Bola para frente altera a atividade eletromiográfica?

Please log in or register to like posts.
Vídeo

Nos últimos vídeos foi possível observar que ao realizar o exercício de prancha com bola suíça, ocorre um aumento na instabilidade corporal e leva um aumento na atividade eletromiográfica do reto abdominal.

Além disso, também foi possível observar que ao posicionar a bola suíça ou em membros inferiores ou superiores a atividade eletromiográfica é maior em relação a execução da prancha clássica. Ainda, ao posicionar a bola em membros superiores a atividade gerada é maior em relação ao posicionamento em membros inferiores. Porém, diante disso, a dúvida que poderia ficar é em relação a manipulação da distância da bola em relação ao tronco, quando está posicionada em membros superiores.

Se posicionar a bola para frente ou atrás altera a atividade eletromiográfica?

Realizamos este experimento, e foi possível observar que a atividade eletromiográfica praticamente dobrou ao deslocar a bola para frente e com isso distanciar do tronco. Este comportamento parece ocorrer em virtude de um aumento do braço de momento da alavanca, o que leva a elevação do torque resistivo e consequentemente torque muscular.

Treino_em_foco_prancha_posição_da_ bola

Ta e daí? O que eu faço com isso?

Portanto, se o objetivo seja proporcionar um aumento na exigência muscular ao longo de um mesociclo de treino, um estratégia poderia ser realizar um maior distanciamento da bola em relação ao tronco. No entanto, pensando em progressividade de carga, o personal trainer poderá pensar em fazer esse acréscimo realizando um distanciamento mais progressivo.

Por outro lado, se o objetivo seja proporcionar uma alteração mais intensa, uma estratégia poderia ser realizar um afastamento mais abrupto ou repentino em relação a posição anterior. Em resumo, a forma que será realizada a manipulação irá depender da condição do cliente.

Alunos, analisem a vídeo aula!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *