Quais os músculos que realizam o movimento de extensão do ombro?
O movimento de extensão do ombro é caracterizado pela projeção do membro superior posteriormente, ou seja, deslocamento do braço para trás. Assim, para produzir esta movimentação ocorrerá a contração do latíssimo do dorso, redondo maior, redondo menor, deltoide posterior, tríceps braquial cabeça longa e feixes inferiores do peitoral maior.
Entretanto, é preciso relembrar que uma vez o ombro em flexão, isto é o membro superior projetado a frente, o latíssimo do dorso, redondo maior e menor terão a capacidade de produzir a extensão do ombro até o ponto em que o membro superior estiver alinhado com o tronco. Assim, caso o membro superior continue ser projetado para trás, o que passará a se chamar uma extensão do ombro além do alinhamento com o tronco, os músculos que produzirão esse movimento serão deltoide posterior e tríceps cabeça longa.
Mas, por que o deltoide posterior terá maior exigência para realizar a extensão do ombro além do alinhamento com o tronco?
A resposta para essa pergunta já foi previamente respondida acima. Ou seja, como as fibras do latíssimo do dorso ao realizar a hiperextensão do ombro estarão anteriormente em relação eixo latero lateral não terão mais capacidade para contribuir com a hiperextensão do ombro. Assim, será necessário para continuar o movimento algum músculo “assumir” maior trabalho para realizar a extensão do ombro além do alinhamento com o tronco. Desta forma, um dos músculos a assumir esse papel é o deltoide feixe posterior, como foi possível visualizar no experimento do vídeo.
Portanto, em resumo, ao realizar a extensão do ombro além do alinhamento com o tronco o latíssimo do dorso não terá participação e um dos músculos a assumir é o deltoide posterior.
Tá, mas por que o deltoide tem a capacidade para contribuir com a extensão do ombro além do alinhamento com o tronco?
Novamente, a resposta para isto está vinculada ao posição das fibras em relação ao eixo de movimento. Assim, como já mencionado acima, o movimento de extensão e hiperextensão ocorre no plano sagital e tem como eixo o latero lateral. Diante disto mesmo, ao realizar a hiperextensão as fibras do deltoide posterior encontram-se posteriormente em relação ao eixo latero lateral. Portanto, este cenário permite a capacidade para realizar a hiperextensão do ombro.
Então, qual a aplicação prática deste conhecimento?
Diante disso, se o objetivo seja realizar um trabalho mais focado em latíssimo do dorso em perder tensão, talvez seria interessante realizar os movimentos da fase concêntrica de remadas até a membro superior ficar alinhado com o tronco.
Por outro lado, caso o objetivo seja realizar uma trabalho também focado para deltoide posterior, talvez seria interessante realizar a fase concêntrica até um ponto em que se entre em hiperextensão do ombro, para intensificar o trabalho sobre deltoide posterior.
Ainda, caso o objetivo seja realizar um exercício para deltoide posterior sem incluir o latíssimo, parece interessante realizar a fase concêntrica partindo do membro superior alinhado com o tronco.
Alunos, analisem a vídeo aula!!!