Nesta vídeo aula o objetivo foi apresentar através da eletromiografia o padrão de atividade eletromiográfica do deltoide anterior, medial, posterior e trapézio superior (fibras descendentes) ao realizar movimentos da articulação glenoumeral.

Então, qual o padrão de atividade eletromiográfica ao realizar a flexão glenoumeral ou do ombro?

Este movimento é realizado no plano sagital e tem como eixo o latero lateral. Assim, o músculo motor primário deste movimento é o deltoide anterior, assessorado por peitoral fibras claviculares, coracobraquial e também bíceps braquial.

Assim, o padrão de atividade eletromiográfica identificado no experimento foi maior um maior acionamento do deltoide anterior e também do trapézio superior. Essa significante atividade do trapézio superior é para realizar o movimento de rotação superior e elevação da escapula que acompanham a flexão do ombro. Já o deltoide medial teve uma atividade baixa somente para estabilizar a articulação glenoumeral. Por sua vez a atividade do deltoide posterior foi baixa, pois é antagonista desse movimento, e assim deve relaxar.

Treino_em_foco_movimento_deltoide_eletromiografia

Qual o padrão de atividade eletromiográfica ao realizar a extensão glenoumeral ou do ombro?

Também esse movimento ocorre no plano sagital e tem como eixo o latero lateral. Assim, os músculos motor deste movimento é o latíssimo do dorso até o membro superior estiver alinhado com o tronco. Já partir deste ponto, o deltoide posterior e tríceps cabeça longa passam a ter maior participação para contribuir o movimento.

Analisando agora o padrão eletromiográfico, observou-se para este movimento uma maior atividade eletromiográfica do deltoide posterior na extensão, e uma atividade também do deltoide medial para estabilização glenoumeral. Já, o trapézio superior e deltoide anterior não tiveram atividade eletromiográfica significativa neste movimento.

Treino_em_foco_movimento_deltoide_eletromiografia

E na abdução glenoumeral?

Este movimento ocorre no plano frontal e tem como eixo o antero posterior ou póstero anterior. Os motores primários desse movimento são deltoide medial e supraespinhal (primeiros 30° de abdução). Assim, na abdução até 90° observou-se uma forte atividade do deltoide medial. No entanto, como o deltoide anterior e posterior também auxiliam no movimento, estes também tem uma significativa atividade, porém menor em relação ao deltoide medial. Por fim, o trapézio superior também tem uma atividade significativa, pois ocorre uma rotação superior e elevação da escapula, em virtude do ritmo escapulo umeral.

Treino_em_foco_movimento_deltoide_eletromiografia

Alunos, analisem a vídeo aula!!!