Quer conhecer alguns aspectos de segurança que devemos ter no treinamento para emagrecimento?

Treino_em_foco_orientações_emagrecimento

 O que podemos entender como segurança no treinamento?

A segurança no treinamento são todos os aspectos, que vão envolver realizar o treinamento para visando emagrecimento com menor risco de lesão, em lugar adequado e com roupas adequadas.

Qual a roupa adequada para se exercitar?

Por exemplo se é um dia quente deve-se orientar o aluno/cliente a utilizar roupas adequadas para a temperatura ambiente. No entanto, as vezes observamos pessoas praticando exercícios físicos na rua em dia quente agasalhadas acreditando que ao suarem mais estarão perdendo mais peso de gordura, porém isso é um mito. Esse aluno/cliente estará na verdade perdendo mais água, estará se desidratando, e assim correndo risco até de passar mal durante a execução do treinamento. Além disso, perderá performance da atividade por hipertermia corporal, ou seja, aumento exagerado da temperatura corporal. Portanto, no VERÃO o personal trainer poderá orientar o se aluno/cliente a utilizar roupas claras, leves e curtas, e que lhe permitam boa mobilidade.

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Qual o calçado mais adequado para realizar o treinamento?

Também podemos pensar no calçado que o aluno/cliente utilizará para o treinamento. É importante utilizar um calçado adequado para realizar atividade que nesse caso visa o emagrecimento, como nas atividades de corrida e caminhada. Portanto o calçado deverá apresentar uma boa absorção de impacto. Se o programa de exercício físico visando o emagrecimento envolve uma partida de futebol, o aluno/cliente deverá colocar um tênis adequado ao tipo de gramado para realizar adequadamente e com segurança a pratica.

Com esses cuidados irá reduzir a possibilidade de iniciar a atividade e uma ou duas semanas depois ter uma lesão que implicará na parada do treinamento e atrapalhando no programa de emagrecimento.

É importante utilizar óculos escuros, boné e protetor solar?

Sim, se o dia estiver muito ensolarado, é importante que o personal trainer oriente o seu aluno/cliente a utilizar protetor solar, um boné, e óculos escuros, durante a sua caminhada ou corrida. Além disso, é importante procurar horários adequados e que não sejam muito quentes, para não atrapalhar seu rendimento e seu programa de emagrecimento.

Se o aluno/cliente é iniciante, importante também cuidar do tempo entre a última refeição e o exercício físico. Ou seja, se ele for realizar uma caminhada, natação, ciclismo, corrida, não é interessante realizar essa atividade ou treinamento logo após a refeição, principalmente se ela for pesada. Assim, passa a ser interessante realizar uma refeição leve uns trinta minutos antes dos exercícios ou da sessão de treinamento.

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O personal trainer deverá estar atento a carga de esforço do treino?

Diria que essa deverá ser a preocupação fundamental do personal trainer. A carga de treino ou esforço diz respeito a intensidade e volume que será utilizada na sessão. Portanto, o personal trainer deverá ter muito bem planejado, com a periodização a dosificação da carga d esforço ao longo do micro, meso e macrociclo de treinamento. Além disso, o ajuste fino ao longo do tempo também é necessário, sendo assim a periodização não é algo engessado.

A motivação exagerada pode levar ao erro, ou seja, o aluno/cliente não ajusta adequadamente a carga do exercício, por exemplo, não procura um profissional de educação física para orientar, e no primeiro dia de uma sessão de caminhada já faz por exemplo uma hora e meia. Isso pode ser extremamente danoso para o aluno/cliente que está totalmente descondicionada. O pior poderá ser uma pessoa que está com um alto grau de obesidade, e isso não é adequada, porque estar-se produzindo uma carga que não é adequada a condição física dela, e consequentemente poderá gerar lesões atrapalhando o seu programa de emagrecimento. Então para os alunos/cliente que não trabalham com personal trainer  buscar orientação de um profissional de Educação Física.

Então seguidor, não perca o vídeo de hoje, e conheça alguns cuidados que deve-se ter numa sessão de treinamento visando o emagrecimento.