Em virtude de posicionamento de origem e inserção o serrátil anterior tem ação sobre as escapulas.

serratil_anterior_funções_treino_em_foco

Qual o ponto de origem e inserção do músculo serrátil anterior?

Este músculo está localizado na região lateral do tronco. Seu ponto de origem está localizado na face lateral das oito ou nove costelas superiores. Por sua vez inserção localizada na face costal da margem medial das escapulas.

Quais os movimentos que o serrátil anterior produz ao contrair-se?

Em virtude dos pontos de origem e inserção citados acima produz alguns movimentos na escapula. Ou seja, em virtude do sentido das fibras superiores estarem praticamente horizontalizadas tem a capacidade de produzir o movimento de abdução das escapulas.

Já as fibras mais medias e inferiores do serrátil além de produzir o movimento de abdução escapular também tem a capacidade para realizar uma depressão das mesmas. Isto é, tem a capacidade em sinergismo com o peitoral menor e trapézio fibras ascendentes em produzir essa depressão.

serratil_anterior_funções_treino_em_foco

Quais são outras características do serrátil anterior?

Como já podemos notar acima no texto, este músculo possui múltiplas funções. Entre elas atua em sinergismo ao peitoral menor para fixar a escapula sobre a caixa torácica, especialmente quando realizado movimentos em que os braços estão suportando uma carga.

O serrátil anterior também atua com o trapézio afim de deslocar a cavidade glenoidal para uma posição que permita a amplitude de movimento máxima acima da cabeça. Essa função é de extrema importância para a um ritmo escapuloumeral ideal em movimentos como o de alcance, arremesso e empurro.

serratil_anterior_funções_treino_em_foco

Por fim, irá auxiliar durante a inspiração forçada em sinergismo com diafragma, intercostais externos, peitoral menor, escalenos e outros músculos que apresentam fixação na caixa torácica.

Seguidores, analisem a vídeo aula.