O que são as medidas de perímetros corporais?
Perímetros corporais são medidas realizadas com uma fita métrica, sendo a mesma posicionada sobre a pele e tangenciando o seguimento corporal ao qual será mensurado. Chamar essa medida de circunferência não é o mais adequado, pois muitos seguimentos corporais, como por exemplo o tronco não tem o desenho de uma circunferência, assim perímetros corporais entende-se como o melhor termo.
Portanto, perímetros corporais são medidas lineares quantificadas por meio de uma fita métrica circunscrevendo pontos corporais utilizando uma técnica especifica de mensuração sobre o tronco ou segmentos corporais.
Quais as características que a fita métrica deverá apresentar?
O Treino em Foco entende que para facilitar a mensuração dos perímetros corporais seria interessante o antropometrista utilizar uma fita métrica maleável. Uma vez selecionado esse tipo de fita métrica, o antropometrista deverá certificar-se que está com uma boa inextensibilidade, ou seja, quando colocada pressão em suas extremidades ela não deve-se alterar o seu tamanho.
Um outro ponto, é que a fita métrica selecionada deverá ter uma capacidade de ser flexível para conseguir acomodar-se os perímetros. Isto é, deverá permitir ao antropometrista que ele consiga manipular de forma fácil para acomodar aos perímetros.
Como realizar de forma adequada o manuseio da fita métrica para medida dos perímetros corporais?
Antes de realizar a tomada da medida em si, o antropometrista deverá observar alguns aspectos de mediadas, que uma vez bem analisados e cumpridos irão garantira uma maior precisão e confiabilidade das mesmas. Na sequencia o Treino em FOCO irá listar nove pontos a serem analisados:
1 – Os pontos a serem mensurados devem ser previamente demarcados para posterior medida;
2- A fita métrica deve contornar o perímetro do seguimento corporal ou tronco sem pressionar demasiadamente e nem ficar frouxa;
3- ao colocar a fita métrica sobre o perímetro a ser mensurado, deve-se verificar se está realmente está perpendicular ao eixo do seguimento;
4 – O zero da fira métrica deve estar por baixo do valor da leitura;
5- Realizar a leitura em unidades de 01 milímetro, se a fita assim permitir;
6- Medir, sempre que possível, com a pele nua, ou seja sem roupa por cima;
7 – Realizar a medida frontalmente e na altura do ponto de mensuração;
8- Tomar cuidado para que nenhum dos dedos do avaliador fique entre o perímetro corporal a ser medido e a fita métrica, o que amentaria de forma equivocada a dimensão do perímetro;
9 – Sempre que possível fazer o uso de um espelho no qual o avaliador possa verificar a fita métrica na face posterior a sua posição de mensuração. Este procedimento contribuiu para verificar com facilidade o plano transversal da mediada.
Portanto, o Treino em FOCO entende que ao realizar esses procedimentos se possa produzir uma medida mais acurada.
Alunos, analisem a vídeo aula!!!
.
Suas aulas engrandecem o nosso trabalho professor e legitima nossa profissão. Parabéns pelo belo trabalho
Obrigado Aldo Ávila, nós da equipe Treino em FOCO agradecemos pelo seu feedback.
Aula muito especificada! Parabéns!!!
Obrigado!
Muito bem passado, parabéns…
Você tem alguma indicação de um software de avaliação bom?
Olá Bruno, obrigado pelas palavras de apoio.
Sugiro que conheça o Software de avaliação que eu desenvolvi, veja o link
https://www.treinoemfoco.com.br/sexta-em-foco/software-de-avaliacao-morfologica-saamh/
PORQUE TENHO QUE AVALIAR 3 MEDIDAS DA COXA? POSSO FAZER SÓ A COXA MEDIA?
Sim Fernando, colocamos vídeos completos de medidas, porém tu podes criar teu protocolo particular de avaliação e neste estar contido somente a coxa média. Selecione as medidas de maior necessidade do teu trabalho.
abraço.
Great information. Lucky me I ran across your website by chance (stumbleupon). I have book marked it for later!