Colocar bola nos pés aumenta atividade eletromiográfica do reto abdominal?

Please log in or register to like posts.
Vídeo

Adicionar a bola suíça os pés durante a prancha abdominal pode ser uma estratégia para elevar a atividade eletromiográfica do reto abdominal!!!

O exercício de prancha abdominal é amplamente executado nas academias tanto por cliente iniciantes e avançadas. Classicamente a mesma é realizada com quatro apoios, ou seja, com ambas os cotovelos e pés em contanto com o solo. Assim, mantendo a coluna vertebral ereta o cliente permanece por um determinado tempo nesta posição. Como a força gravitacional age sobre o segmentos corporais a tendência é de produzir uma hiperextensão da coluna vertebral, desta forma os flexores da coluna vertebral contraem de forma isométrica para evitar esse movimento.

No entanto, é também possível observar inúmeras variações deste exercício. Entre elas a utilização do implemento bola suíça é utilizada. Como já foi observada em uma vídeo aula anterior, ao adicionar a bola as mãos do executante, ocorreu um aumento significativo da atividade eletromiográfica do reto abdominal. Portanto, aplicar instabilidade, proveniente da utilização da bola suíça ocorre uma elevação da atividade eletromiográfica.

Treino_em_foco_prancha_abdominal_bola

Mas, e se colocar a bola nos pés?

Para tentar sanar essa dúvida de algumas pessoas, realizamos um experimento colocando a bola suíça não nas mãos do executante, mas sim, nos pés. Assim, em relação a execução clássica, ou seja com base estável, a atividade eletromiográfica teve um aumento muito grande ao posicionar a bola nos pés.

Portanto, podemos entender que, adicionar a bola suíça no exercício de prancha abdominal tanto nos braços ou nos pés proporcionará um aumento muito significativo na atividade eletromiográfica para o reto abdominal.

Treino_em_foco_prancha_abdominal_bola

Ta e daí? O que eu faço com isso?

Diante disso, se o objetivo seja proporcionar um trabalho mais intenso para reto abdominal e não se queira adicionar quilagem ao exercício de prancha abdominal, uma estratégia poderia ser adicionar a bola suíça a execução.

Entretanto, ao adicionar esse implemento o trabalho ou exigência muscular terá um acréscimo bem significativo. Desta forma, a ordem ao qual esse exercício será posicionado dentro da sessão de treino é muito importante, para que o cliente consiga executar com segurança e a fadiga gerada no reto abdominal não venha a atrapalhar a execução técnica dos outros  exercícios da sessão que necessite de uma estabilidade de reto abdominal.

Treino_em_foco_prancha_abdominal_bola

Alunos, analisem a vídeo aula!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *