Como visualizado na última vídeo aula, foi possível observar a importância dos exercícios de mobilidade para a execução dos exercícios de calistenia. Assim, nesta vídeo aula apresentaremos alguns exercícios para mobilidade de tronco e cintura escapular.
Quais os exercícios que são possíveis de realizar para mobilidade desses seguimentos?
Um primeiro exercício que pode ser executado é denominado de escorpião. Neste o indivíduo deitará em decúbito ventral, ou seja barriga para baixo. Em seguida, realizará o movimento de extensão do quadril e irá rodar o tronco retirando a região de peitoral e abdômen do solo. Por fim, mantendo esta posição realizará uma flexão do joelho. Portanto, neste exercício ocorrem três ações, rotação do tronco, extensão do quadril e flexão do joelho.
É importante salientar é que neste variação de exercício ocorrerá um significativo alongamento de reto abdominal, peitoral maior, iliopsoas e reto femoral. Também em conjunto ao trabalho de alongamento ocorrerá um acionamento de forma isométrica para extensores do quadril e coluna vertebral.
Qual outro exercício possível de ser executado?
Para uma segunda variação o indivíduo deitará em decúbito dorsal, ou seja com as costas em contato com o solo, e executará uma flexão do quadril tracionando o seguimento perna até que ocorra praticamente 90° de flexão de quadril. Em seguida realizará uma rotação do tronco levando o seguimento perna em direção ao braço contralateral. Nesta variação ao contrário da previamente citada, ocorrerá um alongamento da cadeira posterior do corpo.
Mas também é possível realizar exercícios de mobilidade na barra fixa?
Sim, é possível realizar. Para isso, o indivíduo irá se suspender na barra, no entanto, não irá ficar de forma passiva suspenso na barra. Será necessário que o indivíduo realize força para que consiga ficar suspenso e venha a proporcionar a tendência de rotacional o tronco.
Nesta variação de exercício será trabalho a mobilidade principalmente da flexão do ombro, que é importante para realizar de forma efetiva a parada de mão.
Alunos, acompanhem a vídeo aula.