O que são as medidas de perímetros corporais?
Perímetros corporais são medidas realizadas com uma fita métrica, sendo a mesma posicionada sobre a pele e tangenciando o seguimento corporal ao qual será mensurado. Chamar essa medida de circunferência não é o mais adequado, pois muitos seguimentos corporais, como por exemplo o tronco não tem o desenho de uma circunferência, assim perímetros corporais entende-se como o melhor termo.
Portanto, perímetros corporais são medidas lineares quantificadas por meio de uma fita métrica circunscrevendo pontos corporais utilizando uma técnica especifica de mensuração sobre o tronco ou segmentos corporais.
Quais as características que a fita métrica deverá apresentar?
O Treino em Foco entende que para facilitar a mensuração dos perímetros corporais seria interessante o antropometrista utilizar uma fita métrica maleável. Uma vez selecionado esse tipo de fita métrica, o antropometrista deverá certificar-se que está com uma boa inextensibilidade, ou seja, quando colocada pressão em suas extremidades ela não deve-se alterar o seu tamanho.
Um outro ponto, é que a fita métrica selecionada deverá ter uma capacidade de ser flexível para conseguir acomodar-se os perímetros. Isto é, deverá permitir ao antropometrista que ele consiga manipular de forma fácil para acomodar aos perímetros.
Como realizar de forma adequada o manuseio da fita métrica para medida dos perímetros corporais?
Antes de realizar a tomada da medida em si, o antropometrista deverá observar alguns aspectos de mediadas, que uma vez bem analisados e cumpridos irão garantira uma maior precisão e confiabilidade das mesmas. Na sequencia o Treino em FOCO irá listar nove pontos a serem analisados:
1 – Os pontos a serem mensurados devem ser previamente demarcados para posterior medida;
2- A fita métrica deve contornar o perímetro do seguimento corporal ou tronco sem pressionar demasiadamente e nem ficar frouxa;
3- ao colocar a fita métrica sobre o perímetro a ser mensurado, deve-se verificar se está realmente está perpendicular ao eixo do seguimento;
4 – O zero da fira métrica deve estar por baixo do valor da leitura;
5- Realizar a leitura em unidades de 01 milímetro, se a fita assim permitir;
6- Medir, sempre que possível, com a pele nua, ou seja sem roupa por cima;
7 – Realizar a medida frontalmente e na altura do ponto de mensuração;
8- Tomar cuidado para que nenhum dos dedos do avaliador fique entre o perímetro corporal a ser medido e a fita métrica, o que amentaria de forma equivocada a dimensão do perímetro;
9 – Sempre que possível fazer o uso de um espelho no qual o avaliador possa verificar a fita métrica na face posterior a sua posição de mensuração. Este procedimento contribuiu para verificar com facilidade o plano transversal da mediada.
Portanto, o Treino em FOCO entende que ao realizar esses procedimentos se possa produzir uma medida mais acurada.
Alunos, analisem a vídeo aula!!!
.