero saber se você pode me ajudar em quais tipos de exercícios posso fazer, e também o grau de movimento quanto a flexão dos joelhos.
    Aguardo retorno, e parabéns pelo trabalho que você está fazendo, muito bom!
    Atenciosamente
    Adriano Marcon

    • Boa noite Adriano,

      O aconselhável é você procurar um profissional de Educação Física ou da Fisioterapia, dependendo de seu objetivo, que possa analisar pessoalmente o seu caso e o exame para saber quais exercícios você terá a possibilidade de realizar bem como os graus e amplitudes de movimento nestes exercícios. Não temos como lhe afirmar algo sem sabermos das tuas reais condições. Forte Abraço

  105. boa noite joão, queria saber se tem uma frequencia ideal para aerobio em jejum sem perda de massa magra, focando só perder a gordura, obrigado!!

  106. tenho uma rotura no tendão do biceps (cabeça longa ) posso treinar e ter um resultado satisfatorio sem cirurgia

    • Não João, devido a ruptura de tendão parte do bíceps braquial não conseguirá tracionar a carga. Abraço

      • Sou Prof. de Educação Física e a algum tempo acompanho teu trabalho João, e de tua equipe. Mesmo tendo passado na bancada acadêmica, sempre é preciso reler, atualizar-se e querer aprender mais. Em procuras de livros na internet e procura de sites especializados, muito se decepciona quem vê o que é postado e, por felicidade encontrei teu site que é de muita qualidade, didático e representa o espírito que um dia se viu no Profissional de Educação Física, comunicativo e prestativo.
        Neste caso, prestativo no sentido de apresentar aos praticantes e sejamos humildes, a nós profissionais, relembrar, se motivar mostrando como podemos ser úteis demonstrando nosso conhecimento, e mostrando que sim, temos embasamento teórico.
        Por fim, parabenizo a ti e a equipe, digo que orgulha aos colegas e deixo um pedido, para fazer uma série sobre musculação no treino de futebol, o que tu acha à partir da Categoria Juvenil (sub 17), Juniores (Sub 20) e profissional, em fim, sabendo da dificuldade dos clubes do interior, cujo já trabalhei.
        Grande abraço.

        • Olá Thiago, obrigado pelas palavras e já estamos pensando em como estabelecer uma semana temática do TEF sobre treinamento no futebol. Neste semestre ainda faremos isso. Abraço e obrigado pela sugestão.

      • Olá João Moura. Tenho uma dúvida que me incomoda a certo tempo. Tenho uma diferença considerável de volume nos peitorais como um todo. Enquanto o esquerdo é super bem desenvolvido e desenhado, o direito peca nesse sentido. É como se o esquerdo estivesse alguns centímetros a mais para fora se comparado com o direito. Já aboli a certo tempo o supinos com barras e tenho trabalhado com halteres e máquinas articuladas… gostaria de orientação para tentar minimizar esse problema que me incomoda bastante.

        • Olá Caio, tu já vistes essa postagem nossa? Acredito que te ajudará, e iremos fazer uma semana temática sobre esse assunto, aguarde.

          abraço

          https://www.treinoemfoco.com.br/treino-em-foco-responde/assimetria-de-peitoral-como-corrigir/

  107. João, pesquisei em alguns estudos até com EMG, sobre o trabalho hipertrófico do trabalho com peso corporal comparado a um com sobrecarga. Por ex : Puxada na barra fixa e puxada no “pulley “alto, os 2 exercícios trabalham uma grande quantidade de músculos nas costas , entendo que a ativação neural seja diferente; Mas gostaria de saber sua opinião em relação aos exercícios como barra fixa, paralelas e etc…São indicados mas para trabalho de força do que hipertrofia ?? ou isso é um mito, é apenas a curto e médio prazo ??…As pessoas que Treinam em praças e parques, com esse tipo de aparelhagem, pra focar na hipertrofia, deveria fazer exatamente oq ? Obrigado

    • Boa noite Leonardo,

      Já fizemos um vídeo respondendo aos teus questionamentos, segue o link abaixo. Da uma conferida e verifique se suas dúvidas foram sanadas.
      https://www.youtube.com/watch?v=PefFiWFmB-E

      Abraço

  108. Olá João,

    Minha dúvida é como conciliar um treino para hipertrofia de pernas com um treino de corrida.

    Tenho uma aluna onde o treino é parcelado da seguinte forma: a) anterior de coxa; b)costas e bíceps; c) posterior de coxa e glúteos; d) peito tríceps.

    O objetivo principal é hipertrofia de pernas, ao mesmo tempo que ela não quer parar com a corrida (30 minutos à 10 km/h). Onde eu encaixaria a corrida neste programa de treinos? Tu sugeriria outro tipo de parcelamento?

    À saber: ela tem 33 anos de idade, treina à 5 anos e cumpre muito bem o programa.

    Obrigado e parabéns por oportunizar tanto material de qualidade para nós professores.

    Abraço,

    Felipe Zancan

    • O ideal é separar o treino do TRP e da corrida. Tente conciliar os treinos de MMSS e MMII para ter espaço para encaixar os treinos de corrida.

  109. Boa tarde prof: joao, tenho uma equipe de voleibol amadora e quando disputamos algum torneio de um dia inteiro ou mais jogamos muito bem na parte da manha e na parte da tarde caimos muito de rendimento, gostaria de saber se tem algum tipo de treinamento para esse desgaste ou teria como soluçao uma alimentaçao mais balanceada..agradeços desde ja e parabens pelo canal Treino em foco!! Francielli

    • Boa tarde Francielli,
      Existem diversos fatores que podem influenciar, entre eles o desgaste, uma má alimentação, hábitos diários (fora das competições). Os treinamentos realizados com a equipe são normalmente em quais horários? Os períodos de trabalho dos membros da equipe são quais? Todos tem uma alimentação adequada?

      A recuperação é fator fundamental, principalmente quando se disputam muitos jogos no mesmo dia e a alimentação aliada ao descanso é primordial para isto. O ideal seria a verificação destes detalhes de hábitos, etc, descanso prévio aos torneios bem como entre os jogos além da alimentação.

      Abraço

  110. OLA JOAO MOURA.BOA TARDE.SOU MAGRO E GOSTARIA DE FICAR BEM DEFINIDO.SERA Q VC CONSEGUE MONTAR ‘AQUELA FICHA” P MIM?QUERO FICAR RASGADO.TENHO 33 ANOS E SOFRO DE BULLING POR PARTE DE MEUS AMIGOS POR SER MTO MAGO.ME AJUDE POR FAVOR.

    • Michel, infelizmente não temos tempo suficiente para podermos elaborar um treinamento adequado aos nossos seguidores pois isso exige muitas informações do praticante e um tempo nosso, que no momento não temos.
      Procure uma boa academia que certamente terá um ótimo profissional de EF para te atender. Abração

      • Boa noite professor, minha namorada faz trabalhos de musculação quatro vezes semanais e aeróbicos duas vezes semanais, junto com treinamentos intervalados e também dança em dias opostos. Ela pesa 66kl, e tem um otimo corpo, porém com 1,63cm ela era gordinha então tem muita dificuldade de chegar aos 62, talves seja tão complicado assim por causa dos treinos de hipertrofia ? ganho de massa magra ? obs. suplementa com, proteina, albumina, oleo de cártamo, BCAA, e cafeina, já tem 1 ano e meio de treino.
        Agradeço desde já!

        • Boa tarde Kevin,

          Isso pode ser um fator, para afirmar isto, apenas com uma avaliação morfológica sabendo da sua composição corporal, preferencialmente a cada período de tempo. Ela deve definir qual o objetivo, se é chegar aos 62kg ou ganhar mais massa muscular, e a partir daí buscar orientação nutricional para a dieta focada no objetivo dela, bem como a orientação do Profissional de Educação Física para isto.

          Dependendo da ingesta calórica diária da sua namorada, bem como da intensidade dos treinos a estagnação aos 66kg pode ser sim pelo ganho de massa magra, como também pode ser por acúmulo de adipócitos, como já mencionei, o ideal é fazer uma avaliação da composição corporal dela. Forte Abraço

          • Obrigado por responder, ela conseguiu chegar aos 64, porém o peso dela muda muito, 64,65,66 não entendo, acredito que não seja acumulo de gordura, até porque ela não come nada que engordaria tão rápido.

      • Tenho o corpo legal, magro definido, porem tenho algumas assimetrias, no peitoral e nos obliquos, como fazer pra corrigir? Obrigado!

        • Vou gravar uma semana temática sobre isso Davi, as respostas a tua pergunta estarão no vídeo. quanto a assimetria de peitoral veja esse vídeo. Abraço

          https://www.treinoemfoco.com.br/treino-em-foco-responde/assimetria-de-peitoral-como-corrigir/

  111. E aê João, beleza?

    Eu venho acompanhando seus videos há um tempo já, e esperava que logo apareceria um que tratasse do meu problema, já que é bem comum, mas acho que ninguém ainda fez esse pedido.
    Então eu gostaria que você me indicasse quais os exercícios, ou se puder, faça um vídeo mostrando como corrigir escápulas aladas.
    Tenho um corpo bonito, mas esse problema estraga com o visual das costas.

    Ficaria muito agradecido!

    • O exercício do link seria um bom exercício Kelvin, Também todos os exercícios que trabalhem o músculo trapézio e romboides.

      https://www.treinoemfoco.com.br/analise-de-exercicio/crucifixo-invertido-em-pe/

  112. Professor, pode ser realizado um trabalho de flexibilidade de um grupo muscular após o treino?
    O que já observei é que algumas pessoas alongam depois da musculação, mas que muitas vezes o ‘prático’ força no alongamento, que nesse caso passa a ser flexibilidade. Isso de alguma forma aumenta o risco de lesão?
    Ótimas aulas e dicas. Parabéns.

  113. professor joão tudo bem gostaria de uma ajuda no parcelamento de treinos..exemplo: tabela A B – método hipertrofia.1:20 de treino variando as series de 5 a 3 com repetições de 8 a 12 com intervalo de 45 á 1 min.
    1° dia da semana treino membros superior na 2° semana faço atividade aeróbica jump,abs,gluteo e faço uma alimentação de frutas ou um pão integral com peito de peru ou ate mesmo batata doce… e 20 minutos depois faço o treino de perna, 3ª semana faço treino A (braço), 4ª Jump,abs,gluteo e uma refeição 20min depois treino B (perna).5ª braço e 6ª spinning. como dividiria meu treino juntamente com as aulas aeróbicas sendo elas na segunda-feira e na quarta-feira

  114. Olá, tenho 21 anos, estou malhando há mais ou menos 2 meses, porém algo vem me preocupando, possuo Prolapso da Válvula Mitral. Ando preocupado se malhar ou praticar algum exercício na academia possa me prejudicar. Existe algum risco ? Alguma restrição para pessoas que possuem esta anomalia ?
    Outra dúvida, é se pessoas que possuem tal disfunção, estão restringidos de usar suplementos alimentar, bem como termogênicos em geral.

    Obrigado !

    • Luiz, segue abaixo o link de um artigo científico sobre a sua patologia e o exercício físico.

      http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86921998000400003

      O ideal é a busca por um especialista médico para poder avaliar sua situação e saber se você se encaixa entre os portadores de PVM que tem ou que não tem risco de desenvolver complicações. Forte Abraço

  115. ola vc ainda esta respondendo as perguntas?

    • Sim Priscila, entretanto são perguntas demais, não consigo responder todas. Respondo aquelas que não preciso pesquisar para responder, ou seja, aquelas que são mais focadas na minha área de atuação ou mais simplórias.

      Abraço

    • Professor João, assisti seu vídeo sobre o voador invertido, destinado a pessoas com problemas no ombro, escapula alada e derivados. Porém, tenho apenas a escapula direta alada e o ombro caído. Gostaria de saber, se existe algum exercício específico para tentar corrigir este problema. Obrigado.

      • Marcos, podes usar o voador invertido como complemento do treinamento sendo feito somente do lado direito da escápula alada. Semana que vem e a outra iremos fazer uma postagem sobre assimetrias musculares que irá complementar esse tema. Assista estas postagens irão te ajudar.

        abraço

    • Oi! Eu queria saber como faço para ganhar massa rápido, é que eu sou bem magrinha e demoro a engordar.. Gostaria de saber qual suplemento devo tomar e a dieta o que devo fazer?

      • Muito treino adequado, alimentação adequada e disciplinada e tempo ao tempo Paula, só assim terás resultados positivos.

    • Oi fiz uma cesária a pouco tempo 3 (meses).
      sou magra demais, queria ganhar massa… Peso 50 kg e 1,63 de altura , gostaria de saber como faço uma dieta pra engordar rápido e qual suplemento tomar.. Obg desde já!

      • Boa tarde Paula,

        Estas questões fogem à atuação do profissional de Educação Física, para isto você deve procurar a orientação de um profissional da área de Nutrição, para que ele possa fazer uma avaliação da sua atual condição alimentar, calcular suas necessidades metabólicas e então traçar junto a você um novo plano alimentar diante das tuas necessidades e objetivos. A alimentação correta e regrada poderá te dar um resultado bastante satisfatório, não comece a jornada já pensando em suplementos.

        Abraço

  116. professor joão, sou praticante de musculação há um ano, mas tenho uma duvida. Tenho que passar pelo treino de aumento de foça muscular e pelo treino de aumento de resistência muscular também. Pois somente pratico o treino de hipertrofia. Essses treinos é realmente necessário para o meu desenvolvimento de ganho de massa muscular?

    • Não necessariamente Tiago, mas podes usar esses treinos como uma forma de quebra de barreira do rendimento, buscando treinos diferenciados para voltar a quebrar a homeostasia. Todavia, use por um período curto de tempo, pois a base do teu treinamento é o específico para o desenvolvimento muscular.

      abraço.

    • Depende da periodização do seu treino, mas muitos estudos tem demonstrado, que a periodização não linear (embora os estudos sejam de 4 a 6 semanas de treinos) tem sido um bom treino para ganho de força máxima e ganho de massa muscular!

  117. Assisti bastantes videos do site,por sinal a série sobre o TAF me ajudou muito, mas tenho pesquisado bastante sobre treinos em toda a internet sobre perda de peso e definição muscular e encontrei o Freeletics. Vi bastantes resultados nas pessoas que fizeram, eu queria saber se seria possível vocês realizarem uma série falando deste tipo atividade física, e passando pelos treinos e dentro deles os exercícios?

    • Adilson, passa o link de um vídeo do Freeletics, para eu poder estudar a metodologia.

      abraço.

      • Posso deixar o link do site do Brasil e alguns videos que mostram os resultados obtidos.

        http://www.freeletics.com.br/ – Site

        https://www.youtube.com/watch?v=vGnAQqlrKoE – Pessoa que fez e teve resultado

        No próprio site tem uma parte dedicada a pessoas que fizeram videos para mostrar o resultado.

        • Obrigado

  118. Olá Prof. Dr. João.

    Após ver a série sobre os 4 tipos de treino (hipertrofia, resistência, força e potência), eu fiquei com uma dúvida cruel na cabeça. Sabemos que cada tipo de treino é específico com base no objetivo do praticante. Hipertrofia para fisiculturismo. Força para competições de levantamento de peso, etc. No meu caso, vou entrar na Marinha como soldado fuzileiro naval, considerando todas as atividades feitas na rotina de um fuzileiro naval, qual, dos 4 tipos de treino, seria melhor para meu objetivo?

    • Como ex militar que sou Marlon e conhecendo um pouco as atividades das corporações militares sugiro que desenvolva força e também potência muscular, pois muitas atividades exigirão força (também força relativa) e em outras capacidade de potência muscular. Assim, minha sugestão é treinamento para estas duas valências físicas.

      Bons treinos.

  119. Bom João!!!uma vez te perguntei se eu podia fazer academia com minha escoliose,e vc disse sim.Então….eu tenho uma escoliose em s bem avancada uns(35graus)mais como faço pilates e natação a anos,minha coluna nao doi,sou magra e tenho 50kilos,nem pareço ter escoliose.Entao ja to na academia um mes e alguns dias sendo que tava com uma serie fraca de iniciante e hj ela trocou,e como faço academia so 3 dias na semana ela nao intercalou.vou te passar minha serie e queria saber sua opiniao,pq quero ganhar massa,mais nao quero prejudicar a coluna.

    1-para aquecer faço 15minutos de transport

    2-cad.extensora-3×8(2t)+8completas
    3-leg press 45-3×8+10(2t)
    4-Cad.adutora-3 de 15segundos segurando+15completas
    5-Cad.Abdutora-a msma coisa
    6-Mesa flexora-3×15
    7-flexao de joelhos(can)3×15
    8-4apoios 90graus(can)3×15
    9-4apoios 180graus(can)(step)3×15
    10-puxada supinada-3×15
    11-desenv.maquina-3×15
    12-Voador-3×15
    13-Corda-3×15
    14-abdominal supra e obliquo(solo)-3×25.

    O que acha?Desde ja Grata e aguardando a resposta!!!

  120. ola gostei muito dos teus videos…. Parabéns pelo trabalho.
    Meu joelhos fazem barulho ao se mexer mesmo sentado e cada vez que fico de croque e levanto faz um barulho alto……. estou com medo que pode ser Condromalacia patelar>
    ja malha ha um bom tempo.
    Queria saber qual os cuidado para nao agravar e quais exercício de musculação corretos para fortalecer a patela sem deixar de hipertrofiar?
    desde ja agradeço a atenção.

    • Exercícios que ativem o músculo vasto medial. Procure um médico para avaliar melhor sua situação.

  121. Boa Tarde Professor João tudo bom?
    Acompanho o treino em foco a algum tempo e gostaria de saber a sua opnião sobre exercícios resistidos para crianças, se possível nos ajude a entender quais seriam os melhores exercícios!
    Obrigado

    • Boa noite Lucas,

      Gravamos um vídeo sobre treino de hipertrofia para adolescentes, onde são feitos alguns comentários sobre esta temática.

      https://www.treinoemfoco.com.br/fisiologia-do-treino/treinamento-de-hipertrofia-para-adolescentes/

  122. Olá joão , tudo bem ? eu conheçi seu canal pelo you tube por um acaso gostei muito e estou vendo desde o primeiro irei continuar acompanhando achei muito bacana seu trabalho !!! Agora vou fazer minha pergunta que e sobre a ginecomastia , eu queria saber se existe algum remedio que eu poderia tomar ? obg mestre se puder fazer um video para me responder ficarei muito feliz vlw ‘

    • Olá Leonel,

      vou te ser bem sincero… não sei. Não li nada a esse respeito, mas nas minhas pesquisas e estudos se encontrar algo eu realizo um vídeo e posto no treino emFoco pois acredito que outros seguidores também se interessarão pelo tema.

      abraço.

  123. Olá,
    primeiramente elogio o trabalho de vocês desde já. Queria por favor que vocês fizessem uma análise de exercício sobre a diferença entre o supino reto e o supino reto articulado…
    obrigado

  124. Boa tarde,
    Adorei o site, gostaria de sugerir um 365 dias em foco especifico para mulheres no âmbito de perda de gordura e ganho de massa magra, seria maravilhoso!!!

    • Temos que conseguir “uma cobaia” por aqui em Blumenau que topasse e fosse focada no trabalho. Se encontrarmos quem sabe…

      Abraço Clarice.

  125. Ola, gosto muito do seu trabalho principalmente o “Treinamento para TAF” gostaria de saber se vcs farão um para a corrida de 12 minutos (2400m).
    Muito obrigado

    • Faremos associado a série sobre treinamento aeróbio… continuará agora em fevereiro de 2014. Abraço.

  126. Olá professor, você poderia falar um pouco sobre exercício aeróbico em jejum?

    • As respostas você poderá encontrar neste link Bárbara: http://www.youtube.com/watch?v=uLOHhF8Mp70

  127. Bom, João. Eu faço academia a mais de uma ano e não vi muitos resultados até hoje. O meu objetivo é a hipertrofia. Eu vi alguns vídeos seus de como fazer os exercícios e irei fazê-los como você explicou, só que quanto a alimentação estou completamente perdido, então, o que eu gostaria que você explicasse é como deveria ser a dieta contando que eu quero perder gordura e ganhar massa magra, se eu fazendo uma dieta que aumente a massa magra automaticamente ja me faz perder gordura, como ela dever ser antes e depois da sessão la na academia,etc. Gostaria que você me explicasse mais esse assunto quanto a alimentação pois conheço muito pouco.

    • Ola rick, o Treino em FOCO no momento não prescreve dietas ou sumplementação pois isso, cabe ao nutricionista. Procure um nutricionista, se possível, que tenha trabalhado ou tenha envolvimento no âmbito esportivo.

  128. Olá professor,

    Meu foco é emagrecimento, está correto eu alternar 05 minutos de esteira a cada dois exercícios (parte superior/parte inferior) feito? Queima mais gordura?

    Tem algum vídeo sobre quando devo trocar de treino e sobre aumento de cargas????

    • Olá Marlene, através de exercícios aeróbicos, o ideal é você trabalhar em uma zona alvo de 40 à 60% de sua frequência cardíaca máxima. Nesta zona de treinamento você estará promovendo a eliminação de gordura.

  129. Ola professor gostaria de saber sobre os efeitos da creatina e como devo toma-la.
    abraço

    • Olá Roberto. O Treino em FOCO no momento não faz prescrição de suplementação, cabe a um nutricionista esse papel. Recomendamos que você procure um para que ele possa lhe orientar corretamente.

  130. OLÁ PROF. JOÃO. GOSSTARIA DE SABER QUAL O PROTOCOLO PARA OBTER OS RESULTADOS DE UMA AVALIAÇÃO FÍSICA. UM PROTOCOLO ONDE COLOCO OS DADOS DO AVALIADO E OBTENHO O PERCENTUAL DE GORDURA, MASSA MAGRA, MASSA GORDA ETC. SE POSSÍVEL DEIXAR O LINK. DESDE JA AGRADEÇO PELOS VIDEOS E AS SERIES.

    • Olá Gilgardio,

      Existem várias equações para %G e massa muscular. O mais correto é verificar qual a mais adequada para você ou para a pessoa a qual irá aplicar as equações, assim terás uma precisão maior nas estimativas das equações. Estas equações estão disponíveis em livros (tenho um livro relacionado a isso) no mercado e tu podes realizar a mão ou em planilha os cálculos e também softwares que fazem estes cálculos.

      Abraço.

    • Olá Gilgardio,

      Existem várias equações para %G e massa muscular. O mais correto é verificar qual a mais adequada para você ou para a pessoa a qual irá aplicar as equações, assim terás uma precisão maior nas estimativas das equações. Estas equações estão disponíveis em livros (tenho um livro relacionado a isso) no mercado e tu podes realizar a mão ou em planilha os cálculos e também softwares que fazem estes cálculos.

      Abraço.

  131. Olá… Assisti aos vídeos sobre alongamento e flexionamento.
    Estou fazendo exercícios para hipertrofia três vezes na semana, exercícios de flexionamento nos dias de intervalo retardariam ou impediriam a hipertrofia?
    Grata

    • Não vejo fundamentação fisiológica para afirmar que flexionamento interferiria no aumento da massa muscular. Até porque, existe uma corrente de fisiculturistas que usa o flexionamento no final do treino de hipertrofia buscando maximização da microlesão (dano) tecidual. Ou seja, tem características para ajudar.

      Abraço Cristiane.

  132. ola bom dia pessoa do treino em foco gostaria de saber como eu faço pra obter um progama como o de voces das suas video aulas de origem e inserçao dos musculo com imagem 3d ?se possivel passar o nome do programa pra min eu agradeço

    • Ele e gratuito e de uso online Anderson. Abaixo o link.

      abraço

      http://www.zygotebody.com/#nav=83.43,129.7,61.18

  133. Ola João.Entao eu tenho uma escoliose de 35graus,faço pilates,mais estou querendo fazer academia,sei que nao posso fazer alguns exercicios,e o meu objetivo seria pega massa muscular para aumenta bumbum e coxas.queria sabe alguns exercicios que eu poderia fazer?Grata desde já

    • Priscila, fortalece primeiramente a musculatura do tronco para auxiliá-la posteriormente na execução dos exercícios de glúteo e coxas. O link abaixo poderá lhe ajudar. Grande abraço.

      https://www.treinoemfoco.com.br/treino-em-foco-responde/opcoes-de-exercicios-para-portadores-de-escoliose/

  134. Boa Tarde prof., gostaria de saber sobre alimentação antes e/ou durante o TAF. Bom, no vídeo sobre o meio sugado você falou sobre a fadiga devido à extinção de fosfocreatina. Com isso, existe algo que eu possa estar tomando para evitar o que aconteceu com o jefferson? ou quais os melhores alimentos para ajudar como fonte de energia?

    Desde já agradeço.

    • A fadiga Leno é um processo fisiológico normal que acompanha o treinamento intenso. O que se pode fazer e condicionar-se cada vez melhor para suportar de forma mais adequada e com performance razoável a fadiga, isto é, buscar protelá-la torná-la mais tardia durante o esforço.

  135. Olá, gostaria de esclarecer uma dúvida em relação aos pontos de descanso. Se caso o indivíduo na fase concêntrica (flexão de cotovelo, crucifixo, etc) fazer um movimento atingindo o máximo do ângulo final do exercício e contrair o músculo com se estivesse esmagando ele, ainda assim é um ponto de descanso, é eficaz ou não esse tipo de execução do exercício?

    • Me parece Gilberto uma foram de compensar o ponto de descanso onde você gera uma contração voluntária maior mesmo não havendo necessidade disso para tracionar a quilagem movimentada. A eficiência disso depender de quanto intensa será a sua contração isométrica neste ponto, dependerá do grau de “amassamento” (usando o seu termo) que você produzirá. Abraço.

  136. Olá galera,

    Fiquei um ano parada sem academia. Estou voltando nesta semana e na minha avaliação física falei para o professor que tenho um manguito rotador fraco e que em alguns exercícios com rotações grandes o meu ombro pode estalar … até ai tudo bem .Ele criou minha serie e deu pouco importâncias para o meu manguito rotador.

    No canal do treino em foco eu vi os exercícios de fortalecimento de manguito rotador…

    Minha dúvida:
    Depois de quanto tempo em média, fazendo esses exercícios estarei preparado para malhar normalmente ?

    • Cleiton, não existe uma regra fixa para isso pois cada organismo responde de uma forma diferente e com uma velocidade de recuperação peculiar. Mas de forma geral diria que em torno de 2 a 3 meses já haverá, no mínimo, uma adaptação razoável da musculatura de manguito rotador.
      Abraço.

  137. oi Professor João Moura, vi seus videos no youtube e achei excelente. parabéns, suas explicações são bem didáticas.
    vc poderia me tirar uma duvida?
    em um exercício de glicólise aeróbica(800m de corrida) a gente começa usando o sistema de fosfatagem, né.. mas no meio desses 800 m a gente passa a usar tambem o sistema de glicólise anaeróbica para depois usar de fato o sistema aeróbico?
    ou a depois do atp-cp a gente já passa a usar o sistema aeróbico?

    vlw desde já!
    espero q minha pergunta não esteja tão confusa.

    • Olá Maycon,

      Exatamente, iniciamos no sistema de fosfocreatina (ATPcp) e passamos para o sistema de glicose anaeróbica para então passar para o sistema de glicose aeróbica. Neste vídeo o Professor João Moura explicou sobre os sistemas energéticos na musculação, que podem ser transferidos à sua pergunta na questão do tempo de atividade.

      https://www.treinoemfoco.com.br/fisiologia-do-treino/fontes-de-energia-para-a-musculacao/

      Abraço

  138. professor, no finalzinho de um exercício aeróbico aqueles bem intenso, onde nós
    forçamos ao máximo, o nosso corpo chega a usar o sistema de glicólise anaeróbica?
    digo, pq sinto fadiga muscular em uma pedalada de 2 horas(respiração aeróbica) sendo q a fadiga é consequência do acido latico e o mesmo só aparece em exercícios com sistema de glicólise anaeróbica?

    • Sim Allan, no final de uma atividade aeróbia se você fizer um sprint final e forçar a intensidade no final é bem provável que parte da energia requerida para esse esforço acabe vindo de fontes de glicose anaeróbia e consequentemente formando lactato.

  139. Olá! Primeiramente, parabéns pelo trabalho, o conteúdo técnico é excepcional e as explicações detalhadas são muito boras! Dúvida: o “rei” dos exercícios, o mais “básico” em um programa de treinamento e ao mesmo tempo o mais avançado de todos, Agachamento. Análise dele seria ótima. Com explicação sobre a questão do ângulo de 90º, que não entendo porque ainda é tão contestada por muitos educadores físicos… Parabéns pelo site!

    • Em breve faremos uma análise do exercício Luiz, um abraço!

  140. Gostaria que fosse falado sobre treinamento de musculação para corredores de rua.

    • Já estamos abordando algumas questões sobre corrida de rua na terças-feiras Marcus, iremos abordar o treinamento de força-resistência futuramente. Abraço.

  141. Olá, boa tarde!

    Gostaria de saber quais contra-indicações existem para a prática do jump. E estou com escoliose, quero saber se posso praticar esta aula? Assisti aos vídeos que falam sobre tal patologia, mas não achei nenhuma informação a respeito. Quais patologias são contra-indicadas para a prática do Jump?

    Grata desde já!

    • Olá Daiane,

      COm relação à escoliose não existe contra-indicação para a prática do Jump, pois não são implantadas cargas longitudinais (de cima para baixo) na coluna vertebral. Pelo exercício ser realizado em cama elástica através dos membros inferiores (pernas) a contra indicação é para pessoas que apresentem patologias nas articulações de tornozelo, joelho e quadril, frouxidão ligamentar, ruptura de menisco, lesões nos ligamentos e labirintite.

  142. gostaria de saber quais os exercício que podem me ajudar para fazer a barra fixa,aguardo sua resposta.
    estou precisando fazer barra fixa mais quando faço uma já perco as forças, o que devo fazer para ter mais força.

  143. gostaria de saber qual a melhor forma de aprender executa para fixa tou me preparando para TAF da policia miliatar!

  144. Ola João e Jefferson. Gostaria muito que algum de vcs me tirasse essa duvida?! Já vi em algumas postagens no treino em foco onde vcs falam que tem escoliose por menor que ela seja não é muito indicado exercicios que envolvam cargas longitudinais na coluna vertebral. Pois bem, alguns amigos de profissão descordam desses cuidados e indicam os alunos fazerem os exercicios com carga leve (barra nas costas) e tambem o exercicio STIFF. Gostaria que vcs me ajudassem a tirar essa duvida pois devo ou não utilizar por menor q seja cargas verticais ou posso tambem utilizar o exercicio STIFF para esse tipo de patologia? Obrigado e recomendo esse canal para muita gente, e desejo sucesso pra vcs!!

    • Tarcísio,

      Sempre recomendamos cuidados principalmente aos portadores de desvios posturais e/ou patologias de modo geral pois cada caso é um caso, e como nossas orientações são dadas em exemplos amplos e gerais, preferimos amenizar as possíveis “falhas”, como por exemplo indicando que com desvios posturais leves pode-se executar exercícios com cargas longitudinais sobre a coluna vertebral sem problemas. Pois isto pode-se tornar “verdade” para todos, sendo que não é, inclusive no meu caso em que descobrimos o desvio leve, mas continuei agachando com 70kg, utilizando altas quilagens para fazer encolhimento de ombros e não mantive regrado no treinamento para fortalecimento lombar e dos eretores da espinha, resultado: aparentemente minha escoliose aumentou.

      Como já mencionei, cada caso é um caso, e tomadas todas precauções e metodologias para fortalecimento de musculaturas estabilizadoras pode-se sim iniciar gradativamente a aplicação de cargas sobre a coluna, porém, a pressão nos discos intervertebrais é 5x o peso adicionado, ou seja, é necessário cuidados tanto para pessoas sem patologias e ainda mais para pessoas com patologias. Se o desvio for de ordem muscular, o fortalecimento de determinadas musculaturas e alongamento de outras, pode vir a normalizar a curvatura da coluna retificando em seu eixo longitudinal, porém, há casos em que o ocorrido pode ser justamente o contrário. Por isso mantemos a orientação cautelosa de evitar cargas.

      Forte Abraço

  145. Olá pessoal do treino em foco. Gostaria de tirar uma dúvida quanto ao treino para trapézio e deltóide posterior. Devo treinar essa musculatura em dias de ombro ou e dias de costas ?

    Obrigado!

    • Olá Felipe, sim está correto.

  146. Ola boa noite, a minha pergunta e a seguinte, tive a ver o vídeo sobre porque suamos quando treinamos e fiquei muito esclarecida obrigada, mas contudo não percebo porque umas pessoas suam mais que outras? E devido a constituição da sua massa corporal? Ou da temperatura interna.. o que vai determinar isso?
    Obrigada!

    • Isso pode variar de pessoa para pessoa Ines Santos. Individualidade biológica.

  147. bom dia, a minha dúvida é a seguinte: estou treinando para um teste de aptidão física,no bairro onde moro tem uma barra fixa para treinar, no entanto, ela é um pouco baixa, tanto que não tem como o corpo ficar totalmente estendido, contudo se flexiono os joelhos consigo fazer o exercício, posso continuar fazendo assim mesmo( com joelhos flexionados) ou devo procurar outra barra?
    obg.

    • Bom dia Rysdson,
      Conforme sua explicação da situação, você consegue estender totalmente os cotovelos e a barra possibilita realizar a amplitude completa do movimento, treine nesta barra para ir aumentando o seu nível de força, próximo à competição, apenas como forma de preparação procure outra barra para realizar no mesmo protocolo do TAF, se o edital exige corpo totalmente verticalizado, e você treinou sempre com o joelho flexionado, pode acontecer de na hora da prova, por ter se acostumado nessa posição você acaba flexionando os joelhos e sendo eliminado.

      Influência de ganhos não tem, apenas por questões de protocolo. Abraço

    • bom dia professor. Sou estudante de educação física e acompanho os seus vídeos nas variadas séries, tem me agregado bastante conhecimento, assim como aos meus amigos que cursam comigo. Gostaria que o senhor produzisse em vídeo algo sobre EFEITO PIEZOELÉTRICO E LEI DE WOLFF. Abraço !!

      • Olá Pedro, faremos no momento adequado, obrigado pela sugestão. Abraço.

  148. Olá, prof. João. Parabéns pelos vídeos e sucesso!!!
    Já fiz essa pergunta aqui, mas não obtive respostas hehehe…tenho certeza que foi devido ao intenso trabalho e a enxurrada de perguntas feitas aqui, mas gostaria de sua atenção :).

    Comecei a fazer exercícios em uma academia de bairro recém-inaugurada…empreendimento de uns professores de educação física da região. Já perdi 17 kilos de lá pra cá e estou muito feliz, mas anda tendo dúvidas quanto a qualidade dos exercícios que faço, pois não consigo aumentar o peso…ou seja, minha força, na realidade até parece que minha força está diminuindo.

    Segue minha rotina de exercícios.

    1º 20 minutos de aerobico -treino peito e pernas e bíceps-séries 15-15-12 – mais 20 minutos de aerobico
    2º 20 minutos de aerobico – treino costas e pernas e tríceps(outro agrupamento muscular) 15-15-12- mais 20 minutos de aerobico
    3º dia: 20 minutos de aerobico – treino ombro, antebraço e panturrilha 15-15-12- mais 20 minutos de aerobico. A última série é a que aumento o peso.
    Repete tudo caso for na academia mais dias na semana.

    Percebi que não estava mais emagrecendo e como comer menos seria terrível forcei mais o aerobico…voltei a emagrecer e quero perder mais 15 quilos. Aí outra dúvida todo mundo fala que não preciso perder mais esse tanto, mas aquele calculo de imc diz que devo ter no máximo 72 kilos…estou com 85. Devo confiar no IMC???

    Obrigado pela atenção e me responda por favor, tenha piedade desse gordinho que quer melhorar de vida.

    • É preciso mais informações à respeito do seu treinamento Regis. Qual se intervalo de descanso? Talvez a duração do seu aeróbio esteja um pouco longa, conversei com os profissionais que são responsáveis pelo seu treinamento, talvez trocar o aeróbio por um aquecimento específico seja a opção mais adequada. O cálculo do IMC não é “específico” por assim dizer, ele da uma estimativa geral. Existem outros protocolos de medidas avaliação para determinar a densidade corporal.

  149. ola joão malho hipertrofia ha 6 meses e ja cheguei na minha meta não quero mais crescer mais não quero perder minha massa magra como faço para manter sem perda de massa magra e sem ganho do mesmo e sem ganho de massa gorda? me esclarece essa divida por favor joão sou sua fan obrigada espero sua resposta beijos…

    • A perda é inevitável mas pode-se reduzir um pouco a carga e manter seus treinos. Dieta e descanso também são outros fatores que irão influenciar no seu objetivo.

  150. Boa noite João!
    Minha dúvida é quando a quantidade de exercícios durante uma sessão. Treino as 10h as 12h, e treino em uma sessão por ex. (Peito, tríceps e ombro. Sendo 3x entre 8 e 12 rep.) No meu caso este treino atrapalharia o meu rendimento em ganho de massa magra? e como melhor organizaria meu treino?

    • Olá David Melo. Pelo que pude entender você treina das 10h00 até as 12h00, certo? Sua sessão de treinamento está extremamente longa e isso pode interferir nos seus ganhos de massa magra. O Ideal é que o treino não passe de uma hora. Primeiro é necessário verificar seu nível de condição física antes de estabelecer seu treinamento. procure um Profissional de Educação Física, um Personal Trainer, para que possa lher orientar devidamente.

  151. Ola dr. João
    como posso focar mais o desenvolvimento do meio do peitoral?
    o meu peitoral não tem aquele desenho (normal) ele tem um espaço no meio de 2 a 3 dedos.
    abraço e sucesso

    • Olá Ricardo.

      O Treino em FOCO gravou um vídeo com esta temática. Você pode acessar através do link: https://www.treinoemfoco.com.br/analise-de-exercicio/exercicios-para-o-miolo-do-peito-variacoes-do-crucifixo/

  152. Boa tarde , João.

    Você poderia fazer um vídeo falando da forma corretar de se treinar usando a técnica de oclusão vascular?

    • Olá Anderson, irei levar sua colocação até o João Moura.

  153. Olá João, Primeiramente quero parabeniza-lo pelo trabalho que faz, acompanho o canal o youtube e os videos ajudam bastante!
    Minha pergunta é relacionada a divisão do treino. Eu tenho apenas de terça a sexta-feira para treina e estou tentando encontrar uma divisão de treino que venha a compensar os 3 dias seguidos sem treino e a falta de descanso entre os dias de treinos. Gostaria que saber qual seria a melhor divisão de treino?

    Não faço atividades físicas paralelas aos treinos, minha dieta é regular, meu descanso diário varia de 6:00 a 7:30 horas, tento deixar o treino o mais intenso possível e suplemento dextrose 60g de carbo após cada treino. Atualmente tenho feito o seguinte treino:
    Terça – 3 peito – 3 series cada, 3 costas – 3 series cada, 2 biceps – 2 series cada e 2 triceps 2 series cada.
    Quarta – 6 pernas – 3 series cada, sendo 2 exerc. de panturrilhas e 1 tipos de abdominal 4 series de quanto aguentar.
    Quinta – 4 Ombro – 3 series cada, 2 trapézio – 3 series cada e 1 tipo de abdominal 4 series de quanto aguentar.
    Sexta – repetição da terça, porem com exercícios diferentes.

    Estou trocando os exercícios a cada 4 semanas porém mantendo essa divisão.

    Como posso melhorar isso? existe uma outra divisão que seja mais favorável?

    • Sua divisão está ok, apenas procure manter a sequência entre os treinamentos.

  154. Olá gostaria de saber que programa o dono do site usa, para mexer com o esqueleto ? pois tenho de fazer um trabalho na parte da saúde e achei interessante o recurso, se puder me ajudar fico agradecido…

    • Olá Ismael,

      o link para o software online é esse. Abraço

      http://www.zygotebody.com/#nav=83.43,129.7,61.18

      • Ola professor João, eu sou estudante de Educação e Desporto Universidade Metodista de Angola. Desculpe mais não tenho escolha professor, não tenho como comprar os teus livros e gostaria de ter para ajudar na minha procura de conhecimento por favor…

      • Ola professor João, eu sou estudante de Educação e Desporto Universidade Metodista de Angola. Desculpe mais não tenho escolha professor, não tenho como comprar os teus livros e gostaria de ter para ajudar na minha procura de conhecimento por favor…

  155. professor João, quais são os exercícios indicados para idosos, gestantes e pessoas que tem problemas de circulação e que já foram operadas de varizes?

    • Thiago Cabral, confira esse episódio do Treino em FOCO onde o Prof. Dr. João Moura aborda sobre os aspectos fisiológicos das varizes.

  156. Gostaria que vocês fizessem uma análise do exercício cuban press, obrigado.

    • Olá Elves. Levarei sua colocação até o João Moura e veremos se é plausível. Grato pela ideia.

  157. Olá, gostaria de saber se existe algum exercício para aumentar o tamanho dos pulsos, pois tenho ante braços grandes e um pulso muito desproporcional.
    Obrigado.

    • Olá Felipe! Nós teriamos que observar sua colocação através de foto. Mas de qualquer maneira, toda a musculatura do antebraço (flexor radial do carpo; profundo dos dedos; longo do polegar, etc) é trabalhada durante exercícios específicos para esta musculatura. Não há como isolar o punho do qual você se refere a “pulso” pois ambas fazem parte do antebraço.

      Você pode acrescentar alguns exercícios a sua rotina de treino. O Treino em FOCO gravou um vídeo abordando alguns desses exercícios. Você pode acessar através desse link: https://www.treinoemfoco.com.br/treino-em-foco-responde/exercicios-para-antebraco/

  158. Olá João,

    Sou iniciante em treino de musculação e na ausência de uma orientação adequada, comecei a pesquisar na internet e me deparei com o Treino e Foco. Parabéns pelo trabalho! Como iniciante, me interessei muito pelos vídeos de análise de exercícios, pois procuro um modo de execução correto e eficiente nos mesmos. No entanto, senti a falta de uma orientação em relação ao trabalho de respiração nos exercícios. É uma parte muito importante para mim, haja vista, que possuo uma certa insuficiência na respiração devido a doença respiratória. Esta não seria uma pergunta, mas uma sugestão. Desde já agradeço!

    • Ok Rodrigo, sua sugestão foi resgistrada. Obrigado.

  159. Boa noite,
    Tive Legg Perths, que se trata de um doença no fêmur, por isso minha perna esquerda é 10 cm. mais fina que a direita.É possível desenvolvê-la e até igualá-la com a perna normal; como eu podeira exercitá-la? Hoje estou com 39 anos, e há 2 meses venho me exercitando em uma academia. Tenho 1,66 de altura e estou pesando 83 kg. – perdi 2 kg. desde que comecei a me exercitar: segunda, quarta e sexta começo e termino com 15 min. de simulador de caminha ou esteira, e faço uma musculação leve, em forma de circuito, braços e pernas; mas, acreditando que posso desenvolver a perna, só exercito a perna esquerda. Na terça e na quinta, faço 45 min. só de exercício aeróbico: esteira e simulador.
    Desde já agradeço se poder responder minha dúvida. Cordialmente, JÚNIO.
    PS.: me disseram que não devo fazer exercícios abdominais enquanto não perde gordura abdominal, isso é verdade?

    • Infelizmente quanto à sua doença não tenho como responder seu questionamento Junio Cesar, mas de fato que trabalhos compensatórios relacionados a assimetrias possa resolver. Quanto a sua dúvida sobre o abdominal, isto é mito pois desconheço algum embasamento, algum subsídio para tal questão.

  160. Amigo trabalho na Arabia saudita e vejo seu trabalho sempre quando posso. Aqui a internet é controlada pelo governo e quando, tem mulheres eles no video eles tiram da internet rsrsrrs parece piada mais é verdade mestre. Eu consigo ver quando saiu da Arabia saudita para jogar. Mestre gostaria de saber quando vai ter um curso administrado por você. Em novembro e dezembro estarei no Brasil. um forte abraço e muito obrigado por me ajudar sempre.

    • Olá Stefano! Nós do Treino em FOCO ficamos felizes por ter pessoas fora do país acompanhando nosso trabalho. Infelizmente ficamos tristes pelas adversidades que você possui para poder acompanhar nosso trabalho. Nós começamos a ministrar cursos online. Estamos próximos a realização de um quarto curso que engloba métodos e sistemas de treinamento. Já haviamos realizado um curso com está temática, porém por ser de grande conteúdo, decidimos dividi-lo em 3 módulos. O que iremos iniciar será o módulo 2.

      Mais informações sobre este curso, você confere aqui: http://www.youtube.com/watch?v=bOBuIx3zxIY

  161. Amigo trabalho na Arabia saudita e vejo seu trabalho sempre quando posso. Aqui a internet é controlada pelo governo e quando, tem mulheres eles no video eles tiram da internet rsrsrrs parece piada mais é verdade mestre. Eu consigo ver quando saiu da Arabia saudita para jogar. Mestre gostaria de saber quando vai ter um curso administrado por você. Em novembro e dezembro estarei no Brasil. um forte abraço e muito obrigado por me ajudar sempre.

    • Stefano, creio já ter respondido seu questionamento, mas vamos lá. Nós do Treino em FOCO estamos mudando algumas coisas. Ainda não temos datas específicas para todos os cursos. Normalmente divulgamos atrás do youtube e redes sociais, mas sempre fazemos isso antecipadamente ao curso, dando um prazo considerável para que muitas pessoas tenha a possibilidade de participar. Espero você consiga alguma forma de acessar a internet, pois é nosso meio de divulgação.

  162. Professor Moura, tenho uma dúvida. Sempre que faço Abdominais que preciso “levantar” as costas do chão (como aquele abs mais simples e o caniteve) sinto uma pressão na lombar.
    Para outros abdominais, no qual mantenho minhas costas no chão e utilizo as pernas ou encosto os calcanhares com as mãos é tranquilo.
    Mas preciso de algum exercicio para o reto abdominal também. Pode dar algum conselho?

  163. Olá. Gostaria de saber se existem exercícios com pesos livres que sirvam como alternativa para o exercício de Barra Fixa, dando o mesmo efeito de alargamento das costas. Se existirem, podem me indicar algum?

    • Exercício de puxada na roldana alta Souza são muito similares a barra fixa do ponto de vista cinesiológico, ok?
      veja o link

      abraço
      https://www.treinoemfoco.com.br/video-analise-de-exercicio/exercicio-para-costas-puxada-frontal/

  164. Olá,Gostaria de saber se a cerveja escura ingerida regularmente nos finais de semana,interfere na hipertrofia.E se possível gostaria de uma indicação de produtos fitioterápicos para auxiliar na perda da gordura abdominal,além dos exercícios localizados.

    • Olá Luis Alberto. Nós do treino em FOCO não trabalhamos na área nutricional. Recomendamos à você procurar um profissional nessa área (especialista na área esportiva da nutrição ou que possua um grande envolvimento com a mesma) para que possa lhe orientar nesses aspectos.

  165. Olá, Bom dia !!
    primeiramente quero agradecê-los pela postagem de materias tão ricos em conteúdo, que com certeza tem ajudado muitas pessoas, assim como eu, a treinar de forma correta e melhorar a qualidade do treino.
    quero deixar a sugestão aqui para um video falando à respeito de suplementos alimentares, complexos de proteínas etc, pois esse é um assunto bastante controverso e seria muito bom ouvir a opinião de um Doutor em educação Física, se possível também um video falando à respeito de como deve ser a dieta de um atleta de academia.

    • Vamos futuramente entrar nestas análises, porém estamos esperando uma profissional de Educação Física professora da nossa universidade se formar em nutrição e o Jefferson iniciar o curso o que nos capacitará mais ainda em analisar essa questão.

      abraço Lucio e obrigado pela sugestão.

  166. Prof. Poderia fazer um video esclarecendo quais a verdades e mitos sobre biótipos masculinos (ECTOMORFO,MESOMORFO e ENDOMORFO).
    Excelente iniciativa!
    Forte abraço.

  167. Olá prof. João, gostaria de saber se será feito o ANÁLISE DE EXERCICIO do LEVANTAMENTO TERRA.
    obrigado!

    • Lourival. Nós temos no planejamento lançar vídeos sobre esses exercícios nesse próximo semestre de 2014. Aguarde!

  168. Bom dia Prof. João Moura, acompanho seu trabalho desde que entrei na faculdade(inicio de 2012). Tenho duvidas sobre a execução correta do Levantamento Terra (posição, amplitude e etc), por favor, vc pode analisar este exercício? obrigado!

    • Olá Madson Costa, o Treino em FOCO está com o planejamento de lançar os vídeos com análise de exercícios como o levantamento terra nesse segundo semestre de 2014. Aguarde!

  169. Boa noite!

    Olhando para meus dois braços se nota que o direito é maior que o esquerdo, em treinos o esquerdo cansa mais rápido que o direito.
    Exemplos:
    -Supino Reto o braço esquerdo perde a força mais rápido que o direito no fim das séries.
    -Puxada Frontal o bíceps esquerdo perde a força mais rápido que o direito no fim das séries.
    -Rosca Alternada com Halteres: O lado direito consegue fazer mais repetições que o esquerdo, apesar que eu não deixo isso acontecer eu faço até onde o esquerdo lado mais fraco aguentar.

    O que fazer ? Como fazer um trabalho para compensar este problema ?

    Obrigado!

    • Exercícios unilaterais compensatórios podem ajudá-lô nesse caso.

  170. Boa noite, João!!!
    Dúvida: Treino há 2 anos e 9 meses e nesse tempo já mudei o treino várias vezes, mas acontece uma coisa que até hoje eu não entendi:
    Quando eu treinava A-B-C-A-B-off-off-A-B-C-A-B-C eu não tinha DMT. Quando eu treino ABCD, ABCDE ou meu treino atual A-off-B-off-C-off-off-A-off-B-off-C-off-off, eu tenho DMT. Exemplo no treino A, que é de sábado, Peito/Bíceps, eu treino pela manhã a noite meus bíceps incham mais e começa a DMT no peitoral que durá até terça-feira a tarde quase noite. Por que será ?
    Valeu!

  171. Bom dia gostaria de saber se tem algum estudo sobre agachamento smith, pois a grandes divergencias sobre a posição do joelho na execução do exercício! grata

    • Olá Carine, você pode encontrar estudos sobre agachamento smith nos links de periódicos que estão no site do Treino em FOCO. Você também pode encontrar informações através do Google Acadêmico.

  172. Gostaria de saber quais exercícios são indicados para melhorar a situação de ombros protusos e cabeça anteriorizada.
    Grato.

    • Olá Alexandre, você pode executar exercícios que tenham um sentido contrário a projeção dos ombros e a cabeça. do ombro por exemplo, uma remada, um voador invertido. Alongamento do peitoral maior também é uma opção.

  173. GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA GANHAR RESISTÊNCIA NA FLEXÃO DE BRAÇO???

    • Olá Rodrigo! O ideal é você fazer um treinamento visando a resistência muscular. Dentro do treinamento resistido com pesos (musculação), visando resistência, você deverá trabalhar volume alto e intensidade baixa. Procure um Profissional de Educação Física para que lhe possa orientar nesses aspectos.

  174. Queria saber que se eu fizer um exercicio unilateral a mais do lado menor do peitoral pra tentar igualar, meu ombro nao vai crescer e ficar desproporcional nao ?

    • Pode ser que aconteça. por isso Valber tens que acompanhar sempre esse trabalho para ver se isso não esta ocorrendo. E nossa sugestão é SEMPRE iniciar por um processo SIMÉTRICO PARA OS DOIS LADOS por 3 a 4 meses, se não começar a minimizar a diferença, só ai então iniciar com trabalho de compensação unilateral mais o trabalho simétrico.

      abraço.

  175. João Moura sou novo aqui no site e no Facebook , estou querendo perder aquelas gorduras na região da barriga vi seu vídeo no youtube e achei bem interessante , não só pelo vídeo mas também pela forma que você explica o porque e oque acontece no corpo quando se faz. → http://www.youtube.com/watch?v=XgPNZz6mthk .
    Também quero perder gorduras localizadas na região do peito tem algum exercício especifico para essa região ?
    E mais uma pergunta sim ?
    Não quero me acabar de fazer exercício até porque eu acordo 6 horas da manhã e vou de ônibus trabalhar todo dia ficando preso no transito com o ônibus lotado por 1 hora e só chego em casa mais ou menos entre as 5 e 6 horas da tarde e vou dormir as 9 horas pra não ficar cansado no outro dia , agora a pergunta : Com o horário que eu tenho disponível oque você me recomenda ? exemplo : 10 abdominais e 2 minutos de descanso … ou algo parecido ?
    Mais uma coisa : João gostei realmente dos seus seu videos ( dos que vi até o momento ) e meu parabéns , continue assim e um forte abraço .

    • Várias perguntas em uma Yuri heheheh, vamos a elas:
      – gordura localizada na região do peitoral não há como exercício físico de consumir gordura localizada, assim faça trabalho de gasto energético e utilizará gordura dessa região. O que pode ajudar é hipertrofiar um pouco o peitoral que minimiza esteticamente a gordura da região;
      – a carga deve estar adequada com o descanso, assim sugiro ires elevando a carga do trabalho e verificando se não estas ficando muito cansado, assim conseguir´s ajustar carga e descanso.
      – abdominais com peso e não muitas repetições, melhor para estética abdominal

      abraço.

      • Obrigado pelas respostas João Moura. Desculpe se as perguntas sairão do controle . Muito obrigado mesmo , forte abraso .

        • Nós que agradecemos por confiar em nosso trabalho Yuri.

  176. Olá equipe Treino em Foco,
    venho por meio deste parabenizar pelo belíssimo trabalho pioneiro em trazer informações de alto nível para seus seguidores. Sou um seguidor de vocês, estudante de Ed.Física e estou sempre acompanhando as postagens. A didática de vocês é incrível, o Professor João Moura dispensa comentários e a atenção com o público idem. Gostaria de solicitar vídeos dos seguintes temas, que acho que é uma dúvida de muitos além de mim, visto que são temas não tão conhecidos. São eles: EPOC e Co-contração. Seria muito bom obter informações qualificadas destes temas advindo de vocês. Obrigado pela atenção, continuem o belo trabalho e sucesso!!

    Att,
    Gabriel Marzullo

    • Olá Gabriel Marzullo!

      Nós já gravamos um vídeo sobre o EPOC. Você poderá acessar através desse link: https://www.treinoemfoco.com.br/fisiologia-do-treino/epoc-consumo-excessivo-de-oxigenio-pos-esforco-fisico/

      Quanto à Co-Contração, eu (Ricardo) irei conversar com o Profº João Moura sobre o tema. Se for plausível, poderemos comentar sobre isso em vídeos futuros.

      Abraço!