Quer saber orientações importantes e estratégias para potencializar seu treinamento visando o emagrecimento?

Treino_em_foco_orientações_para_emagrecimento

 Qual o requisito primordial para produzir o processo de emagrecimento?

Para iniciar a discussão, diante de todas as possibilidades que existem, tanto da parte de exercícios físicos, quanto da parte de dietas para emagrecimento, temos que pensar que a linha biológica e fisiológica básica que rege esse processo é, consumirmos mais calorias do que ingerirmos, por dia, por semana, por mês, e por ano. Se conseguirmos a cada dia, semana, mês ou ano, gastarmos mais calorias do que consumirmos, consequentemente entraremos no processo de emagrecimento.

Todas as DIETAS que surgem, que temos conhecimento ou que são apresentadas em revistas, veem a partir dessa ideia, ou seja, fazer com que você consuma menos energia (menos calorias) e com isso faça um déficit no balanço diário e semanal, e com isso venha a gerar um processo de emagrecimento. Obviamente a primeira estratégia que devemos discutir é, como se encontra a sua dieta?

Por que é importante analisar a dieta?

Caso seu aluno/cliente tenha uma dieta pautada em alimentos hipercalóricos, consequentemente será muito difícil entrar no processo de emagrecimento, por mais exercícios e atividades físicas faça. Porém, caso esse aluno/cliente venha a modificar a sua dieta e começar a consumir alimentos que não tenha um aspecto hipercalórico, e sim, HIPOCALÓRICO possivelmente conseguirá entrar no processo de emagrecimento. Lembrando que obviamente que para isso ele (aluno/cliente) deverá procurar ajuda de um profissional da área da nutrição, pois ele é capacitado para ajudar. Então, inicialmente orienta seu aluno/cliente a procurar um bom nutricionista para ajudar no emagrecimento.

Como AUMENTAR o consumo de energia, visando o emagrecimento?

Pensando agora o que fazer para aumentar o consumo de energia, podemos orientar o nosso aluno/cliente a mudar o nosso cotidiano, as atividades do dia a dia, tornando-as mais ativas do ponto de vista físico e com isso consumindo mais energia. Vamos dar alguns exemplos para você entender essa estratégia: caso o aluno/cliente more em prédio, e seu apartamento é no terceiro andar, ao invés de toda vez utilizar o elevador, oriente a ele utilizar as escadas. O simples fato de subir até o terceiro andar, terá uma atividade muscular, e obviamente essa atividade motora de subir fará gastar energia.

Outro aspecto se ele passeia com o cachorro e sempre vai a uma quadra de casa, pode-se mudar essa estratégia, ou seja, orientar ele a aumentar o NUMERO de quadras que passeia com seu cachorro. Assim gastará mais energia, e auxiliará no emagrecimento. Então temos que entender que através de mudança das atividades do dia a dia, pode-se aumentar O gasto calórico e com isso contribuir para o processo de emagrecimento.

Treino_em_foco_orientações_para_emagrecimento

Quais exercícios físicos contribuem para o emagrecimento?

Pensando em exercícios físico, as estratégias são várias. Algumas que podem se adequar melhor para um indivíduo, outras passarão a ser interessante para outro indivíduo. Assim, o profissional deverá buscar individualizar essas estratégias. Para isso, o profissional de educação física deverá aplicar uma anamnese com o praticante que visa o emagrecimento, afim de conhecer seu cotidiano, seus interesses. Diante dessas informações definir uma estratégia coerente com esse praticante.

Podemos utilizar atividades que metabolizam gordura durante o exercício, como: caminhada, natação, ciclismo, se o praticante estiver bem condicionado até mesmo a corrida pode ser interessante. Essas são atividades são normalmente chamamos de de Steady State, ou seja, atividades continuas, e que durante essa se tem um consumo de glicogênio muscular, porém também de gordura, contribuindo para emagrecimento.

Já a musculação também sendo treinada de forma intensa, ou o treinamento intervalado intenso, poderão gerar um EPOC, ou seja, um consumo excessivo de energia pós treino grande. É importante lembrar que no EPOC, a maior parcela de energia é advinda da metabolização dos ácidos graxos ou gordura, assim podendo auxiliar no emagrecimento.

Então seguidor, quer saber quais estratégias utilizar para alcançar o emagrecimento acompanhe a vídeo aula de hoje e conheça as orientações do Treino em Foco.