Hoje apresentaremos na série Performance em Foco, uma análise dos resultados que eles obtiveram nos testes físicos.

Quais os resultados no 10 saltos sucessivos?

Esse é um teste de membros inferiores que tem por objetivo, avaliar a potência muscular. Nessa teste o indivíduo deverá realizar 10 saltos sucessivos bilaterais, onde deve cumprir a maior distancia possível, com o menor tempo possível, carregando obviamente a sua massa corpórea, o protocolo do teste está descrito na página dos resultados.

O Jefferson conseguir cumprir em dez saltos a distância de 23,8 metros, já a Tati, conseguiu atingir 19,6 metros, se olharmos somente a distância percorrida chegaremos conclusão eu o Jefferson apresenta uma potência bem superior que a Tati. Porém quando verificamos o tempo para cumprir a distância, o Jefferson levou 11 segundos e a Tati 9 segundos.

Como esse teste tem por objetivo avaliar potência muscular, e potência é força x velocidade, a velocidade passa a ser um parâmetro importante. Então os dados do Jefferson e a Tati, foram avaliados multiplicando a distância pela massa corporal e dividindo pelo tempo, que é apresentado na literatura par obter o resultado do teste de 10 saltos sucessivos.

Quando fizemos esse cálculo podemos perceber que a Tati apresentou uma melhor potência muscular de membros inferiores que o Jefferson, ou seja, o Jefferson apresentou 124,4 m.Kg/seg de potência, e a Tati apresentou 126,1 m.Kg/seg de potência, porem a diferença foi pequena, do ponto de vista pratica podemos dizer que potência de membros inferiores dos dois são idênticas.

Quais os principais resultados o teste do SEMO?

Esse é um teste de agilidade, trocando a direção e o sentido do movimento nos cones, o que caracteriza fortemente mensurada a agilidade corporal. Na literatura o teste do SEMO é colocado o circuito aonde o indivíduo deve deslocar e fazer os movimentos no menor tempo possível uma vez só. No teste do Jefferson   e da Tati, foi realizado 4 vezes o deslocamento, porque ao analisarmos os vídeos das provas de corrida de aventura, ocorre a exigência de resistência de agilidade, portanto era necessário medir a resistência de agilidade, por isso foi aplicado 4 vezes a rodada no teste do SEMO.

O Jefferson realizou as 4 rodadas no teste do SEMO em 55 segundos, já a Tati realizou com o tempo de 1 minuto e 4 segundos. Houve um diferença de 9 segundos, e isso não é uma diferença grande, mas uma vez podemos perceber que embora a Tati esteja carregando uma massa gorda maior, que é uma massa morta em termos de deslocamento, a Tati nãos e distanciou muito do Jefferson.

Mensuramos também a frequência cardíaca e obtivemos o valor de 191 bpm, para os dois, que pode ser considerada alta, e mostrando que 4 rodas no teste do SEMO, feito em ginásio, realmente exige forte do sistema cardiovascular.

Quais resultados na flexão de braço batendo palmas?

A Tati realizou o teste com os joelhos no solo, enquanto Jefferson fez o clássico. O ato de bater palma exige dos membros superiores realizar um movimento de explosão, ou seja, o indivíduo deve impulsionar fortemente o solo, para projetar o seu corpo acima, para ter tempo de bater palma, e isso exige potência muscular de tronco e membros superiores.

O Jefferson apresentou 19 repetições e a Tati apresentou 21 repetições, porém não podemos realizar uma comparação entre os dois, porque a Tati estava com os joelhos em contato com o solo. Então ao fazermos um indivíduo com o joelhos no solo, nos adaptamos o teste, e a carga mecânica no teste é tolamente modificada, então não podemos fazer o comparativo. A carga mecânica do Jefferson para realizar o teste era bem maior que dá Tati, mesmo assim os valores foram próximos a da Tati.

A frequência cardíaca foi um pouco maior na Tati, provavelmente em decorrência do número maior de repetições e do maior tempo de execução do teste, 174 bpm Jefferson e 188 Tati.

Quais os resultados no teste de potência e resistência abdominal?

O teste deve ser executado em velocidade máxima, o protocolo está descrito no treino em Foco, solicita fortemente os flexores do quadril, além de reto abdominal e oblíquos, e é de potência porque deve ser realizado o maior número de flexão abdominal em 1 minuto.

O Jefferson conseguiu executar em 60 segundos, 37 repetições, já a Tati conseguiu executar 13 repetições, em termos práticos podemos definir que 37 repetições não é um bom valor, e 13 repetições é um péssimo valor. Isso mostra que o Jefferson e a Tati não estão bem em termos de potência e resistência abdominal.

Então a uma necessidade de um trabalho forte de região abdominal para melhorar os escores dos teste de flexão abdominal.

Quais os principais resultados no teste de 1 RM no Agachamento?

O treino em foco já gravou vídeos apresentando o protocolo do teste de 1 RM. Analisando os resultados a Tati apresentou 50Kg de valor de 1 RM, e o Jefferson apresentou 66 Kg. Podemos notar que a diferença existe e é favorável ao Jefferson, porém não é muito grande, isso nos mostra que a Tati não se encontra tão distante do Jefferson.

Então podemos mais uma vez concluir que para membros inferiores a Tati e o Jefferson, não estão em um nível muito baixo de condicionamento, portanto o trabalho de membros inferiores no treinamento deverá ser mais focado para o Jefferson do que da Tati, embora os dois necessitam, porém o Jefferson um pouco mais.

Quais os resultados do teste de 1 RM no supino?

Jefferson apresentou 66 kg, e a Tati obteve o valor de 26kg, já começamos uma diferença bastante gritante, ou seja, a Tati tem menos da metade da força o Jefferson, obviamente o escorre de 66 Kg, não é significativo, e devemos trabalhar para melhorar esse escore, porque na corrida de aventura e obstáculos, há obstáculos como subida em murro, que é necessário uma grande força muscular.

Podemos concluir então que a Tati precisa melhorar mais que o Jefferson, então do âmbito prescritivo a Tati precisa de um trabalho um pouco mais focado em membros superiores que para o Jefferson, porem ambos precisam.

Quais os principais resultados do teste de estimativa VO2 Máx?

O Jefferson conseguiu atingir realizar o teste até o decimo terceiro estágio, obtendo a sua frequência cardíaca máxima real de 202 bpm, já a Tati conseguiu chegar até o decimo estagio, e obteve uma frequência cardíaca máxima de 199 bpm.

O Jefferson obteve um VO2 máx de 60,2 ml/kg/mim, ou seja, para cada um minuto de esforço aeróbio ele consegue no máximo absorver o valor apresentado anteriormente no texto, essa e sua capacidade máxima atual estimada pelo teste.

Já a Tati, apresentou uma capacidade máxima de absorver oxigênio a cada um minuto um valor de 48,3ml/kg/mim, então podemos notar claramente que capacidade aeróbica da Tati pé bem menor que a do Jefferson.

Então seguidor, acompanhe o vídeo de hoje, e conheça a análise dos resultados dos testes físicos do Jefferson e da Tati.