Já ouviu falar em vantagem mecânica?

Treino_em_foco_vantagem_mecânica_biomecânica

Como realizar o cálculo da vantagem mecânica?

Este valor é obtido através da divisão do braço de alavanca da força pelo braço de alavanca da resistência. Ou seja, na verdade para obter vantagem mecânica será necessário ter um valor do braço de alavanca da força maior do que o braço de alavanca da resistência.

Por outro lado, quando o valor do braço de alavanca da força é menor ocorrerá uma o valor da divisão será menor que 1. Assim, a vantagem mecânica será menor. No entanto, a verdade quando essa valor é menor que 1, tem-se um cenário de desvantagem mecânica.  Na maioria das vezes não corpo humano ocorrerá sempre uma desvantagem mecânica.

Treino_em_foco_vantagem_mecânica_biomecânica

Quais os pontos de maior e menor vantagem mecânica na elevação lateral?

Imaginemos que o indivíduo esteja com os braço abduzidos há 90°. Assim, vamos imaginar que a distância entre o centro da articulação do ombro e o ponto de inserção do músculos deltoide é de 10cm. Assim, o braço de alavanca da força será de 10cm. Já o braço de alavanca da resistência, que é distância em cm do centro da articulação do ombro até o ponto de aplicação da resistência é 50 cm.

Ao analisar os valores em cm pode-se notar que o braço de alavanca da resistência é bem maior. Assim, neste caso a vantagem mecânica 0,21. Portanto, pode-se entender que o braço de alavanca da força representa 21% do braço de alavanca da resistência. Diante disso, podemos entender que o deltoide trabalhar em uma desvantagem mecânica ade 79%.

Por outro lado imaginemos que o indivíduo faça uma abdução do ombro até aproximadamente 70°. Assim, possivelmente o braço de alavanca da força permanecerá o mesmo ou terá uma modificação pequena. Então vamos imaginar que ele (braço de alavanca da força) subiu para 11 cm, e o braço de alavanca da resistência teve uma redução para 30 cm. Ao realizar o cálculo a vantagem mecânica é de 0,36. Assim, pode-se entender que o braço de alavanca da força é representa 36% do braço de alavanca da resistência. Portanto, é 64% menor em relação ao braço de alavanca resistência.

Seguidores, não percam a vídeo aula.