Chegamos ao último teste, da bateria de testes realizada com o Jefferson e a Tati, esse é o decimo terceiro teste. Alguns colegas profissionais devem estar pensando que foram realizados muitos testes. Sim foram muitos testes, mas como o Treino em Foco quer trabalhar isso na série e mostrar a programação de treino, avaliação, ou seja, tudo que envolve a elaboração e a condução de um programa de treinamento. Então a opção na série Performance em FOCO, foi realizar um número de testes um pouco maior do que seria o normal, única e exclusivamente para fazer a prescrição de treino para a corrida de aventura e obstáculos.

Procuramos nesses testes realizados medir qualidades biomotoras mais de uma vez, ou seja, procuramos executar testes diferentes para medir ou avaliar a mesma qualidade biomotora. Até mesmo para verificar qual seria a resposta do Jefferson e da Tati, por exemplo, num teste de flexão de braço no solo, que é um teste de resistência muscular localizada, e também no Supino, aonde o padrão de movimento é muito parecido, porém com 50% de 1 RM. Então o Treino em Foco, na tentativa de mostrar e gerar conteúdo de discussão sobre treinamento ao longo do ano de 2016, optou pela execução e treze testes.

Como será realizado o teste de Monitoramento da Frequência Cardíaca?

Nesse teste o professor João Moura criou um protocolo na esteira, de vinte minutos, aonde a cada um minuto do protocolo ocorrerá alteração na carga de esforço. Hora ocorrerá o aumento da velocidade, e em outros momentos ocorrerá o aumento da inclinação, já em alguns momentos aumentará a velocidade e a inclinação da esteira, e com isso elevando carga de treinamento.

treino_em_foco_performance_corrida

Ao final de cada um desses estágios de um minuto, ou seja, ao final de cada uma dessas cargas de treinamento, foi monitorada a percepção subjetiva de esforço do Jefferson e da Tati, e a sua correspondente Frequência Cardíaca. A ideia é, que ao longo do programa de treinamento de 2016, com a melhora do condicionamento físico deles, os valores da percepção subjetiva e da Frequência Cardíaca para cada estágio de carga do protocolo da esteira, venha a diminuir, porque a condição física irá melhorando, e lembrando que o protocolo na esteira será sempre o mesmo, justamente para conseguirmos acompanhar a evolução física do Jefferson e da Tati.

Então a tendência é que o Jefferson e a Tati, sofram muito nessa primeira avaliação, pois eles não se encontram condicionados e nem treinados, e com isso venham a sofrer nesse primeiro teste de Monitoramento da Frequência Cardíaca na esteira.

treino_em_foco_tati_performance

Então seguidor acompanhe o vídeo de hoje da série Performance em FOCO, e conheça o teste de Monitoramento da Frequência Cardíaca, e tire suas dúvidas sobre o teste.