Como realizar a técnica/abdominal hipopressivo?

A técnica/abdominal hipopressivo ou o vácuo (vacum) poderá ser realizado em duas posições, ou seja, em pé ou deitado em decúbito dorsal no solo. Um ponto importante a salientar é que a execução deitado no solo é mais fácil, portanto, a primeiras sessões nesta posição (deitado) poderá facilitar a execução do aluno/cliente.

De uma forma geral, o profissional deverá solicitar ao seu aluno/cliente inicialmente execute uma inspiração, buscando elevar a caixa torácica. Em seguida, realize uma expiração forcada, com o objetivo de exalar a maior parte do ar presente nos pulmões. Na sequência, solicitará que o aluno/cliente execute um bloqueio da respiração e busque “colocar” o estomago em direção a coluna vertebral. Assim, estará executando o vácuo (vacum). Realizado essa fase, em seguida deverá inspirar novamente e expirar de forma lenta para sair da posição de execução da da técnica/abdominal hipopressivo.

No entanto, no momento de “colocar” o estomago para dentro, alguns alunos/clientes poderão produzir uma ativação do reto abdominal. Diante disso, a execução do vácuo (vacum) não será possível.

Qual estratégia realizar caso ocorra uma forte ativação do reto abdominal?

Diante desse cenário, uma estratégia seria realizar o toque no aluno/cliente para que entenda que é necessário “colocar” o estomago para dentro e não contrair o reto abdominal. Entretanto, mesmo realizando o toque ainda alguns alunos/clientes podem não conseguir executar. Com isso, seria interessante que o profissional venha a executa a técnica na frente do aluno, para que ele possa identificar como realizar.

Além disso, como citado acima no texto, a execução na posição em decúbito dorsal, ou seja, deitado no solo parece ser mais fácil. Portanto, adotar essa posição para alunos/clientes que tem dificuldade em realizar a técnica/abdominal hipopressivo seria também interessante.

Quantos minutos por dia é interessante fazer?

Isso depende muito. No entanto, se tem preconizado a execução de pelo menos 30 minutos por dia. Entretanto, esse tempo poderá ser dividido ao longo do dia, ou executado de forma continua. Obviamente, o tempo livre do aluno/cliente determinará esse procedimento.

Um ponto importante, é que seria interessante executar a técnica/abdominal hipopressivo antes, depois ou em um outro período em relação ao treinamento resistido com pesos. Assim, executa-la (técnica/abdominal hipopressivo) no intervalo entre séries ou exercícios no treinamento resistido com pesos não parece ser uma estratégia interessante.