Qual a principal função do sistema cardiovascular?

A principal função do sistema cardiovascular é fornecer oxigênio, nutrientes e ainda remoção d metabólicos dos diferentes órgãos do corpo. Além disso, tem o papel de regulação do pH sanguíneo, dos fluidos, temperatura entre outras funções.

Para essas funções ocorrerá o envolvimento do coração, artérias, arteríolas, capilares, vênulas, veias e também os pulmões. Portanto, pode-se entender que ocorrerá um trabalho em conjunto formando o sistema cardiorrespiratório.

Treino_em_foco_fluxo_sanguíneo

Como ocorre o fluxo sanguíneo?

O gás oxigênio que entra através das vias áreas em virtude do gradiente de pressão, irá até os alvéolos pulmonares. Em seguida, o sangue passará pelos pulmões e será realizado a troca gasosa, ou seja, será depositado nos alvéolos pulmonares o dióxido de carbono e absorvido pela hemácias o oxigênio.

Assim, o fluxo sanguíneo agora com uma maior quantidade de oxigênio sairá dos pulmões através da veia pulmonar até “desembocar” no átrio esquerdo e depois sendo transferido para o ventrículo esquerdo. Uma vez nesta parte do coração (ventrículo esquerdo) no momento da sístole o fluxo sanguíneo será ejetado. Assim, passará pela artéria aorta para as artérias, arteríolas, capilares até chegar por exemplo no tecido muscular, onde o gás oxigênio será absorvido.  Um ponto importante a salientar, é que o fluxo sanguíneo quando sai do coração está com uma maior quantidade de oxigênio do que dióxido de carbono.

Treino_em_foco_fluxo_sanguíneo

Uma vez passando pelos capilares as hemoglobinas além de liberar o oxigênio irão absorver o dióxido de carbono. O fluxo sanguíneo sairá através das vênulas, veias, veia cava superior ou inferior até “desembocar” no átrio direto e depois ventrículo direta. Um vez nesta parte do coração, durante a sístole (contração do coração) esse sangue será transferido através da artéria pulmonar até novamente os alvéolos para que o processo descrito acima ocorra novamente. Um ponto a frisar, é que neste moimento o fluxo sanguíneo está com uma maior quantidade de dióxido de carbono do que oxigênio.

Seguidor, não perca a vídeo aula.