Ocorre diferença na ativação eletromiográfica entre Good Morning e Stiff?

Sim. No experimento que realizamos nesta vídeo aula observamos diferença na atividade muscular de alguns músculo que foram monitorados durante a execução deste exercícios. Ou seja, notou-se uma maior atividade eletromiográfica do eretores da espinha no exercício Good Morning. Já o bíceps femoral teve maior ativação eletromiográfica no Stiff. E por fim, o gastrocnêmio lateral teve uma ativação bem similar entre os exercícios.

Treino_em_foco_good_morming_stiff

Quais as possíveis explicações para esses comportamentos na ativação muscular?

A maior atividade eletromiográfica para eretores da espinha ou coluna, parece ter ocorrido em virtude de uma maior braço de momento da alavanca para a coluna vertebral. Ou seja, como a barra está sobre o trapézio superior, encontra-se mais distância dos eixos da coluna vertebral lombar em relação ao Stiff, onde a barra (resistência) encontra-se nas mãos e assim mais próxima aos eixos.

Já a maior atividade eletromiográfica para bíceps femoral para o Stiff, pode ter ocorrido em virtude de uma maior capacidade do indivíduo do vídeo em realizar o foco de execução neste exercício. Assim, como ocorre uma menor tendência de flexão toracolombar da coluna vertebral no Stiff em relação ao Good Morning em virtude do braço de momento da alavanca menor, pode-se ter melhor capacidade para concêntrica no trabalho dos isquiotibiais.

Treino_em_foco_good_morming_stiff

Como aplicar esses conhecimentos na pratica?

Portanto, para um aluno/cliente que apresenta algum tipo de patologia na região lombar da coluna vertebral, e o profissional começara a aplicar exercícios específicos para isquiotibiais, talvez a prescrição do Stiff passe a ser mais interessante, pois produz menor ativação dos eretores e maior do bíceps femoral.

Por outro lado, para um aluno/cliente que por algum motivo busque também um trabalho mais intenso sobre os eretores, porém tem pouco tempo para realizar a sessão de treino, talvez a introdução do Good Morning no lugar do Stiff seja interessante. Principalmente, por produzir um trabalho mais intenso deste grupo e ainda poder potencializar o tempo de treino.