PullDown com corda – Posição do ombro influencia a atividade eletromiográfica?

Please log in or register to like posts.
Vídeo

Na vídeo aula anterior a esta, realizamos um experimento realizando uma comparação entre a atividade eletromiográfica produzida no PullDown com corda e barra. Assim, observamos que ocorreu uma maior atividade eletromiográfica pa latíssimo, deltoide posterior quando realizado o PulDown com corda.

Entretanto, na execução com corda, alguns profissionais orientam os clientes a realizar com uma rotação interna do ombro, ou seja apontando a mão para baixo e, por sua vez outros orientam a execução com o ombro em posição neutra.

Mas, do ponto de vista eletromiográfico ocorre diferença na atividade eletromiográfica dos principais músculos envolvidos?

Para isso, realizamos um experimento onde o modelo realizou três repetições em cada variação, com a mesma quilagem, amplitude e cadência.

Treino_em_foco_pulldown

Assim, observou-se que para tríceps braquial cabeça longa ocorreu uma maior atividade eletromiográfica ao realizar com o ombro em posição neutra. Este comportamento muito provavelmente ocorreu em virtude que nesta posição do ombro se proporcionada uma significativa tendência de flexão dos cotovelos e, portanto para evitar ocorre o acionamento maior do tríceps braquial. Assim, com esta posição o tríceps teve um trabalho duplo, isto é auxiliar na extensão do ombro e também estabilizar em contração isométrica a articulação do cotovelo.

Treino_em_foco_pulldown

Por sua vez o latíssimo do dorso teve uma menor atividade ao realizar com a rotação interna do ombro. Por fim, o deltoide posterior teve uma maior atividade manteve uma comportamento de atividade eletromiográfica semelhante.

Treino_em_foco_pulldown

Aplicação Pratica!!!

Portanto, se o objetivo seja proporcionar um menor trabalho sobre o tríceps braquial a execução com o ombro em rotação interna, ou seja palma da mão para baixo pode ser interessante. No entanto, o contrário pode ser verdade, ou seja se o objetivo é produzir um maior trabalho sobre o tríceps braquial talvez optar a execução do pulldown corda com o ombro em posição neutra.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *