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Como gerar resistência para aumentar o trabalho dos Oblíquos?

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Mesmo com a barra nas costas é necessário produzir resistência contra a rotação toracolombar

Como apresentado na última vídeo, demonstramos que adicionar uma barra sobre a região do trapézio e solicitar para que o cliente realize rotações da coluna vertebral não potencializa a ação dos oblíquos externos.

Relembrando, este comportamento ocorre porque a barra com anilhas sobre o trapézio produz uma resistência na direção vertical e no sentido de cima para baixo. Portanto, é preciso entender que esta forma de resistência não proporciona trabalho contra a ação muscular.

Então, como criar resistência contra o movimento de rotação utilizando uma barra sobre o trapézio?

Na realidade a estratégia é super simples. Para aumentar a ação muscular é necessário produzir resistência na direção e sentido contra o movimento de rotação toracolombar que este sendo gerado pela musculatura.

Diante disso, uma possibilidade é o personal trainer pegar na extremidade da barra e de forma cuidadosa aplicar resistência manual contra o movimento de rotação. Um outra possibilidade é acoplar a barra um elástico ou até mesmo na polia do crossover para gerar resistência contra o movimento de rotação.

Desta forma, como apresentado no experimento da vídeo aula, o trabalho do obliquo externo sobe de forma significativa.

E o risco de lesão?

A literatura cientifica já apresentou que a coluna vertebral tem maior risco de lesão ao realizar movimentos de rotação. Desta forma realizar rotações, ainda com uma aumento da carga axial certamente irá fragilizar a capacidade de sustentação de carga.

No entanto, ao aplicar resistência exatamente contra a rotação, a carga axial adicional não ocorrerá. Portanto, obviamente a carga sobre a coluna será menor. Todavia, isto não quer dizer que ocorrerá ou não alguma lesão, mas que o risco poderá ser menor.

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