Bodymetrix

Densidade muscular – Por que é importante avaliar?

Please log in or register to do it.

Densidade muscular é uma medida via ultrassom que tem como principal objetivo estimar a quantidade de gordura intramuscular.

Leia também: Avaliação Morfológica via Ultrassom – Boa estratégia para comparar clientes?

Por que é interessante medir a densidade muscular?

Inicialmente é necessário entender que para realizar a medida de densidade muscular, é necessário ter em mãos um aparelho de ultrassom. Em seguida, uma vez obtido a imagem, o avaliador irá observar a quantidade de pontos de coloração branca que estão entre a primeira fáscia (gordura subcutânea) e segunda fascina observada (tecido ósseo). Assim, este intervalo mencionado, é a espessura muscular de um determinado seguimento. Como se pode ver na imagem abaixo temos como exemplo o bíceps braquial.

Diante disso, quanto mais escuro for este intervalo maior será a densidade muscular. Por outro lado, quanto mais pontos de coloração branca, isto é gordura tiver neste intervalo menor será a densidade muscular. Desta forma, é totalmente possível de entender que o profissional está avaliando a qualidade muscular ao realizar essa analise descrita acima. Portanto, quanto maior a densidade muscular maior a qualidade muscular. De outra forma, quanto menor a densidade menor a qualidade muscular.

Densidade_muscular_treinamento_avaliação_ultrassonografia_treino_em_foco

Existe diferença entre um indivíduo treinado e destreinado ao avaliar a densidade muscular?

Obviamente, quanto mais treinado um indivíduo é maior a quantidade sarcomeros em paralelo e em série (dependendo do tipo de exercício aplicado) terá. Portanto, podemos entender que maior será a sua área de seção transversal de um determinado músculo. Diante disso, se espera também que este tenha menor quantidade de gordura intramuscular. Assim, se pode presumir que este indivíduo terá uma maior densidade muscular em relação, por exemplo a um indivíduo que não treina.

leia também: Quais os dados que a Avaliação com Ultrassom traz ao longo do Tempo?

Todavia, um ponto importante a salientar, é que o individuo treinado poderá responder de forma diferente entre os grupos musculares. Ou seja, apesar de não se ter dados científicos, para essa hipótese levantada no texto é totalmente possível que o indivíduo tenha maior capacidade de responder para um determinado grupo muscular.

Densidade_muscular_treinamento_avaliação_ultrassonografia_treino_em_foco

Assim, em resumo, uma forma também de acompanhar a evolução do cliente, é através da melhora da sua densidade muscular. Pois poderá ocorrer que após a aplicação de uma programação de treino o cliente não venha a aumentar seu volume muscular, mas sim, melhore a sua densidade muscular. Portanto, ele também teve evolução.

Analisem a vídeo aula!!!

Ativação muscular no Stiff e Flexão nórdica - Qual a diferença?
Russian Push Up - Como fazer?

O seu endereço de e-mail não será publicado.