calistenia

Pike Push Up – Como fazer de forma correta?

Please log in or register to do it.

Pike Push Up é um exercício que pode ser utilizado como preparo para a realização do Handstand Push up.

Como realizar o Pike Push Up?

Este é um exercício calistênico relativamente simples. Assim, para realizar, o profissional deverá orientar o seu cliente a realizar a posicionar as mãos a uma largura aproximadamente dos ombros, e com rotação externa do mesmo. Em seguida, manterá os pés posicionados tocando o solo, com os joelhos estendido, quadril flexionado e mantendo um bom alinhamento da coluna vertebral.

Em seguida o cliente deverá realizar o movimento produzindo uma adução, concomitante a uma flexão do cotovelo na fase excêntrica do movimento. Um ponto importante a salientar, é que durante a execução do Pike Push Up, o cliente deverá projetar a cabeça a frente dos braços. Já durante a fase concêntrica, realizará o movimento de abdução do ombro, concomitante a uma extensão dos cotovelos. Esta fase deverá ser realizada até a extensão total dos cotovelos.

Um ponto importante a salientar, é que em ambas as fases do Pike Push Up, deverá manter a pelve em posição de retroversão, visando manter uma boa estabilização corporal para a execução.

Muitas vezes o cliente ao realizar o Pike Push Up, começa a ter movimentos da coluna vertebral durante a execução. Este comportamento pode ser explicado por falta de força na maioria das vezes da parede abdominal.

Se o cliente não conseguir fazer o Pike Push Up, o que fazer?

Esta alteração na técnica de execução apresentada acima, ocorre principalmente durante a fase concêntrica do movimento. Assim, para auxiliar a ter uma redução na carga de esforço nesta fase e auxiliar na manutenção da técnica de execução, o profissional poderá aplicar a execução com uma faixa elástica na altura da cintura do cliente para realizar o exercício. Com isso, durante a fase excêntrica o elástico irá se distender, o que levará a uma aumento na capacidade do mesmo para auxiliar o cliente durante a fase concêntrica. Portanto, tornando a mesma, mais leve.

Diante disso, esta parece ser uma estratégia bem interessante para que o cliente venha a progredir na execução do Pike Push up.

Analisem a vídeo aula!!!

Remada australiana - Como fazer de forma correta?
Remada na polia alta - Como realizar essa variação?

O seu endereço de e-mail não será publicado.