Quando parcelar o meu treino?

Please log in or register to like posts.
Vídeo

Parcelar o treinamento não é simplesmente dividir quantitativamente uma sequência de exercícios em sessões A, B ou C. Parcelar o treinamento é buscar manter a eficiência e eficácia do treino segundo os objetivos propostos levando ainda a um aumento do volume e intensidade do trabalho (elevação da carga de treino).

O Treino emFOCO RESPONDE de hoje esta abordando as questões iniciais para se parcelar um treinamento e discute se realmente existe essa necessidade de parcelamento quando se está no início de um treinamento resistido com pesos (musculação). Critérios importantes devem ser levados em consideração no momento de parcelar, verificação se a qualidade de treinamento se mantém com o parcelamento e se este aprimora o trabalho focado nos objetivos.

Assista ao Treino emFOCO de hoje na subsérie PARCELAMENTO DE TREINO e entenda alguns processos iniciais referentes ao parcelamento. Nos próximos programas mais informações e linhas de raciocínio referente a metodologia do parcelamento serão apresentadas e discutidas.

8 comments on “Quando parcelar o meu treino?

  1. Bom dia!
    Parei de treinar por 3 meses e voltei agora. Me considero iniciante?
    Obrigada!

    • sim Maria, com cuidados de iniciante, deves voltar mais rápido do que alguém que começa pala primeira vez.

      abraços.

      • Dr, primeiramente quero agradecer pois, depois de encontrar teus videos no Youtube eu animei de voltar a treinar; gosto de entender como as coisas funcionam em detalhes e o trabalho da tua equipe era o que me faltava. Não canso de indicar e divulgar eu material. Parabéns!
        Minha dúvida: Depois de ler muitos dos teus artigos e assistir muitos dos videos decidi voltar a treinar, agora, embasado em um bom alicerce de informacoes; porem, ainda nao entendo um fator: Iniciante, meu objetivo é hipertrofia moderada com um razoavel nivel de força e resistencia; Devo seguir meu treino ao inicio priorizando resistencia (varias repeticoes por serie), força (media 15 repeticoes/serie) ou partir para hipertrofia direto (repeticoes ate Falha concentrica)? Qual caminho a seguir para chegar adequadamente ao meu objetivo? Obrigado

  2. Olá João tudo bem?

    Aqui vai um dúvida. Quando um aluno é iniciante, ele pode treinar todos os dias no caso a FICHA A, onde engloba todos os grandes grupamentos musculares? o aluno então, não téra um fadiga muito grande.

    Obrigada
    Jéssica

    • Olá Jéssica!
      O treino de um iniciante normalmente engloba os grandes grupos musculares, são formado por exercícios compostos. O ideal é dar uma pausa durante as sessões para recuperar. O Treino de inciante normalmente visa adptar o aparelho locomotor e trabalhar o coordenação motora do praticante. Procure o Profissional de Educação Física responsável pelo seu treinamento, ele poderá lhe passar orientações específicas.

  3. Ola João,

    Fiquei com uma dúvida com a proposta de treinamento A e B. Em se tratando de um treino para iniciantes, a divisão do treino ficou com uma intensidade muito alta no treino A. Leg press e agachamento, mesmo posicionando os pés para trabalhar posteriores de coxa há uma participação intensa de quadríceps nestes dois exercícios, após 6 séries ele iria executar mais 3 séries de Hack e 3 séries de extensor de joelho, são 12 séries trabalhando quadríceps, o que caracteriza trabalho de hipertrofia avançada, ou seja, alto volume e alta intensidade para o treino de quadríceps deste aluno iniciante.

    • Concordo contigo Bruno, poucas pessoas em 6 meses de treinamento sustentariam bem esse volume de treino com uma intensidade elevada. Na verdade o que procurei apresentar são formas de pensar o parcelamento e até chegar a conclusão que o ideal, NO MOMENTO, é não parcelar o treino… indo justamente ao encontro do tu colocaste.

      Obrigado pelas colocações, um abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *