LPO – Levantamento Olímpico

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A prática do levantamento olímpico ou LPO poderá proporcionar melhora nos níveis de força e potencia muscular.

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Nessa série foram abordados vários aspectos relacionados a técnica de execução, análise cinesiológica dos movimentos, correção dos movimentos, e muitos educativos que certamente facilitarão muito o processo de aprendizado do levantamento olímpico.

Você sabe o que é LPO ou levantamento olímpico?

O LPO significa levantamento de peso olímpico ou levantamento olímpico, por se tratar de uma modalidade olímpica. As competições são divididas em masculino e feminino, e também por categorias de peso.

Na competição cada atleta terá até três tentativas para executar o maior arranco e arremesso no levantamento olímpico (esses movimentos serão apresentados nas próximas vídeos aulas). Os exercícios que compõem o LPO, são amplamente introduzidos em circuitos de crossfit. Diante do grande espirito de competitiva no box de crossfit, o número de alunos/clientes praticantes dessa modalidade vem crescendo vertiginosamente, tanto que hoje em dia muitos desses (alunos/clientes) participam de competições.

 Quais as maiores dificuldades dos alunos/clientes que iniciam na prática do levantamento olímpico ou LPO?

A maior dificuldade de quem inicia LPO ou levantamento olímpico é, na maioria das vezes, falta de mobilidade articular. Esta se dá nas articulações do tornozelo, quadril e ombro.

Assim, um dos objetivos dessa série é apresentar vários educativos que facilitarão a melhora na amplitude articular, que serão apresentados nas próximas vídeos aulas.

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Quais são os movimentos ou exercícios que compõem o levantamento olímpico ou LPO?

Nesta modalidade temos o arranco ou snatch, e o arremesso. o arranco consiste em arrancar a barra do chão e elevar acima da cabeça, ou seja, elevar a barra até acima da cabeça em um movimento sem pausa.

 Já o arremesso é dividido em duas fases:

1- fase: esta é chamada clean onde o indivíduo tira a barra do chão e coloca sobre o ombro;

2- fase: está é denominada de jerk que consiste em tirar a barra do ombro e elevar sobre a cabeça.

Nas próximas vídeos aulas esses movimentos e fases serão detalhados de forma minuciosa para que você consiga entender a colocar na prática com eficiência.

Quais os benefícios que a pratica do levantamento olímpico pode trazer?

 As principais valências biomotoras trabalhadas no levantamento olímpico são: força e potência. portanto, com a prática sistemática do levantamento olímpico pode-se esperar aumento nos níveis de força e potência, além de obter benefícios também na flexibilidade e coordenação motora.

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Seguidores, acompanhem essa série do treino em foco.

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