Exercícios de musculação

Assimetria de forças – Como identificar na prática?

Please log in or register to do it.

Assimetria de forças entre os membros é algo natural que pode ocorrer tanto em exercícios de membros superiores e inferiores.

Assimetria_de_forcas_cadeira_extensora_treino_em_foco

Por que não é possível observar a assimetria de forças em máquinas tradicionais?

Nas academias grande parte das máquinas são de características bilateral. Isto é, independente de são constituídas por polias ou alavancas a maioria delas tem uma configuração de tradicional ambos os lados junto.

Uma das máquinas mais clássicas é a cadeira extensora. Nesta onde o indivíduo produz força para vencer a resistência é de característica única, isto é, se tem uma barra única onde os membros inferiores são posicionados. Diante disso, independente se o indivíduo produz mais força com um dos membros, visualmente a alavanca da máquina irá subir de forma igual.

Ainda em uma outra análise, é impossível conseguir observar neste modelo de máquina, se o indivíduo está produzindo maior força com o membro esquerdo ou direto. Portanto, é impossível observar se neste caso está ocorrendo uma assimetria de força.

É importante salientar, que na maioria dos indivíduos essa assimetria de forças irá ocorrer inevitavelmente.

Qual tipo de maquina será possível observar essa assimetria de forças?

Obviamente existem vários tipos de máquina onde é possível observar essas características. Todavia, uma que tem um custo relativamente baixo e que está em acesso para várias pessoas são as unilaterais com a utilização de anilhas.

Desta forma, por exemplo na cadeira extensora fica totalmente perceptível quando o indivíduo tem maior dominância de força em um dos membros inferiores. Ou seja, assim, é possível observar de forma mais clara a assimetria de forças gerada.

Por que é importante identificar a assimetria de forças?

Ao observar se o indivíduo apresenta alguma assimetria de forças é possível que o personal consiga agir de forma mais assertiva para ajustar o treinamento do cliente e com isso resultado de equilíbrio de forças seja melhor.

Analisem a vídeo aula!!!

Pico de contração - Como fazer?
Flexores do ombro - quais músculos fazem parte?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors